Organização:
B3

Região:
Sudeste

ODS Principal:
Parcerias e Meios de Implementação

Outros ODS:
18

Todos juntos pela mudança (Finalista do Prêmio ODS) - B3

 

Tornar a sociedade melhor por meio da mobilização voluntária das pessoas foi a tônica do Rally Social, iniciativa da bolsa de valores B3 para incentivar a participação cidadã na sociedade, construindo parcerias e disseminando a importância dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Criada pela B3 Social, que é responsável pelas ações de investimento social da B3, a iniciativa aplicou o modelo de governança já existente do Programa de Voluntariado, abrindo a participação aos seus funcionários, estagiários, familiares e prestadores de serviço.

Foi realizada uma gincana, na qual os 2.400 participantes foram divididos em nove “escuderias”, capitaneadas por um “piloto”, um “copiloto” e uma “equipe de pilotagem” de 18 pessoas. Todos os grupos eram compostos de funcionários de áreas diferentes, o que incentivou a diversidade de pontos de vista. E a participação foi generalizada, envolvendo integrantes da alta administração da B3. As “escuderias” acumulavam pontos ao realizarem tarefas em organizações da sociedade civil (OSCs) parceiras; ações relacionadas aos ODS valiam mais, conferindo um sentido de “ação local, impacto global” às atividades. Assim, de forma transversal, foi feita a disseminação dos ODS ao longo do Rally Social – a ponto de uma das premiações se destinar à “escuderia” que registrasse o maior número de ações direcionadas ao foco dos ODS.

 

Resultado

O programa beneficiou diretamente 4.750 pessoas, em 668 ações que arrecadaram mais de 20 mil itens como roupas, calçados, brinquedos etc. Todos os públicos envolvidos participaram de pesquisas para se determinar o grau de eficácia do Rally Social; os principais benefícios declarados foram a integração entre as pessoas, o reforço da cultura e dos valores da B3, o orgulho de pertencer à organização e o contato de novas pessoas com a área social, entre outros pontos. Por meio da gincana, foi possível ainda captar R$ 180 mil para as OSCs parceiras.

Em paralelo à realização da gincana, o programa possui um grupo de trabalho, composto por 30 voluntários de diversas áreas, que mensalmente se reúne para discutir ações que envolvam a mobilização voluntária dos colaboradores da B3.

 

Participação feminina (Inova 2030)
Controle de embalagens (Inova 2030)
Empreendimento amazônico (Inova 2030)
Areia reutilizável (Inova 2030)
A energia do cacau (Inova 2030)
Reforma residencial de baixo custo (Inova 2030)
Mobilidade sustentável (Inova 2030)
Menos plástico, mais vida (Inova 2030)
Financiamento à sustentabilidade (Inova 2030)
Energia solar em aterros (Inova 2030)
Estímulo à atuação colaborativa (Inova 2030)
Formação de profissionais (Inova 2030)

NOSSOS PARCEIROS

APOIADORES INSTITUCIONAIS

Grupo Boticário
MRV