Organização:
Santander

Região:
Nacional

ODS Principal:
Trabalho Decente e Crescimento Econômico

Outros ODS:
1, 10

Microcrédito para o empreendedorismo - Santander

8.3 Promover políticas orientadas para o desenvolvimento que apoiem as atividades produtivas, geração de emprego decente, empreendedorismo, criatividade e inovação, e incentivar a formalização e o crescimento das micro, pequenas e médias empresas, inclusive por meio do acesso a serviços financeiros

8.10 Fortalecer a capacidade das instituições financeiras nacionais para incentivar a expansão do acesso aos serviços bancários, de seguros e financeiros para todos

 

O Brasil encontra-se atualmente entre os países mais desiguais do mundo. Dados divulgados no primeiro semestre deste ano pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que, em 2017, as famílias da classe A ganharam 22 vezes mais renda do que as das classes D e E.

O levantamento indica ainda que, se for considerada a distância entre os extremos da pirâmide social, a diferença é da ordem de 42 vezes. 

Além disso, o desemprego no Brasil já atingia, em julho de 2018, um universo de quase 13 milhões de pessoas. 

Diante deste cenário, o empreendedorismo torna-se uma opção para grande parte da população gerar renda. No entanto, o estabelecimento de um negócio próprio ainda enfrenta muitas dificuldades, como o acesso ao crédito e a falta de capacitação.

Desde 2002, o Prospera Santander Microcrédito investe no microcrédito produtivo orientado para contribuir com a diminuição das desigualdades nas regiões onde atua, incentivando a geração de trabalho e renda, ampliando e simplificando o acesso ao microcrédito e fortalecendo a educação financeira e as competências dos microempreendedores.

Em seus 16 anos de existência, o Prospera Santander Microcrédito já desembolsou até agora mais de R$ 5 bilhões para mais de 500 mil clientes, oriundos de 700 municípios, dos quais cerca de 50% possuem baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), e atingiu em 2017 um nível de adimplência de 95,6%. 

Desde maio de 2017, o empreendedor tem acesso a um portfólio que inclui conta corrente, poupança, cartão de crédito e seguro de acidentes pessoais, ofertados de forma customizada e com preços abaixo do mercado “padrão”. 

Quanto ao crédito, que passa a ter acesso, ele deve, necessariamente, aplicar o dinheiro emprestado no negócio - o que constitui um incentivo à proliferação de atividades de empreendedorismo, gerando renda e emprego na microrregião. 

Atualmente, o Santander Brasil é o banco privado com a maior operação de microcrédito produtivo orientado do país.

Participação feminina (Inova 2030)
Controle de embalagens (Inova 2030)
Empreendimento amazônico (Inova 2030)
Areia reutilizável (Inova 2030)
A energia do cacau (Inova 2030)
Reforma residencial de baixo custo (Inova 2030)
Mobilidade sustentável (Inova 2030)
Menos plástico, mais vida (Inova 2030)
Financiamento à sustentabilidade (Inova 2030)
Energia solar em aterros (Inova 2030)
Estímulo à atuação colaborativa (Inova 2030)
Formação de profissionais (Inova 2030)

NOSSOS PARCEIROS

APOIADORES INSTITUCIONAIS

Grupo Boticário
MRV