Organização:
Queiroz Galvão Exploração e Produção

Região:
Sudeste, Nordeste Norte

ODS:
17

Conhecimentos para a preservação da Costa Brasileira - Queiroz Galvão Exploração e Produção

14.2 Até 2020, gerir de forma sustentável e proteger os ecossistemas marinhos e costeiros para evitar impactos adversos significativos, inclusive por meio do reforço da sua capacidade de resiliência, e tomar medidas para a sua restauração, a fim de assegurar oceanos saudáveis e produtivos

14.a Aumentar o conhecimento científico, desenvolver capacidades de pesquisa e transferir tecnologia marinha, tendo em conta os critérios e orientações sobre a Transferência de Tecnologia Marinha da Comissão Oceanográfica Intergovernamental, a fim de melhorar a saúde dos oceanos e aumentar a contribuição da biodiversidade marinha para o desenvolvimento dos países em desenvolvimento, em particular os pequenos Estados insulares em desenvolvimento e os países menos desenvolvidos

 

 

A Queiroz Galvão Exploração e Produção (QGEP) atua em oito bacias petrolíferas na costa do Brasil, nas quais ela desenvolve o Programa Parcerias e Conhecimento em Prol do Mar Brasileiro, que é integrado pelos projetos Japi, Costa Norte, PCAP e Marem. 

O programa foi concebido com a finalidade específica de prevenir e mitigar qualquer eventual impacto das atividades da empresa no ambiente marinho e costeiro das regiões nas quais atua, especialmente em áreas de manguezais. 

De acordo com dados obtidos pelo Censo 2010, cerca de 3 milhões de pessoas vivem nessas áreas – e seriam, dessa forma, potencialmente afetadas pelas operações da companhia.

Assim, o Programa Parcerias e Conhecimento em Prol do Mar Brasileiro foi estabelecido de forma a beneficiar duas frentes distintas: a primeira tem seu foco voltado à geração de conhecimento científico, necessário para a preservação desses ambientes; a segunda, por sua vez, é centrada no desenvolvimento das comunidades costeiras, por meio de projetos socioambientais e outras iniciativas.

A empresa destina atualmente ao projeto mais de 50% de seus investimentos obrigatórios em  pesquisa e desenvolvimento (P&D), o equivalente a cerca de R$ 22 milhões. 

Além disso, promove e amplia parcerias entre órgãos reguladores e licenciadores, comunidades locais e acadêmicas, e outras companhias do setor. 

Essa atuação conjunta traz o benefício de potencializar o conhecimento sobre ambientes marinhos e costeiros, de forma a incrementar a elaboração e aplicação de planos de investimento que impactem de forma contínua e significativa a preservação ambiental dessas áreas, que contemplam 17 estados brasileiros.

Todos os resultados das pesquisas realizadas no âmbito do programa são disponibilizados pela QGEP com o intuito de disseminar o conhecimento às comunidades locais. 

Conhecimentos para a preservação da Costa Brasileira
Desenvolvimento com participação de todos
Alinhamento aos ODS gera valor
Eficiência energética em ação
Dignidade para refugiadas
Mais presença feminina nos negócios
Microcrédito para o empreendedorismo
Biogás: energia limpa e competitiva para o Brasil crescer
Água limpa para todos
Parceria incentiva reuso da água
Investindo em saneamento básico
Reflorestamento urbano com segurança