Organização:
Construtora Barbosa Mello

Região:
Nacional

ODS Principal:
Paz, Justiça e Instituições Eficazes

Outros ODS:
17

Combate à corrupção (Finalista do Prêmio ODS) - Construtora Barbosa Mello

 

Em razão de seu relacionamento estreito com o poder público, o setor de construção civil é um dos que apresenta mais desafios para a aplicação de medidas que coíbam práticas de corrupção. Para tratar da questão de forma ampla, trazendo para seu cotidiano boas práticas de integridade corporativa e mecanismos de prevenção e mitigação – e, com isso, disseminar uma cultura de ética e integridade em todas as suas áreas de atuação – a Construtora Barbosa Mello (CBM) adotou uma série de ações para garantir uma política efetiva de governança. Reunidos no seu Sistema de Gestão de Compliance e Antissuborno, esses mecanismos são alinhados com modelos de gestão reconhecidos nacional e internacionalmente, e refletem o compromisso da empresa em promover um ambiente de negócios regido pela integridade.

O processo de implantação envolveu diversas áreas da companhia – passando pela reestruturação da comunicação, o alinhamento transversal dos processos e o engajamento ativo de todos os envolvidos, incluindo desde os colaboradores até a alta direção da empresa e o público operacional. Esse envolvimento é feito por meio de treinamentos constantes e campanhas de conscientização. Um canal de denúncias anônimas, totalmente independente, também foi colocado em prática. Além dessas medidas, a CBM  promoveu mudanças nas práticas de gestão de terceiros – revisando as cláusulas contratuais, introduzindo seu Código de Ética e Conduta de Parceiros de Negócios nas suas relações empresariais e aplicando mecanismos de due diligence tanto para seus parceiros comerciais quanto para sua cadeia de fornecedores. 

Resultado

Esse programa de integridade já envolveu mais de 6 mil stakeholders. Mais de 250 terceiros (que, além de fornecedores e parceiros comerciais, incluem instituições do terceiro setor) passaram pela due dilligence. Atualmente, todas as ordens de compra e contratos dispõem de cláusulas de compliance. O Sistema de Gestão de Compliance e Antissuborno foi alinhado às normas ISO 37001 (Antissuborno) e 19600 (Gestão de Compliance), e sua eficácia verificada em auditorias – internas e externas.

Participação feminina (Inova 2030)
Controle de embalagens (Inova 2030)
Empreendimento amazônico (Inova 2030)
Areia reutilizável (Inova 2030)
A energia do cacau (Inova 2030)
Reforma residencial de baixo custo (Inova 2030)
Mobilidade sustentável (Inova 2030)
Menos plástico, mais vida (Inova 2030)
Financiamento à sustentabilidade (Inova 2030)
Energia solar em aterros (Inova 2030)
Estímulo à atuação colaborativa (Inova 2030)
Formação de profissionais (Inova 2030)

NOSSOS PARCEIROS

APOIADORES INSTITUCIONAIS

Grupo Boticário
MRV