Contribuir para que cooperativas e associações de municípios se adequem aos requisitos da Política Nacional de Resíduos Sólidos é o objetivo principal do Programa de Resíduos Sólidos implementado pela Klabin. Por meio da iniciativa, a empresa envolve setores da gestão municipal e os catadores locais de lixo na discussão do assunto, disseminando o conhecimento e ajudando a qualificar e formalizar cooperativas e associações locais. E, em paralelo, incentiva a geração de empregos, melhora a qualidade da coleta seletiva, eleva o volume de materiais recicláveis e amplia o grau de conscientização da sociedade com relação à educação ambiental.
O programa considera um diagnóstico social, seguido pela elaboração de um Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos – por meio do qual é possível viabilizar a captação de investimentos e doações com infraestrutura –, e um Programa de Educação Ambiental. A área de abrangência da iniciativa incluiu os municípios paranaenses de Imbaú, Ortigueira, Reserva, Tamarana, Telêmaco Borba e Tibagi, que contam com uma população total de 175 mil habitantes.
Resultado
Ao longo de 2018, o Programa de Resíduos Sólidos da Klabin possibilitou a implantação da coleta seletiva em Imbaú, Reserva e Tibagi; o acompanhamento mensal em seis associações de catadores de materiais recicláveis, a fim de contribuir para elevar a produtividade das cooperativas; doação de uniformes e EPIs para quatro entidades representativas dos catadores; e distribuição de embalagens retornáveis aos moradores de Imbaú, Ortigueira e Tigabi. As ações educacionais também tiveram destaque, com capacitações com 282 profissionais de educação de 65 escolas, a fim de permitir que eles abordem temas como reciclagem e destinação de resíduos sólidos em salas de aula. De forma mais lúdica, foi criada uma personagem para simbolizar a campanha, a Capitã Coleta, que protagonizou um gibi educativo e ganhou vida em uma peça teatral destinada às crianças da região. Além disso, a iniciativa produziu o vídeo Seu lixo tem futuro, abordando a realidade dos catadores da região e as ações das entidades e cooperativas dos seis municípios.