Organização:
NTICS Projetos

Região:
Sudeste

ODS Principal:
Educação de Qualidade

Outros ODS:
6, 12, 13, 15, 17

Preservação ambiental na sala de aula (Finalista do Prêmio ODS) - NTICS Projetos

A mudança de atitude das pessoas para comportamentos mais sustentáveis, que estimulem a atuação cidadã, deve ser iniciada nas primeiras fases de desenvolvimento – e a escola representa um dos principais vetores dessa tomada de consciência. O projeto PEC #EUFACOPARTE, da NTICS Projetos, pretende justamente isso: capacitar professores em temas críticos para a construção de um mundo sustentável, com foco nas demandas percebidas localmente. Baseada nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a iniciativa foi realizada em onze escolas das cidades paulistas de Birituba Mirim, Mogi das Cruzes e Salesópolis, com apoio da Diretora de Ensino de Mogi das Cruzes e da empresa NGK do Brasil. 

O PEC #EUFACOPARTE foi estruturado em sete atividades principais: realização de diagnóstico ambiental; estabelecimento de um programa de educação ambiental, que formou 132 professores por meio de workshops e atividades online e atendeu a mais de 3.500 alunos; realização de uma Feira de Ideias, com projetos desenvolvidos pelos estudantes, sob a orientação de uma educadora ambiental e da equipe de professores das escolas; apresentação de um teatro de fantoches em três instituições de ensino selecionadas, abordando uma temática voltada a questões ambientais; visitas aos Parques das Neblinas; exposição de fotos; e a produção e distribuição de um livro sobre o projeto, detalhando o desenvolvimento e execução das diferentes frentes de trabalho e seus resultados. Além disso, foram disponibilizados 3.700 materiais didáticos para os alunos, e 150 para os professores.

 

Resultado

A iniciativa sensibilizou os alunos para assuntos ligados à sustentabilidade. A Feira de Ideias contou com a participação de 164 projetos, sendo que o Preservação do Patrimônio Escolar, voltado à construção de uma metodologia para manter a escola livre de vandalismos e depredações, recebeu a maior pontuação. A ideia, que já está sendo replicada em outras escolas, mostra que os alunos podem, de forma efetiva, ser agentes na mobilização por um mundo melhor e, ao mesmo tempo, construir um legado nas suas comunidades.

Projetos para mudar o mundo (Finalista Prêmio ODS)
Vida nova para as matérias-primas (Finalista do Prêmio ODS)
Estímulo à imaginação (Finalista do Prêmio ODS)
Preservação ambiental na sala de aula (Finalista do Prêmio ODS)
Contra a exploração sexual (Finalista do Prêmio ODS)
Valorização da neurodiversidade (Finalista do Prêmio ODS)
Educação para a sustentabilidade (Finalista do Prêmio ODS)
Controle e segurança no gerenciamento ambiental (Finalista do Prêmio ODS)
Plástico limpo e seguro (Finalista do Prêmio ODS)
O desafio do lixo eletrônico (Finalista do Prêmio ODS)
Acessibilidade e inclusão (Finalista do Prêmio ODS)
O poder das finanças locais (Finalista do Prêmio ODS)