Organização:
Construtora Barbosa Mello (CBM)

Região:
Nacional

ODS Principal:
Educação de Qualidade

Outros ODS:
8, 9

Formação de profissionais (Inova 2030) - Construtora Barbosa Mello (CBM)

A necessidade de proporcionar uma capacitação adequada aos trabalhadores que atuam em suas obras estimulou a Construtora Barbosa Mello (CBM) a criar o Programa de Formação de Operadores (PFO). A ideia central da iniciativa é de qualificar e aprimorar os conhecimentos e habilidades dos colaboradores em funções de base. 

O programa é iniciado já no início da obra, e se estenderá por três meses. Os participantes terão acesso a aulas presenciais e online, e novas turmas de dez alunos serão formadas a cada mês. O conteúdo disponibilizado será relacionado ao escopo da obra, mas também abrangerão temas como manutenção e introdução à operação, cidadania, saúde e segurança.

Além de preparar a sua mão-de-obra de forma mais alinhada às necessidades de cada projeto, a iniciativa tem a vantagem de deixar um legado após a conclusão das obras. Ao capacitar as pessoas com conhecimentos técnicos, elevando o nível de suas habilidades para a atividade, a CBM contribui para aumentar a empregabilidade da população que vive nas regiões em que tem projetos de construção – estimulando assim o aumento da geração de renda.

A iniciativa integrou o Inova 2030, que é o programa de aceleração promovido pela Rede Brasil do Pacto Global.

O PFO já está sendo testado de forma parcial, e deverá formar ao longo de um ano 15 turmas em uma determinada obra. Suas metas incluem formar 20% dos serventes de obra; promover 10% dos profissionais que concluírem o curso; e estimular o aumento salarial dos participantes, conforme possam ser promovidos para novas funções. A perspectiva da CBM é de que, em três anos, o programa seja rotineiro na empresa, abrangendo todas as suas grandes obras. 

Participação feminina (Inova 2030)
Controle de embalagens (Inova 2030)
Empreendimento amazônico (Inova 2030)
Areia reutilizável (Inova 2030)
A energia do cacau (Inova 2030)
Reforma residencial de baixo custo (Inova 2030)
Mobilidade sustentável (Inova 2030)
Menos plástico, mais vida (Inova 2030)
Financiamento à sustentabilidade (Inova 2030)
Energia solar em aterros (Inova 2030)
Estímulo à atuação colaborativa (Inova 2030)
Formação de profissionais (Inova 2030)

NOSSOS PARCEIROS

APOIADORES INSTITUCIONAIS

Grupo Boticário
MRV