Em um cenário marcado pela falta de igualdade no acesso à água potável e pela perspectiva de escassez hídrica, o reaproveitamento da água residual das indústrias é uma alternativa para aumentar a disponibilidade desse recurso. O projeto Tratamento de Água Acessível a Todos da Novozymes consiste no reaproveitamento de efluentes por meio da utilização de filtros separados em módulos. Dessa forma será viabilizada a reutilização de águas industriais – o que permitirá reduzir em até 60% o consumo total em suas unidades de Quatro Barras e Aracária.
No Brasil, a Novozynmes incluiu a gestão sustentável de recursos hídricos em sua estratégia, e pretende atingir um consumo integralmente inteligente e eficiente de água em suas plantas até 2030. Dessa forma, contribuirá tanto para a disponibilidade hídrica quanto para a redução dos riscos relacionados à cadeia de suprimento, aos custos de operações e à capacidade de produção.
A iniciativa integrou o Inova 2030, que é o programa de aceleração promovido pela Rede Brasil do Pacto Global.
O protótipo do projeto já foi montado, mas ainda não se realizaram os testes; isso decorre das restrições de acesso à unidade por conta da pandemia do novo coronavírus. A perspectiva é de que, em um ano, o sistema seja implementado em Quatro Barras, e, em três anos, em Araucária e outras unidades da companhia.
Globalmente, a empresa já contribui no desenvolvimento de soluções que permitem um melhor tratamento de água residual - o que inclui o estudo de formas de remover o nitrogênio tanto da água potável quanto da reutilizada.