Organização:
Sicredi União PR/SP

Região:
Sul, Sudeste

ODS Principal:
Energia Acessível e Limpa

Outros ODS:
13

Estímulo à atuação colaborativa (Inova 2030) - Sicredi União PR/SP

O estímulo à utilização de energia proveniente de fontes renováveis é uma necessidade urgente. O esgotamento das fontes convencionais e, principalmente, seu impacto sobre as mudanças climáticas, tem favorecido a busca de mecanismos de financiamento que viabilizem a expansão de projetos de energia limpa.

Voltado ao estímulo de boas práticas para o desenvolvimento sustentável, potencializando negócios e viabilizando parcerias, o projeto Energia Renovável como Moeda, criado pela cooperativa de crédito Sicredi União PR/SP, é um sistema colaborativo, por meio do qual são financiados os projetos de energia

A Sicredi União PR/SP atua como o agente financiador da tecnologia para a produção de energia limpa que será desenvolvida por seus associados. Estes poderão, por sua vez, comercializar o excedente de produção para a cooperativa de crédito, por meio de uma parceria com uma cooperativa de energia limpa; assim os associados poderão abater o montante vendido do valor do empréstimo. Dessa forma, é possibilitada a geração de renda para os associados, estimulada a cooperação entre os entes envolvidos e desenvolve-se a sustentabilidade. 

A iniciativa integrou o Inova 2030, que é o programa de aceleração promovido pela Rede Brasil do Pacto Global.

A iniciativa, que está atualmente na fase final de finalização, atinge as regiões norte e noroeste do Paraná e áreas do interior de São Paulo (de Piracicaba até Mococa, o chamado “Centro Leste Paulista”). A perspectiva é de que o modelo de negócios seja expandido para outras regiões do país, por meio do sistema Sicredi.

Participação feminina (Inova 2030)
Controle de embalagens (Inova 2030)
Empreendimento amazônico (Inova 2030)
Areia reutilizável (Inova 2030)
A energia do cacau (Inova 2030)
Reforma residencial de baixo custo (Inova 2030)
Mobilidade sustentável (Inova 2030)
Menos plástico, mais vida (Inova 2030)
Financiamento à sustentabilidade (Inova 2030)
Energia solar em aterros (Inova 2030)
Estímulo à atuação colaborativa (Inova 2030)
Formação de profissionais (Inova 2030)

NOSSOS PARCEIROS

APOIADORES INSTITUCIONAIS

Grupo Boticário
MRV