Organização:
Eletrobras

Região:
Nacional

ODS Principal:
Paz, Justiça e Instituições Eficazes

Outros ODS:
17

Integridade em todas as suas dimensões (Finalista do Prêmio ODS) - Eletrobras

 

O alinhamento das empresas às melhores práticas de conformidade corporativa é um grande desafio para grandes organizações, que necessitam reestruturar diversas facetas de sua atuação, interna e externa, a fim de implementar mecanismos de governança corporativa, transparência, prevenção e mitigação de riscos, combatendo a ocorrência de fraudes e fortalecendo a gestão de integridade corporativa. Com esse objetivo em mente, a Eletrobras estabeleceu o Programa Eletrobras 5 Dimensões, que abrange os pilares: desenvolvimento do ambiente de gestão; análise periódica de riscos; estruturação e implantação de políticas e procedimentos; comunicação e treinamento; e monitoramento de programa, com medidas de remediação e aplicação de penalidades.

O grande desafio da organização foi aplicar o programa em toda sua estrutura – incluindo não apenas a holding, mas todas as oito subsidiárias da Eletrobras (Furnas, Chesf, Eletronorte, Eletrosul, Eletronuclear, Itaipu Binacional, Amazonas GT e CGTEE), que operam em condições geográficas e políticas bastante distintas, e que reúne cerca de 14 mil trabalhadores. A iniciativa busca padronizar a gestão da integridade a partir da holding, mas ao mesmo tempo quer garantir a troca constante de experiências e aprendizados entre as diversas áreas do grupo. 

 

Resultado

Foi estabelecida uma Comissão Diretiva de Compliance, composta por representantes das áreas de compliance das empresas da Eletrobras, que semanalmente acompanha a implantação e os desafios atrelados às práticas de conformidade corporativa – como o atendimento a legislações anticorrupção regionais ou o monitoramento das práticas de terceiros. Estes últimos (que incluem fornecedores, parceiros de negócios, instituições patrocinadas, donatárias e conveniadas, entre outros) são impactados pelo Programa Eletrobras 5 Dimensões por meio do cumprimento de cláusulas contratuais ou de compromissos em políticas, tais como o Código de Conduta Ética e Integridade da Eletrobras. 

Participação feminina (Inova 2030)
Controle de embalagens (Inova 2030)
Empreendimento amazônico (Inova 2030)
Areia reutilizável (Inova 2030)
A energia do cacau (Inova 2030)
Reforma residencial de baixo custo (Inova 2030)
Mobilidade sustentável (Inova 2030)
Menos plástico, mais vida (Inova 2030)
Financiamento à sustentabilidade (Inova 2030)
Energia solar em aterros (Inova 2030)
Estímulo à atuação colaborativa (Inova 2030)
Formação de profissionais (Inova 2030)

NOSSOS PARCEIROS

APOIADORES INSTITUCIONAIS

Grupo Boticário
MRV