Organização:
Sodexo

Região:
Sul

ODS Principal:
Fome Zero e Agricultura Sustentável

Outros ODS:
11, 12, 13

Contra o desperdício de alimentos (Inova 2030) - Sodexo

De acordo com dados da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), anualmente são desperdiçadas 26,3 milhões de toneladas de comida no Brasil. Já o número de pessoas que ingerem menos calorias que o necessário para uma vida saudável era de 43,1 milhões em 2019. 

Diante desse cenário, a Sodexo decidiu desenvolver um projeto com a finalidade de reduzir o volume de desperdício em seus cerca de 2 mil restaurantes corporativos em todo o país. O programa Combate ao Desperdício de Alimentos também promove a geração de resíduos orgânicos destinados a aterros sanitários, por meio da doação do excedente de produção de seus restaurantes – a chamada “sobra limpa”, composta por alimentos que não foram servidos aos clientes.

A iniciativa integrou o Inova 2030, que é o programa de aceleração promovido pela Rede Brasil do Pacto Global.

A iniciativa conta atualmente com duas frentes de trabalho. A primeira é levada adiante nos restaurantes do Rio Grande do Sul, onde a lei 15.390/2019 dispõe sobre a doação e a reutilização de gêneros alimentícios e excedentes da produção dos alimentos no estado. Quatro restaurantes já implementaram a iniciativa da Sodexo, que tem ainda o apoio da Rede de Bancos de Alimentos do Rio Grande do Sul, entidade voltada ao fornecimento de alimento, saúde e segurança alimentar para comunidades carentes. A outra frente de atuação envolve a parceria com a Connecting Food, uma empresa de impacto social que dispõe de um processo para reduzir perdas e destinar alimentos para pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Para o futuro, a Sodexo pretende expandir o projeto para outros estados.

Participação feminina (Inova 2030)
Controle de embalagens (Inova 2030)
Empreendimento amazônico (Inova 2030)
Areia reutilizável (Inova 2030)
A energia do cacau (Inova 2030)
Reforma residencial de baixo custo (Inova 2030)
Mobilidade sustentável (Inova 2030)
Menos plástico, mais vida (Inova 2030)
Financiamento à sustentabilidade (Inova 2030)
Energia solar em aterros (Inova 2030)
Estímulo à atuação colaborativa (Inova 2030)
Formação de profissionais (Inova 2030)

NOSSOS PARCEIROS

APOIADORES INSTITUCIONAIS

Grupo Boticário
MRV