Organização:
Sicredi União PR/SP

Região:
Sul, Sudeste

ODS Principal:
Energia Acessível e Limpa

Outros ODS:
13

Estímulo à atuação colaborativa (Inova 2030) - Sicredi União PR/SP

O estímulo à utilização de energia proveniente de fontes renováveis é uma necessidade urgente. O esgotamento das fontes convencionais e, principalmente, seu impacto sobre as mudanças climáticas, tem favorecido a busca de mecanismos de financiamento que viabilizem a expansão de projetos de energia limpa.

Voltado ao estímulo de boas práticas para o desenvolvimento sustentável, potencializando negócios e viabilizando parcerias, o projeto Energia Renovável como Moeda, criado pela cooperativa de crédito Sicredi União PR/SP, é um sistema colaborativo, por meio do qual são financiados os projetos de energia

A Sicredi União PR/SP atua como o agente financiador da tecnologia para a produção de energia limpa que será desenvolvida por seus associados. Estes poderão, por sua vez, comercializar o excedente de produção para a cooperativa de crédito, por meio de uma parceria com uma cooperativa de energia limpa; assim os associados poderão abater o montante vendido do valor do empréstimo. Dessa forma, é possibilitada a geração de renda para os associados, estimulada a cooperação entre os entes envolvidos e desenvolve-se a sustentabilidade. 

A iniciativa integrou o Inova 2030, que é o programa de aceleração promovido pela Rede Brasil do Pacto Global.

A iniciativa, que está atualmente na fase final de finalização, atinge as regiões norte e noroeste do Paraná e áreas do interior de São Paulo (de Piracicaba até Mococa, o chamado “Centro Leste Paulista”). A perspectiva é de que o modelo de negócios seja expandido para outras regiões do país, por meio do sistema Sicredi.

Controle da “ecotoxicidade” de produtos enxaguáveis: Ferramenta para medir o impacto ao meio ambiente dos produtos enxaguáveis. 
Participação feminina (Inova 2030)
Controle de embalagens (Inova 2030)
Empreendimento amazônico (Inova 2030)
Areia reutilizável (Inova 2030)
A energia do cacau (Inova 2030)
Reforma residencial de baixo custo (Inova 2030)
Mobilidade sustentável (Inova 2030)
Menos plástico, mais vida (Inova 2030)
Financiamento à sustentabilidade (Inova 2030)
Energia solar em aterros (Inova 2030)
Estímulo à atuação colaborativa (Inova 2030)

NOSSOS PARCEIROS

APOIADORES INSTITUCIONAIS

Grupo Boticário
MRV
Klabin