Organização:
Sebrae-MT

Região:
Centro-Oeste

ODS Principal:
Educação de Qualidade

Outros ODS:
8, 11, 12

Sustentabilidade para micro e pequenas empresas - Sebrae-MT

 

O projeto do Sebrae realizado no Mato Grosso tem como objetivo levar a sustentabilidade como uma oportunidade de negócios para micro e pequenas empresas do estado, além de impactar estudantes e a comunidade em geral.

4.7 Até 2030, garantir que todos os alunos adquiram conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável, inclusive, entre outros, por meio da educação para o desenvolvimento sustentável e estilos de vida sustentáveis, direitos humanos, igualdade de gênero, promoção de uma cultura de paz e não violência, cidadania global e valorização da diversidade cultural e da contribuição da cultura para o desenvolvimento sustentável.

 

No Brasil, os pequenos negócios representam 98% das empresas, empregando mais da metade dos trabalhadores do país. São mais de 16 milhões de micro e pequenas empresas com participação significativa na economia nacional. 

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em Mato Grosso, após uma série de estudos sobre as tendências mundiais de mercado, percebeu que a sustentabilidade era uma oportunidade e um diferencial para aumentar a competitividade e a sobrevivência dos pequenos negócios.

Diante desse desafio, incorporou a sustentabilidade como um dos seus pilares de atuação e traçou uma estratégia para sensibilização dos empresários. O pioneirismo de atuação do Sebrae-MT com sustentabilidade empresarial se destacou, levando o estado a abrigar um Centro de Referência Nacional em Sustentabilidade para os Pequenos Negócios.

Com o objetivo de introduzir o conceito de sustentabilidade na vida das micro e pequenas empresas e dos empreendedores, em 2011, o Centro Sebrae de Sustentabilidade foi inaugurado. O projeto seguiu os princípios da arquitetura sustentável, e o formato da construção baseia-se no conhecimento ancestral e nas casas indígenas do Xingu. 

O prédio é um laboratório vivo, onde empresários, estudantes e a comunidade podem observar, em detalhes, os conceitos de sustentabilidade. 

A edificação conquistou vários prêmios e certificações, nacionais e internacionais, entre eles o de Melhor Prédio Sustentável do Mundo, na premiação Breeam Awards 2018, em eleição por júri popular.

Em seus oito anos de atuação, o Centro Sebrae de Sustentabilidade produziu mais de 400 conteúdos, entre cartilhas, metodologias, infográficos, vídeos, estudos de tendências, casos de sucesso, relatórios de inteligência setoriais, pesquisas e outros materiais. 

A presença do Centro em eventos relacionados a negócios garantiu que os conhecimentos de sustentabilidade fossem levados aos quatro cantos do país, impactando 176 mil pessoas.   Virtualmente, 862 mil pessoas consumiram os conteúdos produzidos.

Participação feminina (Inova 2030)
Controle de embalagens (Inova 2030)
Empreendimento amazônico (Inova 2030)
Areia reutilizável (Inova 2030)
A energia do cacau (Inova 2030)
Reforma residencial de baixo custo (Inova 2030)
Mobilidade sustentável (Inova 2030)
Menos plástico, mais vida (Inova 2030)
Financiamento à sustentabilidade (Inova 2030)
Energia solar em aterros (Inova 2030)
Estímulo à atuação colaborativa (Inova 2030)
Formação de profissionais (Inova 2030)

NOSSOS PARCEIROS

APOIADORES INSTITUCIONAIS

Grupo Boticário
MRV