O desenvolvimento da agricultura familiar no Brasil pode ser incentivado por meio da disseminação de informações que permitam aos produtores planejarem de forma sustentável o uso de suas propriedades, aprendendo técnicas adequadas, conhecendo mais sobre o impacto de suas atividades sobre o meio ambiente e utilizando ferramentas tecnológicas e gerenciais que possibilitem o futuro do negócio. O Programa Matas Sociais: Planejando Propriedades Sustentáveis, desenvolvido pela Klabin e aplicado nos municípios paranaenses de Imbaú, Ortigueira, Reserva e Telêmaco Borba, auxilia os produtores nas diversas etapas de sua atividade e os aproxima de ações de venda de alimentos – incluindo a comercialização de cestas de produtos orgânicos, que são entregues a domicílio para residências de Telêmaco Borba.
A iniciativa baseia-se em quatro frentes: a diversificação da base produtiva; a capacitação dos produtores rurais, com acesso a novas tecnologias e incentivo a medidas que impactem menos o meio ambiente e que tenham mais potencial produtivo; a adequação das propriedades rurais à legislação federal; e o planejamento e implementação de projetos de restauração de matas ciliares e de reservas legais (paisagens produtivas). Para levar à frente essas atividades, a Klabin atua em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a The Nature Conservancy (TNC) e a Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi), além de formar grupos interdisciplinares com pesquisadores de universidades.
Resultado
Um total de 335 produtores participaram de mais de 90 ações de capacitação – como a conversão para produção orgânica em 20 propriedades. Foram também realizadas atividades de adequação ambiental em 425 propriedades, resultando na conservação e restauração de 120 hectares de áreas de preservação permanente (APPs) e reservas legais, de 25 hectares de sistemas agroflorestais, e de 16 hectares de paisagismo. Houve ainda o plantio de 180 mil mudas nativas, 400 visitas de monitoria e o CAR de 690 propriedades em Imbaú e outras 1.888 em Ortigueira.