Quando:
09/04/2021

CEO Roundtable Oceanos

O CEO Roundtable Oceanos abordará o tema “o papel do setor privado para um oceano saudável e produtivo” com o objetivo de discutir o foco e o alcance de ações de sustentabilidade e gestão de resíduos plásticos neste ambiente desafiador, que assumiu protagonismo com o lançamento da Década dos Oceanos pela ONU. Segundo a ONU, a década entre 2021 e 2030 é um marco crítico para a implementação de ações integradas em escala local, visando a obtenção de resultados na esfera global.  

Além da discussão da pauta em questão, será apresentado aos CEOs participantes o Projeto Blue Keepers, desenvolvido em parceria com diversas organizações e que busca atender aos objetivos do ODS 12 - Consumo e Produção Responsável e ODS 14 - Conservar e usar de forma sustentável os oceanos, mares e recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável. 

 A roundtable ocorrerá no dia 9 de abril, das 8h30 às 10h, através de plataforma online. Para mais informações sobre como CEO da sua empresa pode participar, escreva para: bluekeepers@pactoglobal.org.br

 Agenda

8h30 – 8h40 - Abertura e boas-vindas 

Rodolfo Nardez Sirol, presidente do Conselho de Administração da RBPG 

Carlo Pereira, Diretor Executivo da RBPG 

8h40 – 8h50 - Apresentação dos CEOs participantes 

8h50 – 9h05 - Special Remarks 

9h05 – 9h25 - Como combater o plástico nos mares de forma eficaz? 

Roberto Simões, Diretor Presidente Braskem  

Patricia Iglesias, Diretora-Presidente da Cetesb 

9h25 – 9h35 - Projeto Blue Keepers: uma iniciativa para combate aos plásticos nos oceanos 

Marcelo Linguitte, Diretor de Projetos, Operações e Mobilização de Recursos da RBPG  

9h35 – 9h55 - Oportunidades de interação com os CEOS participantes 

9h55 – 10h - Conclusão 

 

O Projeto Blue Keepers 

 A cada ano, 242 milhões de toneladas de resíduos plásticos são gerados no mundo, e dessas, cerca de 8 milhões chegam aos oceanos. Os plásticos são responsáveis por aproximadamente 80% de todos os detritos marinhos. As estimativas indicam que os resíduos gerados em terra contribuem com até 80% dos resíduos de plástico no ambiente marinho, afetando a vida marinha e humana. O Brasil é o 16º país do mundo que mais contribui para poluição de plástico no oceano, e considerando a permanência do cenário business as usual, a poluição por resíduos de plástico dobrará até 2030. 

 Em vista desta problemática, o projeto Blue Keepers surgiu com o intuito de combater a poluição por plásticos em rios e oceanos, visando facilitar e fomentar a ação local para alcançar ganhos nacionais. Os objetivos do projeto são reduzir substancialmente a quantidade de vazamento de plástico nos rios e mares no Brasil a curto, médio e longo prazo, e desenvolver uma metodologia e uma plataforma que possa ajudar outras cidades, estados, países e regiões a atuarem de forma efetiva no combate à poluição dos oceanos.

Os CEOs Roundtables

CEO Roundtables são eventos específicos para CEOs e lideranças de alto nível, com o objetivo de discutir temas relevantes para os negócios e para a sociedade, a partir da ótica da sustentabilidade. Entre 2019 e 2021, a RBPG realizou roundtables em clima, combate à corrupção, direitos humanos e agro finanças verdes, sempre contando com a participação de palestrantes de alto nível, que expõem aos CEOs participantes suas reflexões sobre o tema da reunião. Em cada roundtable temos a participação de 20 a 25 CEOs de grandes empresas.  

 

 

APOIADORES INSTITUCIONAIS

Grupo Boticário
MRV
Klabin