Organização:
Netza Promoções e Eventos

Região:
Sudeste

ODS Principal:
Consumo e Produção Responsáveis

Outros ODS:
8

Vida nova para as matérias-primas (Finalista do Prêmio ODS) - Netza Promoções e Eventos

Quem recebe brindes de final de ano nem sempre pensa no impacto que a elaboração desses produtos pode representar ao meio ambiente. A fim de enfrentar esse desafio, a Netza Promoções e Eventos coloca em prática o projeto Brindes Upcycling, por meio do qual os resíduos corporativos são transformados em brindes com impacto socioambiental positivo. A iniciativa, realizada em parceria com cooperativas e empreendimentos solidários, volta sua atenção à transformação da realidade de famílias de mulheres artesãs, que têm assim uma forma de gerar renda. Na outra ponta, o projeto sensibiliza executivos e profissionais do mercado corporativo, que recebem os brindes e são informados do contexto de produção das peças – ampliando-se, assim, a visibilidade da causa.

A ação utiliza o conceito de upcycling, por meio do qual é evitado o desperdício de materiais potencialmente úteis, reduzindo-se o consumo de matérias-primas durante a etapa de criação de novos produtos. A iniciativa – que difere da reciclagem por não envolver processos químicos para a reutilização dos materiais – também possibilita a redução no consumo de energia elétrica, na poluição do ar e da água e nas emissões de gases causadores do efeito estufa. Além disso, o método se aproxima da economia circular, no qual o valor dos recursos extraídos da natureza é constantemente reutilizado por meio de cadeias produtivas e integradas – eliminando-se o conceito de lixo, e inserindo as matérias-primas dentro de um fluxo cíclico.

 

Resultado

Os Brindes Upcycling têm ainda gerado recursos aos grupos participantes. Na última edição, o projeto produziu com os artesãos da Kafu Bolsas, da periferia de São Bernardo do Campo (SP), 200 peças para serem utilizadas como brindes no Natal de 2018. Nesse processo, 70 quilos de matérias-primas foram totalmente aproveitados e modelados como capas de notebook. O grupo contou ainda com a supervisão da área criativa da Netza, que aprovou cores, texturas, formatos, e acabamentos das peças.

Projetos para mudar o mundo (Finalista Prêmio ODS)
Vida nova para as matérias-primas (Finalista do Prêmio ODS)
Estímulo à imaginação (Finalista do Prêmio ODS)
Preservação ambiental na sala de aula (Finalista do Prêmio ODS)
Contra a exploração sexual (Finalista do Prêmio ODS)
Valorização da neurodiversidade (Finalista do Prêmio ODS)
Educação para a sustentabilidade (Finalista do Prêmio ODS)
Controle e segurança no gerenciamento ambiental (Finalista do Prêmio ODS)
Plástico limpo e seguro (Finalista do Prêmio ODS)
O desafio do lixo eletrônico (Finalista do Prêmio ODS)
Acessibilidade e inclusão (Finalista do Prêmio ODS)
O poder das finanças locais (Finalista do Prêmio ODS)