Organização:
Amaggi

Região:
Centro-Oeste

ODS Principal:
Fome Zero e Agricultura Sustentável

Outros ODS:
8, 12, 13

De olho na cadeia de grãos (Finalista do Prêmio ODS) - Amaggi

 

Uma das preocupações de empresas que adotam mecanismos de compliance em suas atividades é o acompanhamento preciso e constante de seus parceiros e fornecedores, a fim de se ter a certeza de que a adoção de práticas alinhadas aos mais altos padrões de sustentabilidade – econômica, social e ambiental – seja de fato seguida em toda a cadeia.  Nesse sentido, a produtora e comercializadora de grãos Amaggi desenvolveu sua Plataforma Originar, que faz o acompanhamento geoespacial de sua cadeia produtiva por meio de imagens de satélites.

Isso permite à empresa criar condições para gerenciar e rastrear com precisão seus fornecedores de grãos, e assim assegurar que o produto venha de propriedades rurais que sejam social e ambientalmente responsáveis – garantindo condições de trabalho adequadas a seus funcionários e que não praticam desmatamento ilegal. E, como consequência, garantir a rastreabilidade da origem responsável de seus produtos – o que permite não só a diferenciação no mercado, mas também a disseminação do conhecimento em torno da necessidade de alinhamento às melhores práticas socioambientais na produção agrícola.

Resultado

Assim, a plataforma cruza dos dados geoespaciais das fazendas dos fornecedores de grãos, permitindo a identificação de eventuais problemas na cadeia. Os produtores que apresentem restrições na produção ficam impedidos de comercializar com a empresa até regularizarem sua condição. Nesse ponto, eles passam a receber apoio técnico individual para se adequarem às melhores práticas do mercado. São promovidas cerca de 500 visitas anuais a fazendeiros, com a finalidade de disseminar as boas práticas agrícolas, trabalhistas, ambientais e de infraestrutura – e, assim, possibilitar a mudança de atitude. Em paralelo a isso, a Amaggi também incentiva os produtores a adotarem certificações socioambientais: mais de 400 propriedades foram certificadas nos padrões RTRS, A.R.S. e ProTerra – sempre com o apoio da companhia. 

Participação feminina (Inova 2030)
Controle de embalagens (Inova 2030)
Empreendimento amazônico (Inova 2030)
Areia reutilizável (Inova 2030)
A energia do cacau (Inova 2030)
Reforma residencial de baixo custo (Inova 2030)
Mobilidade sustentável (Inova 2030)
Menos plástico, mais vida (Inova 2030)
Financiamento à sustentabilidade (Inova 2030)
Energia solar em aterros (Inova 2030)
Estímulo à atuação colaborativa (Inova 2030)
Formação de profissionais (Inova 2030)

NOSSOS PARCEIROS

APOIADORES INSTITUCIONAIS

Grupo Boticário
MRV