Cuidar das crianças e jovens hoje é garantir o futuro – e essa tarefa recai, muitas vezes, sobre entes do poder público. Uma parceria entre o Selo Unicef e a CPFL Renováveis busca mobilizar governos e sociedade civil para a importância em se priorizar a agenda dos direitos da infância e da adolescência em políticas públicas de todos os níveis, capacitando os gestores municipais para diagnosticar eventuais problemas e planejar, implementar, monitorar e avaliar ações que estimulem a participação da sociedade e a articulação de diversos parceiros.
Ao aderir ao Selo Unicef, o município assume o compromisso de manter a agenda de suas políticas públicas pela infância e adolescência como prioridade. Tem como foco o Semiárido e a Amazônia Legal Brasileira, que concentram o maior número de meninos e meninas em situação de vulnerabilidade. O programa inclui ações baseadas na mobilização social, no desenvolvimento de capacidades e no monitoramento do funcionamento de políticas públicas.
Resultado
A participação da CPFL Renováveis nesse projeto se dá por meio do pilar de compromisso com as gerações futuras, que integra o Programa Raízes de Desenvolvimento Local, conduzido pela empresa. A iniciativa tem entre seus objetivos a melhoria das condições socioeconômicas e ambientais das regiões onde atua; o estreitamento de suas relações com as comunidades, estabelecendo-se uma relação duradoura; e a construção do desenvolvimento local a partir do entendimento de suas necessidades, de forma alinhada a princípios de sustentabilidade e ao Código de Ética e de Conduta da CPFL Renováveis. A ação que ocorreu a partir da parceria mobilizou 15 municípios no Rio Grande do Norte e no Ceará, com destaque para mobilização e participação de moradores e gestores públicos. Desses, 14 receberam o Selo Unicef.
A edição 2017-2020 do Selo Unicef no Semiárido alcançou recordes históricos de adesão voluntária. Dos 1500 municípios elegíveis na região, 1280 se inscreveram, representando 85%.