Organização:
WayCarbon

Região:
Nacional

ODS Principal:
Parcerias e Meios de Implementação

Outros ODS:
16

Gestão de sustentabilidade personalizada (Inova 2030) - WayCarbon

A preocupação do meio corporativo em torno da sustentabilidade é uma realidade irreversível. Nesse contexto, muitas empresas que estão dispostas a coordenar suas práticas de gestão de sustentabilidade em linha com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) encontram dificuldades para identificar corretamente os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) que se relacionam de forma mais direta à sua atuação, escolher as metas mais pertinentes de cada ODS ou estabelecer os indicadores que possibilitem concretizar os avanços e contribuições da organização. 

A fim de auxiliar as empresas, a WayCarbon desenvolveu a ferramenta SDG Tracker, por meio da qual é possível definir objetivos e metas alinhados com cada empresa. Sua metodologia permite avaliar o perfil das organizações com relação aos impactos de sua atividade principal sobre os ODS, além de mapear de forma detalhada os indicadores diretamente relacionados às metas de cada um dos ODS identificados.

O sistema possibilita que os seus usuários forneçam os dados de sua atuação socioambiental sob a forma de indicadores que correlacionam cada uma de atividades às metas estabelecidas nos ODS. Com base nas análises de desempenho, é possível observar tendências, estabelecer compromissos e traçar planos de ação específicos. 

A iniciativa integrou o Inova 2030, que é o programa de aceleração promovido pela Rede Brasil do Pacto Global.

Atualmente o SDG Tracker já está sendo testado com alguns clientes, de forma parcial; a perspectiva dentro de um ano é ter exemplos de sucesso na aplicação da metodologia e, em três anos, publicar os primeiros relatórios de avanço com base nos dados consolidados dos usuários do sistema.

Participação feminina (Inova 2030)
Controle de embalagens (Inova 2030)
Empreendimento amazônico (Inova 2030)
Areia reutilizável (Inova 2030)
A energia do cacau (Inova 2030)
Reforma residencial de baixo custo (Inova 2030)
Mobilidade sustentável (Inova 2030)
Menos plástico, mais vida (Inova 2030)
Financiamento à sustentabilidade (Inova 2030)
Energia solar em aterros (Inova 2030)
Estímulo à atuação colaborativa (Inova 2030)
Formação de profissionais (Inova 2030)

NOSSOS PARCEIROS

APOIADORES INSTITUCIONAIS

Grupo Boticário
MRV