Organização:
Nexxera Tecnologia e Serviços

Região:
Sul

ODS Principal:
Trabalho Decente e Crescimento Econômico

Outros ODS:
9

Projetos para mudar o mundo (Finalista Prêmio ODS) - Nexxera Tecnologia e Serviços

 

O programa Conexxão de Impacto, da Nexxera, busca desenvolver ideias e negócios que tenham um impacto real sobre problemas socioambientais relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Os projetos inscritos na iniciativa são estruturados e ganham fôlego para contribuir com um modelo econômico voltado à sustentabilidade, que tenha uma proposta de valor clara. 

Após a seleção, é realizado um planejamento de atividades (como workshops e mentorias), que leva em conta as características dos participantes – como a natureza de suas operações e seu perfil socioeconômico. A incubação e aceleração se estende por um período de sete meses, nos quais são promovidas etapas de engajamento – sempre em busca da melhora contínua do projeto. Os empreendimentos recebem suporte do Conexxão de Impacto aos seus negócios e ideias, buscando-se suprir a falta de conhecimento e de planejamento, e criando-se oportunidades de networking e desenvolvimento para os projetos acelerados. 

Com isso, atende-se a dois propósitos principais: em primeiro lugar, as iniciativas são dotadas de meios para lidar com alguns dos principais desafios que são enfrentados por novos negócios – como a falta de clientes, a escassez de capital, as lacunas de conhecimento e as obrigações decorrentes do pagamento de impostos e tributos, entre outros responsáveis pelo alto índice de mortalidade de novos empreendimentos em seu primeiro ano de operação; e, em segundo lugar, direciona-se a formatação desses projetos para um modelo cujo foco volta-se à resolução dos problemas socioambientais do planeta, estimulando de modo inovador e economicamente sustentável a difusão de temas ligados aos ODS.

 

Resultado

O programa Conexxão de Impacto acelerou 70 negócios e ideias em suas duas edições, beneficiando mais de 70 mil pessoas. Além disso, os empreendimentos obtiveram, em média, crescimento de faturamento de 60% e elevação no volume de clientes na ordem de 80%. Tudo isso conjugado à geração de soluções alinhadas à economia sustentável. 

Projetos para mudar o mundo (Finalista Prêmio ODS)
Vida nova para as matérias-primas (Finalista do Prêmio ODS)
Estímulo à imaginação (Finalista do Prêmio ODS)
Preservação ambiental na sala de aula (Finalista do Prêmio ODS)
Contra a exploração sexual (Finalista do Prêmio ODS)
Valorização da neurodiversidade (Finalista do Prêmio ODS)
Educação para a sustentabilidade (Finalista do Prêmio ODS)
Controle e segurança no gerenciamento ambiental (Finalista do Prêmio ODS)
Plástico limpo e seguro (Finalista do Prêmio ODS)
O desafio do lixo eletrônico (Finalista do Prêmio ODS)
Acessibilidade e inclusão (Finalista do Prêmio ODS)
O poder das finanças locais (Finalista do Prêmio ODS)