Organização:
MRV Engenharia

Região:
Nacional

ODS Principal:
Consumo e Produção Responsáveis

Outros ODS:
9

Alinhamento aos ODS gera valor - MRV Engenharia

12.6 Incentivar as empresas, especialmente as empresas grandes e transnacionais, a adotar práticas sustentáveis e a integrar informações de sustentabilidade em seu ciclo de relatórios

 

A necessidade de difundir os valores e princípios dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU levou a MRV Engenharia a buscar formas de envolver toda a companhia em um projeto de alinhamento. 

O fato de a empresa estar presente em todas as regiões do país cria um elevado grau de complexidade para a disseminação dos ODS a todos os colaboradores, próprios e terceirizados, bem como a seus 33 setores de negócios. 

A iniciativa focou na internalização dos objetivos e de como eles poderiam estar vinculados ao propósito da MRV, estratégia e seus valores, a fim de aumentar o grau de conscientização sobre os impactos gerados pela companhia e a busca da mitigação de possíveis riscos socioambientais vinculados às suas atividades.

Após identificar as oportunidades de melhorias, o monitoramento do impacto da MRV e a definição da matriz organizacional a partir de indicadores reconhecidos globalmente, foram feitas análises para refinar a gestão. 

Todos os diagnósticos consideraram os compromissos firmados com o Pacto Global e utilizaram a matriz de impacto da ONU como pilar estratégico fundamental (Integração dos ODS na estratégia empresarial – Contribuições do Comitê Brasileiro do Pacto Global para a Agenda 2030). 

A iniciativa contemplou workshops nos diversos setores na empresa, webinars e treinamentos em todas as obras da companhia, além de ações de conscientização por meio de canais de  comunicação (intranet, TV corporativa, jornais distribuídos nas obras, cartazes).

Como parte do programa, a MRV desenvolveu o tema dos ODS por meio da Comissão dos ODS, atualização dos termos da Política de Sustentabilidade, Estratégia de Sustentabilidade, Matrizes de Riscos e Oportunidades, Matriz de Treinamentos, Site de Sustentabilidade MRV,  Matriz de Materialidade, elaboração do Relatório de Sustentabilidade voltado para os ODS, e  estabeleceu indicadores e metas para toda a organização. 

Participação feminina (Inova 2030)
Controle de embalagens (Inova 2030)
Empreendimento amazônico (Inova 2030)
Areia reutilizável (Inova 2030)
A energia do cacau (Inova 2030)
Reforma residencial de baixo custo (Inova 2030)
Mobilidade sustentável (Inova 2030)
Menos plástico, mais vida (Inova 2030)
Financiamento à sustentabilidade (Inova 2030)
Energia solar em aterros (Inova 2030)
Estímulo à atuação colaborativa (Inova 2030)
Formação de profissionais (Inova 2030)

NOSSOS PARCEIROS

APOIADORES INSTITUCIONAIS

Grupo Boticário
MRV