A necessidade de sensibilizar tanto os seus colaboradores quanto as comunidades onde atua com relação à questão da acessibilidade de pessoas com deficiência a espaços e serviços fez com que o Banrisul criasse o projeto Veja, Ouça e Sinta. Trata-se de uma iniciativa por meio da qual a instituição financeira utiliza a exibição cinematográfica de filmes como ferramenta para disseminar os conceitos de acessibilidade, incentivar o conhecimento sobre a língua brasileira de sinais (Libras), orientar a recepção de pessoas com deficiência e aproximar equipes das agências e das superintendências regionais do Banrisul de práticas inclusivas – inclusive trabalhando em parceria com órgãos do governo, entre outras entidades.
O desenvolvimento da iniciativa contou com a participação de representantes das diversas áreas da empresa e das comunidades envolvidas, por meio da utilização de tecnologias digitais. Foram ainda firmadas parcerias institucionais com diversas entidades do Rio Grande do Sul – como a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos; a Secretaria de Estado de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer; a Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas às Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades no Rio Grande do Sul; o Instituto Estadual de Cinema; o Comitê Estadual de Pessoas com Deficiência; e a empresa Som da Luz. Dessa forma, aprimorou-se a metodologia da ação e suas características – que também incorporaram traços da cultura gaúcha.
Resultado
O projeto envolveu, entre 2016 e 2018, 30 localidades, com a participação de cerca de 6 mil pessoas. Ocorreram 235 parcerias locais, as quais atingiram 128 agências do Banrisul. Os funcionários foram capacitados com conhecimentos sobre tecnologias assistivas – ou seja, todos os recursos e serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência e, com isso, promover independência e inclusão –, além de familiarizá-los com os produtos e serviços da instituição destinados a pessoas com deficiência. A Universidade Corporativa Banrisul promoveu cursos específicos sobre o assunto, com 182 inscritos no curso de Libras e 1.396 no EAD Acessibilidade.