Organização:
Ageeo

Região:
Sudeste

ODS Principal:
Trabalho Decente e Crescimento Econômico

Outros ODS:
4

Educação para a sustentabilidade (Finalista do Prêmio ODS) - Ageeo

Realizado globalmente desde 2016 (e em São Paulo desde 2018), o The Schools Challenge é uma iniciativa que busca preparar estudantes do ensino médio que estudam na rede pública a prosseguirem sua trajetória acadêmica e a atuarem no mercado de trabalho de forma alinhada às transformações da sociedade e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Os jovens trabalham em grupos, com o apoio de mentores do banco J.P. Morgan, que realiza a iniciativa com a Ageeo, no desenvolvimento de soluções para problemas enfrentados por suas comunidades. Todo o processo é pautado pelos ODS – das soluções às metas e aos indicadores de desempenho. Ao término, os grupos apresentam seus projetos para uma banca de jurados. Os vencedores seguirão para um processo de pré-aceleração, a fim de incubar sua ideia de negócio.

O processo de governança do The Schools Challenge envolve três instâncias de acompanhamento e validação, formadas pelos comitês de filantropia brasileiro, latino-americano e global do J.P. Morgan, que se reúnem a cada bimestre para a apuração dos resultados. Também são realizados encontros regulares com a participação de todos os envolvidos no projeto. Dessa forma, a iniciativa promove a criação de valor compartilhado dentro da perspectiva de desenvolvimento sustentável, com o engajamento não apenas dos seus participantes, mas também de diversos parceiros – como a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e o Centro Paula Souza. 

 

Em São Paulo, a primeira edição do projeto envolveu 120 jovens de 14 a 18 anos de duas escolas da rede pública de ensino da periferia da capital. Participaram também 80 professores e 100 voluntários – colaboradores de todas as áreas do banco, incluindo a alta liderança. Os professores e voluntários passaram por um processo de capacitação que teve como referência a Agenda 2030, conceitos de inovação social e de coaching de liderança. A próxima edição do The Schools Challenge está prevista para outubro de 2019.

Projetos para mudar o mundo (Finalista Prêmio ODS)
Vida nova para as matérias-primas (Finalista do Prêmio ODS)
Estímulo à imaginação (Finalista do Prêmio ODS)
Preservação ambiental na sala de aula (Finalista do Prêmio ODS)
Contra a exploração sexual (Finalista do Prêmio ODS)
Valorização da neurodiversidade (Finalista do Prêmio ODS)
Educação para a sustentabilidade (Finalista do Prêmio ODS)
Controle e segurança no gerenciamento ambiental (Finalista do Prêmio ODS)
Plástico limpo e seguro (Finalista do Prêmio ODS)
O desafio do lixo eletrônico (Finalista do Prêmio ODS)
Acessibilidade e inclusão (Finalista do Prêmio ODS)
O poder das finanças locais (Finalista do Prêmio ODS)