Organização:
Solví

Região:
Sudeste

ODS Principal:
Energia Acessível e Limpa

Outros ODS:
11

Energia solar em aterros (Inova 2030) - Solví

Dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) indicam que o Brasil dispunha em 2017 de 965 GW de potência instalada em energia solar. Atualmente, esse volume é de cerca de 3 mil GW (ou 1,6% de toda a matriz energética do país), o que representa um crescimento da ordem de 210%. Ao proporcionar uma fonte renovável, a opção pela energia solar tem um impacto positivo sobre as emissões de gases que causam o efeito estufa. No entanto, sua utilização cria um desafio contínuo: o de encontrar áreas adequadas para instalar tecnologias de energia solar sem acarretar danos ecológicos à região.

Com essa finalidade, a Solví está desenvolvendo o projeto Avaliação da Instalação de Módulos Fotovoltaicos em Áreas de Aterros Sanitários Encerrados. Como o próprio nome já deixa claro, trata-se de uma iniciativa voltada à utilização dessas áreas, de forma a desenvolver projetos de energia solar que sejam benéficos do ponto de vista ambiental, técnico e econômico.

A iniciativa integrou o Inova 2030, que é o programa de aceleração promovido pela Rede Brasil do Pacto Global.

A iniciativa encontra-se atualmente em fase de estudos técnicos avançados, uma vez que não existem projetos similares no Brasil e no mundo. A empresa pretende ter, dentro de um ano, um modelo de usina fotovoltaica instalada em aterro sanitário encerrado na cidade de Betim (MG). Dessa forma, será possível estabelecer uma experiência de sucesso que se torne referência para a utilização dessas áreas para a implantação de projetos de energia solar.

Participação feminina (Inova 2030)
Controle de embalagens (Inova 2030)
Empreendimento amazônico (Inova 2030)
Areia reutilizável (Inova 2030)
A energia do cacau (Inova 2030)
Reforma residencial de baixo custo (Inova 2030)
Mobilidade sustentável (Inova 2030)
Menos plástico, mais vida (Inova 2030)
Financiamento à sustentabilidade (Inova 2030)
Energia solar em aterros (Inova 2030)
Estímulo à atuação colaborativa (Inova 2030)
Formação de profissionais (Inova 2030)

NOSSOS PARCEIROS

APOIADORES INSTITUCIONAIS

Grupo Boticário
MRV