Organização:
Eco Panplas

Região:
Sudeste

ODS Principal:
Consumo e Produção Responsáveis

Outros ODS:
6, 9

Plástico limpo e seguro (Finalista do Prêmio ODS) - Eco Panplas

Transformar um resíduo que oferece perigo à saúde humana no insumo para a produção de plástico por meio de um processo limpo, ecologicamente correto, de economia circular e logística reversa. Este foi o desafio enfrentado pela Eco Panplas em seu programa Reciclagem a Seco de Embalagens Plásticas Contaminadas, por meio do qual a empresa realiza a descontaminação e reciclagem de embalagens plásticas de óleo lubrificante e vegetal, que possuem alto poder de contaminação ambiental, sem utilização de água e sem gerar resíduos. 

O sistema tem como base um desengraxante ecológico líquido, que descontamina e permite a recuperação do produto no final do processo. Todos os insumos dos resíduos são separados e, ao término da operação, o plástico da embalagem é totalmente limpo, gerando um material considerado de alta qualidade, que pode ser utilizado novamente. O óleo removido das embalagens é coletado e destinado para o refino. A Eco Panplas utiliza uma tecnologia própria ao longo do projeto, que não emprega água na descontaminação, nem gera resíduos e efluentes. O plástico obtido é totalmente limpo, de maior qualidade, e tem um custo até 10% inferior ao produto obtido de forma convencional.

 

Resultado

Em dois anos, o programa Reciclagem a Seco de Embalagens Plásticas Contaminadas da Eco Panplas processou 8 milhões de embalagens, recuperando e comercializando 430 toneladas de plástico reciclado e 15 mil litros de óleo. A tecnologia gerou um benefício ambiental considerável: a cada 200 toneladas de plástico que passaram pelo processo, foram preservados 7,5 bilhões de litros de água, evitada a emissão de 306 toneladas de gases causadores do efeito estufa e provocado uma economia de energia de 75%. Além disso, houve um ganho social, uma vez que 632 catadores recolheram o volume de material processado. A iniciativa foi reconhecida com o prêmio do Fórum Mundial da Agua de 2018, o Internacional BID-FEMSA 2018, e com o prêmio Eco Brasil em 2017 e 2018.  

Projetos para mudar o mundo (Finalista Prêmio ODS)
Vida nova para as matérias-primas (Finalista do Prêmio ODS)
Estímulo à imaginação (Finalista do Prêmio ODS)
Preservação ambiental na sala de aula (Finalista do Prêmio ODS)
Contra a exploração sexual (Finalista do Prêmio ODS)
Valorização da neurodiversidade (Finalista do Prêmio ODS)
Educação para a sustentabilidade (Finalista do Prêmio ODS)
Controle e segurança no gerenciamento ambiental (Finalista do Prêmio ODS)
Plástico limpo e seguro (Finalista do Prêmio ODS)
O desafio do lixo eletrônico (Finalista do Prêmio ODS)
Acessibilidade e inclusão (Finalista do Prêmio ODS)
O poder das finanças locais (Finalista do Prêmio ODS)