O estímulo à utilização de energia proveniente de fontes renováveis é uma necessidade urgente. O esgotamento das fontes convencionais e, principalmente, seu impacto sobre as mudanças climáticas, tem favorecido a busca de mecanismos de financiamento que viabilizem a expansão de projetos de energia limpa.
Voltado ao estímulo de boas práticas para o desenvolvimento sustentável, potencializando negócios e viabilizando parcerias, o projeto Energia Renovável como Moeda, criado pela cooperativa de crédito Sicredi União PR/SP, é um sistema colaborativo, por meio do qual são financiados os projetos de energia
A Sicredi União PR/SP atua como o agente financiador da tecnologia para a produção de energia limpa que será desenvolvida por seus associados. Estes poderão, por sua vez, comercializar o excedente de produção para a cooperativa de crédito, por meio de uma parceria com uma cooperativa de energia limpa; assim os associados poderão abater o montante vendido do valor do empréstimo. Dessa forma, é possibilitada a geração de renda para os associados, estimulada a cooperação entre os entes envolvidos e desenvolve-se a sustentabilidade.
A iniciativa integrou o Inova 2030, que é o programa de aceleração promovido pela Rede Brasil do Pacto Global.
A iniciativa, que está atualmente na fase final de finalização, atinge as regiões norte e noroeste do Paraná e áreas do interior de São Paulo (de Piracicaba até Mococa, o chamado “Centro Leste Paulista”). A perspectiva é de que o modelo de negócios seja expandido para outras regiões do país, por meio do sistema Sicredi.