O alinhamento das empresas às melhores práticas de conformidade corporativa é um grande desafio para grandes organizações, que necessitam reestruturar diversas facetas de sua atuação, interna e externa, a fim de implementar mecanismos de governança corporativa, transparência, prevenção e mitigação de riscos, combatendo a ocorrência de fraudes e fortalecendo a gestão de integridade corporativa. Com esse objetivo em mente, a Eletrobras estabeleceu o Programa Eletrobras 5 Dimensões, que abrange os pilares: desenvolvimento do ambiente de gestão; análise periódica de riscos; estruturação e implantação de políticas e procedimentos; comunicação e treinamento; e monitoramento de programa, com medidas de remediação e aplicação de penalidades.
O grande desafio da organização foi aplicar o programa em toda sua estrutura – incluindo não apenas a holding, mas todas as oito subsidiárias da Eletrobras (Furnas, Chesf, Eletronorte, Eletrosul, Eletronuclear, Itaipu Binacional, Amazonas GT e CGTEE), que operam em condições geográficas e políticas bastante distintas, e que reúne cerca de 14 mil trabalhadores. A iniciativa busca padronizar a gestão da integridade a partir da holding, mas ao mesmo tempo quer garantir a troca constante de experiências e aprendizados entre as diversas áreas do grupo.
Resultado
Foi estabelecida uma Comissão Diretiva de Compliance, composta por representantes das áreas de compliance das empresas da Eletrobras, que semanalmente acompanha a implantação e os desafios atrelados às práticas de conformidade corporativa – como o atendimento a legislações anticorrupção regionais ou o monitoramento das práticas de terceiros. Estes últimos (que incluem fornecedores, parceiros de negócios, instituições patrocinadas, donatárias e conveniadas, entre outros) são impactados pelo Programa Eletrobras 5 Dimensões por meio do cumprimento de cláusulas contratuais ou de compromissos em políticas, tais como o Código de Conduta Ética e Integridade da Eletrobras.