Organização:
Sicredi União PR/SP

Região:
Sul

ODS Principal:
Trabalho Decente e Crescimento Econômico

Outros ODS:
9

O poder das finanças locais (Finalista do Prêmio ODS) - Sicredi União PR/SP

A falta de agências financeiras é um importante entrave para o desenvolvimento de pequenas comunidades, que não dispõem de um contingente populacional grande o suficiente para que instituições bancárias tenham representação local. Essa carência impacta de forma negativa o comércio, impedindo que os habitantes dessas regiões possam acessar serviços financeiros com segurança e comodidade – e levando-os muitas vezes a se dirigirem a cidades vizinhas. Para responder a esse desafio, a Sicredi União PR/SP lançou o projeto Agência Smart em Cafeara, um município de 2.540 habitantes no interior do Paraná. 

Dada a falta de viabilidade de uma agência financeira convencional na cidade, o projeto trouxe um modelo inovador, por meio do qual se atrelou o cooperativismo, a inclusão econômica social e o desenvolvimento local para se buscar uma solução. Após consultar a comunidade e determinar as necessidades, foi feito um trabalho de convencimento dos moradores ao conceito das cashless cities, ou seja, cidades nas quais a movimentação de dinheiro é feita não por meio da troca de moeda, mas por dispositivos de pagamento eletrônico. Ao se implementar a ação, realizada em parceria com a operadora de cartões de crédito Visa, passou-se a empregar meios eletrônicos de pagamento em todas as operações financeiras efetuadas em Cafeara – gerando a circulação de dinheiro sem o uso de moeda e, consequentemente, contribuindo para o desenvolvimento do comércio local.

 

Resultado

Em seus onze meses de existência, a Agência Smart contabilizou, em um universo com 28 empresas formais, a abertura de 431 contas e a habilitação de 42 máquinas para cartões. Além disso, foram promovidas diversas ações de disseminação da cultura cooperativista, assim como iniciativas de cunho social – como a capacitação da população para utilizar meios eletrônicos de pagamento em um Centro de Informática, possibilitando a inclusão digital gratuita de pessoas de todas as idades; a criação de um sistema de compartilhamento de bicicletas; e projetos de educação financeira. 

Projetos para mudar o mundo (Finalista Prêmio ODS)
Vida nova para as matérias-primas (Finalista do Prêmio ODS)
Estímulo à imaginação (Finalista do Prêmio ODS)
Preservação ambiental na sala de aula (Finalista do Prêmio ODS)
Contra a exploração sexual (Finalista do Prêmio ODS)
Valorização da neurodiversidade (Finalista do Prêmio ODS)
Educação para a sustentabilidade (Finalista do Prêmio ODS)
Controle e segurança no gerenciamento ambiental (Finalista do Prêmio ODS)
Plástico limpo e seguro (Finalista do Prêmio ODS)
O desafio do lixo eletrônico (Finalista do Prêmio ODS)
Acessibilidade e inclusão (Finalista do Prêmio ODS)
O poder das finanças locais (Finalista do Prêmio ODS)