Organização:
B3

Região:
Sudeste

ODS Principal:
Consumo e Produção Responsáveis

Outros ODS:
17

Relate ou Explique para os ODS - B3

12.6 Incentivar as empresas, especialmente as empresas grandes e transnacionais, a adotar práticas sustentáveis e a integrar informações de sustentabilidade em seu ciclo de relatórios

 

Em 2017, a B3 lançou, em parceria com a Global Reporting Initiative (GRI), o Relate ou Explique para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estimulando a transparência das estratégias e ações das empresas listadas em relação aos 17 ODS estabelecidos pela ONU.

A B3 recomenda que elas declarem anualmente se publicam um relatório integrado ou de sustentabilidade, considerando os ODS, por meio de uma pesquisa on-line. Caso não o façam, devem enviar suas justificativas. 

Como os ODS são recentes, o maior desafio é motivar as empresas a responderem a pesquisa, dado que poucas estão em um alto estágio de maturidade em relação ao tema. A B3 organiza workshops com a GRI para explicar os ODS, sua importância na Agenda 2030, sua ligação com os negócios e o uso de ferramentas de apoio, como as normas da GRI e o SDG Compass.

Um total de 147 empresas (de 443) responderam ao questionário – o equivalente a 33% das listadas na B3. Destas, 60 levam em conta os ODS em seus relatórios, sete os consideram ao elaborá-los e 36 pretendem ou avaliam a possibilidade de ter os ODS em seus relatórios de sustentabilidade ou integrados. Estes resultados mostram que quase 25% das empresas enxergam valor nessa agenda e levam em conta os ODS na gestão.

Esta iniciativa é uma sequência do Relate ou Explique para Relatório de Sustentabilidade ou Integrado, lançado na Rio + 20, em 2012, também em parceria com a GRI. O objetivo era estimular a publicação de informações ESG (Environmental, Social e Governance) por parte das empresas listadas. Após quatro anos, a CVM, regulador brasileiro, criou no seu Formulário de Referência um item específico para disclosure de informações ESG. 

Assim, o Relate ou Explique cumpriu sua missão, de iniciativa que nasce de ação voluntária do autorregulador e culmina em ação obrigatória do órgão regulador, de forma natural e consistente. Surge, assim, um novo Relate ou Explique, agora voltado aos ODS.

Participação feminina (Inova 2030)
Controle de embalagens (Inova 2030)
Empreendimento amazônico (Inova 2030)
Areia reutilizável (Inova 2030)
A energia do cacau (Inova 2030)
Reforma residencial de baixo custo (Inova 2030)
Mobilidade sustentável (Inova 2030)
Menos plástico, mais vida (Inova 2030)
Financiamento à sustentabilidade (Inova 2030)
Energia solar em aterros (Inova 2030)
Estímulo à atuação colaborativa (Inova 2030)
Formação de profissionais (Inova 2030)

NOSSOS PARCEIROS

APOIADORES INSTITUCIONAIS

Grupo Boticário
MRV