12.2 Até 2030, alcançar a gestão sustentável e o uso eficiente dos recursos naturais;
12.5 Até 2030, reduzir substancialmente a geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reuso
Além de constituir uma importante atividade geradora de renda, a coleta de materiais reutilizáveis e recicláveis desempenha papel fundamental para a Política de Resíduos Sólidos (PNRS) do governo brasileiro, que tem a finalidade de prevenir e reduzir a geração de rejeitos por meio do consumo sustentável e do incentivo à reciclagem de resíduos.
Alinhada a esse objetivo, a Danone criou o projeto Novo Ciclo, em parceria com o Fundo Ecosystem, a Fundação Avina, o Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável (Insea) e o Movimento Nacional dos Catadores.
O projeto desenvolve cooperativas de reciclagem em São Paulo e Minas Gerais, buscando melhorar a condição de trabalho e renda dos catadores, além de promover educação ambiental, coleta seletiva e economia circular.
Este é um setor com diversos desafios, como informalidade, lixões, condições precárias para muitos catadores, baixa conscientização da população sobre a importância da separação de lixo e poucos municípios com coleta seletiva.
O envolvimento de vários atores foi essencial para o sucesso do Novo Ciclo. A iniciativa estabeleceu desde parcerias com o poder público para implementação da coleta seletiva até alianças com instituições conceituadas, para a criação de metodologias eficientes.
Por meio do trabalho de campo de uma equipe técnica e investimentos em infraestrutura, o programa se voltou ao desenvolvimento das cooperativas, a fim de aumentar o volume de material coletado.
Após seis anos, o Novo Ciclo ampliou o número de beneficiários e a renda dos catadores, além de iniciar a comercialização de materiais recicláveis diretamente para a indústria. Atualmente, o programa conta com 76 cooperativas e mais de 1.300 catadores, e coletou 35 mil toneladas ao longo de 2017.
Com isso, a Danone garante que quase 70% de todas as embalagens colocadas no mercado retornem para a indústria recicladora em peso relativo.