Conselho de Administração

É formado por representantes das empresas que integram a iniciativa no Brasil e é composto por um presidente, um vice-presidente e sete conselheiros, além da participação do coordenador-residente do Sistema das Nações Unidas no Brasil. O Conselho de Administração é responsável por zelar pelas diretrizes e princípios do Pacto Global, aprovar o plano estratégico, o plano de trabalho e o orçamento anual da Rede Brasileira, instituir e destituir instâncias de apoio desta, como o Comitê de Governança, o Comitê de Integridade e o Conselho Orientador (CORB), dentre outras importantes atribuições para o direcionamento da Rede Brasil do Pacto Global. Seguem abaixo os membros eleitos em 2020 para um mandato de três anos:

Rodolfo Sirol (CPFL Energia)

Presidente
Rodolfo Sirol (CPFL Energia)

Atua no setor de energia desde 2001, quando ocupava a posição de gerente ambiental na Duke Energy. Se juntou à CPFL Energia como gerente de Meio Ambiente em 2008 e, em 2011, tornou-se diretor de Meio Ambiente. Em 2016, passou a acumular a Diretoria de Sustentabilidade. Formado em Oceanografia pela Universidade Federal do Rio Grande, possui mestrado e doutorado em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa e dois MBAs, ambos pela Fundação Getulio Vargas: Estratégia e Gestão de Pessoas. Em 2014, conclui o seu pós-MBA em Inovação pela HSM e, em 2017, finalizou o programa Prince of Wales’s Business & Sustainability, da Universidade de Cambridge. Desde 2013 é membro do Conselho de Administração da ENERCAN, CERAN e Foz do Chapecó. Atualmente também é presidente da Fundação COGE.

Denise Hills (Natura)

Vice-presidente
Denise Hills (Natura)

Denise Hills é diretora global de sustentabilidade na Natura. Anteriormente, foi líder das áreas de Sustentabilidade e Negócios Inclusivos do Itaú Unibanco, responsável por iniciativas como os programas de Microcrédito e o Itaú Mulher Empreendedora. Como representante da instituição, foi eleita em 2015 vice-presidente do Comitê Brasileiro do Pacto Global (CBPG) e, entre 2017 e junho de 2019, assumiu a presidência da rede. É membro do conselho do CEBDS (Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável) e da Comissão de Estudos de Sustentabilidade para as Empresas do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC).

Ana Buchain (B3)


Ana Buchain (B3)

Ana Buchaim é Diretora de Pessoas, Marketing, Comunicação e Sustentabilidade da B3. Liderou os esforços de integração de pessoas resultante da fusão da Cetip com a BM&FBOVESPA e investe intensamente na evolução da cultura e gestão da empresa. Possui quase 20 anos de experiência no setor financeiro, com passagens pelo Citibank, ABN Amro e Santander antes de assumir a diretoria de recursos humanos da Cetip em 2014 e da B3 em 2017. É formada em administração pela USP, com especialização em psicanálise pelo CEP, e formação complementar em Leading Organizational Change na The University of Chicago Booth School of Business.

Eduardo Fonseca (Grupo Boticário)


Eduardo Fonseca (Grupo Boticário)

Eduardo é diretor de Assuntos Institucionais do Grupo Boticário desde 2018. Formado em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e pós-graduado em Gestão Empresarial pela Universidade de São Paulo (USP), é especialista em Gestão Internacional pela Universidade de Columbia, em Nova York. Antes do Grupo Boticário, atuou na Amcham e na International Paper à frente da área de relações governamentais.

Karine Bueno (Santander)


Karine Bueno (Santander)

Karine Bueno é Superintendente Executiva de Desenvolvimento Sustentável no Banco Santander Brasil, com uma vasta experiência na integração de práticas sociais e ambientais na estratégia e nos modelos de negócios. Atuou também em fundação privada com foco em políticas públicas de educação infantil.

Marcia Massotti (Enel)


Marcia Massotti (Enel)

Marcia Massotti é Diretora de Sustentabilidade do Grupo Enel no Brasil. Formada em Economia pela PUC-RJ, com especialização em Marketing pelo IAG-PUC, Empreendedorismo pela ESPM e Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral, e mestrado em Economia com ênfase em Finanças pelo IBMEC-RJ. Iniciou a carreira atuando por quatro anos em banco de investimento, e trabalhou por seis anos no setor de telecomunicações. Há 11 anos no Grupo Enel, tem experiência nas áreas de Planejamento e Controle e Secretaria Técnica da presidência. Há três anos atua na área de Sustentabilidade, implementando a metodologia de criação de valor compartilhado para mensuração do valor dos projetos sociais, além de desenvolver as políticas de sustentabilidade, direitos humanos e diversidade nas empresas do grupo. A Enel possui 10 milhões de clientes em distribuição e mais de 3 Gigawatts de capacidade instalada em geração tradicional e renovável de energia no Brasil

Maria Luiza Paiva (Suzano)


Maria Luiza Paiva (Suzano)

Diretora Executiva de Sustentabilidade da Suzano, desde janeiro de 2019. Atuou como Diretora de Sustentabilidade, Comunicação e Relações Corporativas da Fibria Celulose de março 2015 a dezembro de 2018. Atua há 34 anos em Sustentabilidade e Recursos Humanos. Foi executiva no Banco ABN AMRO Real/Santander e no Banco Nacional. Trajetória focada em transformação cultural e desenvolvimento de lideranças. Liderou equipes e projetos multiculturais nos períodos em que dirigiu a área de RH para a América Latina e Europa. É psicóloga formada pela Pontifica Universidade Católica de São Paulo, com especialização em Recursos Humanos pela Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, também cursando Negócios e Sustentabilidade na Universidade de Cambridge, Inglaterra, e outros.

Marina Spínola (Fundação Dom Cabral)


Marina Spínola (Fundação Dom Cabral)

Marina Spínola é Diretora de Relações Corporativas da Fundação Dom Cabral. Ingressou na instituição em 2010, ocupando anteriormente a Diretoria de Relações Institucionais e a Diretoria de Comunicação. Também foi Chefe de Gabinete na Secretaria Geral da Presidência da República, conselheira do Conselho Nacional de Política Cultural e do Conselho Nacional de Políticas para as Mulheres. É mestre em comunicação pela UNB, com especialização em Ciências Políticas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e MBA pela Fundação Dom Cabral.

Niky Fabiancic (ONU)


Niky Fabiancic (ONU)

Niky Fabiancic é coordenador-residente do Sistema das Nações Unidas no Brasil. Com 30 anos de trajetória no Sistema das Nações Unidas, já atuou como coordenador-residente do Sistema ONU e representante-residente do PNUD na Venezuela e na República Dominicana; vice-assistente-administrador e vice-diretor-regional para a região da América Latina e Caribe no PNUD de Nova York; entre outras posições. De nacionalidade argentina, Niky Fabiancic tem mestrado em Ciência da Computação e Telecomunicação pela Universidade Politécnica do Brooklyn, Nova York, e bacharelado em Engenharia Elétrica e Eletrônica pela Universidade de Mendoza.

Rodrigo Figueiredo (Ambev)


Rodrigo Figueiredo (Ambev)

Rodrigo Figueiredo atua como Vice-Presidente de Sustentabilidade e Suprimentos da Ambev para SAZ (Zona América do Sul) desde agosto de 2015. Suas atribuições incluem a contratação e desenvolvimento de toda nossa cadeia de suprimentos além da estratégia e atuação em Sustentabilidade para a Companhia. Ingressou na Cervejaria Ambev em 1997 como trainee e teve experiências na área industrial, logística e de suprimentos. Foi Diretor Industrial na Rússia e Ucrânia, Diretor de Logística e Diretor de Gente & Gestão para a Europa na Bélgica. Rodrigo ursou engenharia na POLI/USP e complementou sua formação com uma especialização em Finanças pela FGV, um MBA corporativo e cursos na INSEAD Wharton e Stanford, nos EUA.

Conselho Orientador da Rede Brasil (CORB)

As organizações que fazem parte da Rede Brasil do Pacto Global podem ser admitidas ao Conselho Orientador da Rede Brasil (CORB), observados os requisitos e processo de entrada deste. Esta instância de apoio ao Conselho de Administração dá recomendações sobre a atuação das Plataformas de Ação (ou Frentes Temáticas), planejamento estratégico, programas e projetos, bem como outros assuntos de relevância sobre a atuação da Rede. Seus membros tem a possibilidade de atuar em todas as Plataformas de Ação (ou Frente Temáticas), bem como de candidatar-se à coordenação de uma destas, além de outros diferenciais específicos de atuação.

Albert Einstein
Amaggi
Anglo American
Atvos
B3
Aegea
Ambev
Banco do Brasil
Basf
Bradesco
Braskem
BRF
BRK
Caixa
Unimed
CNI
Copel
CPFL
CTG Brasil
EDP
Eletrobras
Enel
FIEMG
Instituto Ethos
Grupo Boticário
FDC
Fiep
Fiesp
Furnas
Grupo Libra
Isae
Itaipu
Itau
Mattos Filho
Mosaic Fertilizantes
MRV
Natura
Neoenergia
Nestlé
Novozymes
Petrobras
Pwc
Sabara
Samarco
Sanasa
Sanofi
Santander
Sebrae
Sebrae MT
Siemens
votorantim

Secretaria

É formada por profissionais que atuam na operação da Rede Brasil do Pacto Global.

Adriana Julião

Head de Governança e Integridade
Adriana Julião

Mestre em Governança Corporativa pela Escola de Direito da Universidade de Stanford, Adriana é advogada formada pela PUC-SP com experiência em operações de fusões e aquisições de empresas, mercado de capitais, Direito Civil e Empresarial. Trabalhou em escritórios internacionalmente reconhecidos, como Machado, Meyer, Sendacz & Opice Advogados e Mayer Brown e atuou como gerente de projetos em start-ups de tecnologia no Vale do Silício e São Paulo. Tem como missão apoiar organizações no desenvolvimento de sua governança corporativa e promoção de impacto socioambiental positivo. Na Rede Brasil do Pacto Global, Adriana é responsável pela gestão da governança e integridade da iniciativa no Brasil.

Ana Carolina Paci

Assessora de ODS e Engajamento
Ana Carolina Paci

Mestre em Estudos para a Paz Internacional com especialização em Mídia pela United Nations-mandated University for Peace, Ana Carolina Paci é formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e em Relações Internacionais pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul). Desde 2012, trabalha com desenvolvimento comunitário, educação e responsabilidade social corporativa, e já atuou em diversas iniciativas nacionais e internacionais, como Fundação Abrinq, Earth Charter e o Escritório das Nações Unidas para Assistência Humanitária. Na Rede Brasil do Pacto Global, é assessora para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e responsável pelo engajamento das empresas.

Ana Luiza Aranha

Assessora de Anticorrupção
Ana Luiza Aranha

Doutora e Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais, Ana já atuou como pesquisadora do Centro de Política e Economia do Setor Público e professora na Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP). Foi também pesquisadora da Transparência Internacional - Brasil, para o desenvolvimento do seu Centro de Conhecimento Anticorrupção. Suas experiências internacionais incluem pesquisadora visitante no Centre for the Study of Democratic Institutions da University of British Columbia (UBC, Canadá), estágio na International Anti-Corruption Academy (IACA, Áustria) e voluntária da Cruz Vermelha Canadense. Ganhadora do Prêmio nacional Construindo a Igualdade de Gênero (2010) e do Youth Research Edge Competition (2018), da OCDE. Bacharel e Licenciada em Ciências Sociais pela UFMG e certificada em Gestão de Projetos pela UBC.

Barbara Dunin

Gerente de Relações Institucionais
Barbara Dunin

Há doze anos atuando com iniciativas da ONU que lidam com o engajamento empresarial na construção do desenvolvimento sustentável, Barbara Dunin ingressou em 2013 na Secretaria Executiva da Rede Brasil do Pacto Global, onde contribui nas áreas de relações institucionais, estratégia e coordenação de equipe. Barbara é formada em Comunicação Social/Jornalismo pela PUC/PR e tem MBA em Gestão Estratégica pela Fundação Getúlio Vargas. Atualmente é aluna no Mestrado Profissional de Gestão e Políticas Públicas na EAESP/FGV.

Carlo Pereira

Diretor-executivo
Carlo Pereira

Carlo tem mais de 15 anos de experiência em sustentabilidade e responsabilidade social corporativa, atuando em assuntos relacionados às mudanças climáticas, energias renováveis, investimento privado, índices de sustentabilidade no mercado de capitais, entre outros temas. No Pacto Global, é o co-chair do Conselho das Redes, lidera o Conselho Regional das Redes Locais na América Latina e Caribe e integra a instância máxima da iniciativa, o Conselho do Global Compact. Graduado em química, tem mestrado em Ciência (Universidade de São Paulo), MBA em Sustentabilidade (University of Lüneburg), assim como especialização em International Leadership Training (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit - GIZ).

Daniela Marques

Assessora de Engajamento e Comunicação
Daniela Marques

Formada em Comunicação Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com mestrado em história contemporânea pela Université Paris-Sorbonne (Paris IV), e pós-graduação em Sociopsicologia pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP). Foi repórter do SBT e do jornal O Globo no estado do Rio de Janeiro, e editora de textos e vídeos na agência de notícias EFE. Nos últimos anos, atuou na área de comunicação corporativa com passagens por empresas de tecnologia como a startup de caronas BlaBlaCar e o buscador de viagens momondo.

Elisa Badziack

Assessora de Meio Ambiente
Elisa Badziack

É engenheira ambiental pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Tecnóloga em Química Ambiental pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e com mestrado em engenharia na University of California – Irvine, nos Estados Unidos. Participou do programa de Trainee na Votorantim Cimentos, com formação em gestão empresarial, e foi reconhecida como Jovem Talento. Tem mais de cinco anos de experiência na indústria, com foco na gestão corporativa de emissões atmosféricas – tanto poluentes quanto de Gases de Efeito Estufa – , eficiência energética, matérias-primas alternativas, relatório de sustentabilidade e planejamento estratégico. Compôs a equipe da ONU Meio Ambiente trabalhando dentro do Ministério do Meio Ambiente, em Brasília, com a Convenção de Minamata, voltada para a área de segurança química do mercúrio. Durante experiência na Alemanha, executou o inventário da frota veicular da prefeitura da cidade de Karlsruhe e se envolveu com projetos de gestão de recursos hídricos.

Fabiana Cerqueira

Assessora Administrativa
Fabiana Cerqueira

Formada em Relações Internacionais pela FMU, com especialização em Negociações Econômicas Internacionais pela UNESP e Pós-Graduada em Gerenciamento de Projetos pela Business School São Paulo. Possui mais de doze anos de experiência em organizações de diferentes setores, mas principalmente em corporações multinacionais, atuando nas áreas administrativa, financeira e de projetos, em atividades comerciais e sociais, em organizações como Huawei, GE, Swedish Chamber of Commerce and the Brisith Council. Na Rede Brasil do Pacto Global, atua na área administrativa e engajamento dos membros, governança e fundraising

Fernanda Arimura

Head de Engajamento e Comunicação
Fernanda Arimura

Formada em jornalismo pela PUC/SP, pós-graduada em Economia e Finanças (UFRGS) e com especialização em Comunicação Internacional (Aberje/Syracuse University), possui 17 anos de experiência em comunicação corporativa, com passagens pela Gerdau, pela agência Imagem Corporativa e pela consultoria de sustentabilidade Walk4Good. Foi repórter no Portal Mega Agro e na Gazeta Mercantil e atuou como editora na Zero Hora.com. Nos últimos anos apoiou o programa Low Carbon Business Action in Brazil, iniciativa da União Europeia, na organização das missões e nas atividades de comunicação.

Gabriela Almeida

Assessora de Direitos Humanos e Anticorrupção
Gabriela Almeida

Gabriela Almeida trabalha na Rede Brasil do Pacto Global há mais de seis anos e é responsável pela coordenação da Frente Temática de Direitos Humanos, tendo como atividades o engajamento das empresas, acompanhamento de planos de ação, organização de reuniões, eventos, oficinas, treinamentos, webinars e publicações, a fim de facilitar a construção e compartilhamento de conhecimento. Gabriela também é responsável pela gestão de todos os projetos no âmbito desse grupo temático, além da captação de recursos para garantir a execução. Gabriela é graduada em Relações Internacionais (Facamp), pós-graduada em Estratégia de Negócios (PUC-SP) e possui curso de Extensão em Direitos Humanos (FESPSP).

Gabriela Rozman

Assessora de capacitações
Gabriela Rozman

Gabriela Rozman é formada em Psicologia pela PUC/SP com mestrado em Psicologia Social e Cultural pela London School of Economics (LSE). Atuou no setor privado com RH e Programas de Desenvolvimento, e na consultoria de sustentabilidade Globescan. Agora no Pacto Global, tem como missão promover conhecimento sobre os ODS e capacitar indivíduos e organizações na direção da Agenda 2030.

Giuliana Moreira

Assessora de Gestão Corporativa da Água
Giuliana Moreira

Giuliana Chaves Moreira é pesquisadora associada do Pacific Institute desde março de 2017, conduzindo pesquisas e análises de gerenciamento corporativo da água no Brasil e apoiando a plataforma CEO Water Mandate, do Pacto Global, assim como a Iniciativa WASH4Work. Antes de entrar no Pacific Institute, Giuliana trabalhou na Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) em um projeto focado na expansão do uso seguro de efluentes tratados para a agricultura e agrofloresta, além de apoiar no desenvolvimento do Global Framework on Water Scarcity in Agriculture (WASAG). Ela é formada em Tecnologia em Saneamento Ambiental pelo Instituto Federal Sul-rio-grandense(IFSUL) e possui mestrado em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) no Brasil.

Marcelo Abrantes Linguitte

Head de Parcerias Estratégicas e Mobilização de Recursos
Marcelo Abrantes Linguitte

Engenheiro Civil, mestrando em Gestão Urbana (POLI-USP), especialização em Ética pela COGEAE/PUC-SP. Extensões universitárias em Responsabilidade Social, Sustentabilidade Urbana, Modelagem de Sistemas Complexos e Redes de Cooperação Produtiva. Tem atuado há mais de 25 anos com empresas e organizações não governamentais e multilaterais em diversos países. Trabalhou no Banco Safra em projetos de Reengenharia e na adequação ao Bug do Milênio. Atuou no Instituto Ethos durante nove anos, onde foi gerente de relações internacionais e institucionais, e, desde 2007, tem prestado serviços de consultoria em sustentabilidade, engajamento de stakeholders e ética junto a grandes empresas na América Latina. Em 2002, foi convidado pelo US Department of State para participar do International Visitor Leadership Program. Ajudou a estruturar a rede brasileira do Pacto Global da ONU. Foi representante do Instituto Ethos na ISO 26000 e membro do conselho de criação do ISE [B]3.

Otávio Toledo

Head de Patrocínio e Eventos
Otávio Toledo

Graduado em Administração e Marketing, tem especialização em Comercio Exterior (ESPM), curso de gestão de pessoas (Insper) e Produção de Moda (Senac). Com mais de 10 anos de experiência, trabalhou em agências com foco em eventos, experiências do consumidor com as marcas e relações públicas, assim como nas empresas Samsung e Heineken. Já realizou eventos internacionais e nacionais, como o seminário com as participações de Bill Clinton, Tony Blair e Fernando Henrique Cardoso, o Rio Faz Bem, que contou como o ex-secretário geral da ONU, Kofi Annan, Olimpíadas e Paraolimpíadas, UEFA, F1, Rock in Rio, Tomorrowland, Lollapalooza, Parada Disney no Brasil, Carnaval de Salvador, festas de São João em regiões do Nordeste, Salão do Automóvel, SPFW e muitos outros.

NOSSOS PARCEIROS

APOIADORES INSTITUCIONAIS

Grupo Boticário
MRV