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Foto da capa: Photo ID 535067. 09112012. United Nations, New York UN PhotoRick Bajornas

 

 

 

Conselho de Administração

É formado por representantes das empresas que integram a iniciativa no Brasil e é composto por um presidente, um vice-presidente e sete conselheiros, além da participação do coordenador-residente do Sistema das Nações Unidas no Brasil. O Conselho de Administração é responsável por zelar pelas diretrizes e princípios do Pacto Global, aprovar o plano estratégico, o plano de trabalho e o orçamento anual da Rede Brasileira, instituir e destituir instâncias de apoio desta, como o Comitê de Governança, o Comitê de Integridade e o Conselho Orientador (CORB), dentre outras importantes atribuições para o direcionamento da Rede Brasil do Pacto Global. Seguem abaixo os membros eleitos em 2020 para um mandato de três anos:

Rodolfo Sirol (CPFL Energia)

Presidente
Rodolfo Sirol (CPFL Energia)

Atua no setor de energia desde 2001, quando ocupava a posição de gerente ambiental na Duke Energy. Se juntou à CPFL Energia como gerente de Meio Ambiente em 2008 e, em 2011, tornou-se diretor de Meio Ambiente. Em 2016, passou a acumular a Diretoria de Sustentabilidade. Formado em Oceanografia pela Universidade Federal do Rio Grande, possui mestrado e doutorado em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa e dois MBAs, ambos pela Fundação Getulio Vargas: Estratégia e Gestão de Pessoas. Em 2014, conclui o seu pós-MBA em Inovação pela HSM e, em 2017, finalizou o programa Prince of Wales’s Business & Sustainability, da Universidade de Cambridge. Desde 2013 é membro do Conselho de Administração da ENERCAN, CERAN e Foz do Chapecó. Atualmente também é presidente da Fundação COGE.

Denise Hills (Natura)

Vice-presidente
Denise Hills (Natura)

Denise Hills é diretora global de sustentabilidade na Natura. Anteriormente, foi líder das áreas de Sustentabilidade e Negócios Inclusivos do Itaú Unibanco, responsável por iniciativas como os programas de Microcrédito e o Itaú Mulher Empreendedora. Como representante da instituição, foi eleita em 2015 vice-presidente do Comitê Brasileiro do Pacto Global (CBPG) e, entre 2017 e junho de 2019, assumiu a presidência da rede. É membro do conselho do CEBDS (Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável) e da Comissão de Estudos de Sustentabilidade para as Empresas do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC).

Ana Buchaim (B3)


Ana Buchaim (B3)

Ana Buchaim é Diretora de Pessoas, Marketing, Comunicação e Sustentabilidade da B3. Liderou os esforços de integração de pessoas resultante da fusão da Cetip com a BM&FBOVESPA e investe intensamente na evolução da cultura e gestão da empresa. Possui quase 20 anos de experiência no setor financeiro, com passagens pelo Citibank, ABN Amro e Santander antes de assumir a diretoria de recursos humanos da Cetip em 2014 e da B3 em 2017. É formada em administração pela USP, com especialização em psicanálise pelo CEP, e formação complementar em Leading Organizational Change na The University of Chicago Booth School of Business.

Carolina Learth (Santander)


Carolina Learth (Santander)

Carolina Learth é líder de Sustentabilidade do Banco Santander Brasil. Formou-se em engenharia civil pelo Mackenzie, é pós graduada em Gestão Estratégica pela USP e possui especializações diversas nas áreas de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Finanças. Participou do Programa de Liderança para a Sustentabilidade promovido pela Universidade de Cambridge. Foi professora em programas de pós-graduação em Meio Ambiente e Sustentabilidade. Possui 15 anos de experiência no tema nas áreas de operações, assuntos regulatórios e negócios sustentáveis, com ênfase no setor Financeiro. Atualmente lidera o tema de ESG no Santander Brasil, que inclui a expansão da carteira de Finanças Sustentáveis, estratégias e implementação de ações em Mudanças Climáticas e atuação na Amazônia visando a manutenção da excelência do desempenho e resultados ESG da instituição no Brasil.

Cristina Gil White (Suzano)


Cristina Gil White (Suzano)

Cristina Gil é Diretora Executiva de Sustentabilidade da Suzano, sendo responsável pelas áreas de Sustentabilidade Institucional, Meio Ambiente Florestal e Desenvolvimento Social, além do Instituto Ecofuturo.   A executiva possui sólida experiência na área, e já esteve à frente de grandes empresas e organizações sem fins lucrativos, onde ocupou cargos de diretora a vice-presidente em áreas de sustentabilidade. A executiva atuou na The Nature Conservancy (TNC), na RARE Conservation e na World Education and Development Fund (Estados Unidos), e nos últimos anos ocupou a posição de Vice-presidente de Sustentabilidade na Orbia Advance Corporation, em Nova Iorque.   Cristina Gil é mexicana, formada em licenciatura em Química pela Universidad de las Américas-Puebla (UDLAP), e possui mestrado em Estudos Ambientais pelo Instituto Tecnológico y de Estudios Superiores de Monterrey.

Fabiana De Freitas (Grupo Boticário)


Fabiana De Freitas (Grupo Boticário)

Vice Presidente Jurídico, Compliance, ESG e Assuntos Institucionais do Grupo Boticário, com mais de vinte anos de experiência profissional na área jurídica em empresas de grande porte no segmento de telecomunicações e cosméticos, atuando principalmente em indústria, franchising e varejo em geral, com foco nas áreas societária, propriedade intelectual, comercial, regulatório, tributário, M&A, entre outras. Atua como membro do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), está à frente como Coordenadora do Comitê das Indústrias da Associação Brasileira de Franchising (ABF), e ainda como membro efetivo do Comitê de Riscos e Auditoria do Grupo Boticário. Formada em Direito pela Universidade de Passo Fundo (UPF), Especialista em Gestão e Negociação Empresarial pela Universidade Luterana do Brasil em Convênio com a Universidade de Ciências Sociais e Empresariais de Buenos Aires/Argentina, MBA em Direção estratégica pela Universidade Positivo de Curitiba, cursou LLM pela Escola IBEMEC, detém pela Data Privacy Brasil curso de Privacidade e Proteção de Dados, além de outros cursos na área de gestão e negócios corporativos.

Marcia Massotti (Enel)


Marcia Massotti (Enel)

Formada em Economia pela PUC-RJ, com mestrado em Economia com ênfase em Finanças pelo IBMEC-RJ, pós-graduação em Marketing pelo IAG PUC, em Empreendedorismo pela ESPM e em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral. Está no Grupo Enel há 16 anos e há seis como diretora da área de Sustentabilidade, sendo responsável pela implementação de toda estratégia de Sustentabilidade do grupo no Brasil. Antes, atuou no mercado financeiro e no setor de telecomunicações. Desde 2017 é membro do Conselho de Administração da Rede Brasil do Pacto Global da ONU.

Marina Spínola (Fundação Dom Cabral)


Marina Spínola (Fundação Dom Cabral)

Marina Spínola é Diretora de Relações Corporativas da Fundação Dom Cabral. Ingressou na instituição em 2010, ocupando anteriormente a Diretoria de Relações Institucionais e a Diretoria de Comunicação. Também foi Chefe de Gabinete na Secretaria Geral da Presidência da República, conselheira do Conselho Nacional de Política Cultural e do Conselho Nacional de Políticas para as Mulheres. É mestre em comunicação pela UNB, com especialização em Ciências Políticas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e MBA pela Fundação Dom Cabral.

Rodrigo Figueiredo (Ambev)


Rodrigo Figueiredo (Ambev)

Rodrigo Figueiredo atua como Vice-Presidente de Sustentabilidade e Suprimentos da Ambev para SAZ (Zona América do Sul) desde agosto de 2015. Suas atribuições incluem a contratação e desenvolvimento de toda nossa cadeia de suprimentos além da estratégia e atuação em Sustentabilidade para a Companhia. Ingressou na Cervejaria Ambev em 1997 como trainee e teve experiências na área industrial, logística e de suprimentos. Foi Diretor Industrial na Rússia e Ucrânia, Diretor de Logística e Diretor de Gente & Gestão para a Europa na Bélgica. Rodrigo ursou engenharia na POLI/USP e complementou sua formação com uma especialização em Finanças pela FGV, um MBA corporativo e cursos na INSEAD Wharton e Stanford, nos EUA.

Silvia Rucks (ONU)


Silvia Rucks (ONU)

Sra. Silvia Rucks é Coordenadora Residente do Sistema Nações Unidas no Brasil desde 1º. de maio de 2021. Entre agosto de 2016 e abril de 2021, ela foi Coordenadora Residente no Chile, onde atuou também como Representante Residente do PNUD durante a primeira metade de seu mandato. Anteriormente, foi Representante Residente do PNUD no México, Coordenadora Residente na Nicarágua, Diretora de País do PNUD na Colômbia e Representante Residente Adjunta no Peru e na Argentina. A Sra. Rucks tem mais de 30 anos de experiência atuando em várias agências da ONU na Argentina, Brasil, Colômbia, Cuba, El Salvador, Guatemala, México, Nicarágua, Peru, Uruguai, bem como na Sede em Nova York. Ela trabalhou nas áreas de governança democrática, gestão de riscos e resposta a desastres, prevenção e resolução de conflitos e igualdade de gênero; e tem ampla expertise na coordenação de esforços interagenciais da ONU para assessorar governos e instituições do Estado no desenho de políticas públicas e reformas, incluindo recuperação econômica, desigualdade, migração, erradicação da pobreza e direitos dos povos indígenas. A Sra. Rucks ocupou posições de liderança no apoio ao planejamento nacional da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS), incluindo a negociação das estruturas de cooperação da ONU. Ela é cidadã do Uruguai e formada em Engenharia (Cum Laude) em Ciência da Computação e Tecnologia da Informação pela Universidad del Valle (Guatemala); foi a primeira de sua classe quando obteve seu mestrado em Administração e Gestão de Negócios pela Universidad Cetroamericana José Simeón Cañas (El Salvador) e sua pós-graduação em Administração pela Universidade de Nova York (EUA). Sra. Rucks é fluente em inglês, italiano, português e espanhol.

Conselho Orientador da Rede Brasil (CORB)

As organizações que fazem parte do Pacto Global da ONU no Brasil podem ser admitidas ao Conselho Orientador do Pacto Global (CORB), observados os requisitos e processo de entrada deste. Esta instância de apoio ao Conselho de Administração dá recomendações sobre a atuação das Plataformas de Ação (ou Frentes Temáticas), planejamento estratégico, programas e projetos, bem como outros assuntos de relevância sobre a atuação da Rede. Seus membros tem a possibilidade de atuar em todas as Plataformas de Ação (ou Frente Temáticas), bem como de candidatar-se à coordenação de uma destas, além de outros diferenciais específicos de atuação.

Albert Einstein
Alpargatas
Amaggi
Anglo American
Atvos
B3
Aegea
Ambev
Banco do Brasil
Basf
Bradesco
Braskem
BRF
BRK
Caixa
Copel
CPFL
CTG Brasil
EDP
Eletrobras
Enel
FIEMG
Instituto Ethos
FDC
Fiep
Grant Thornton
Fiesp
Furnas
Isae
Itaipu
Itau
Mattos Filho
Mosaic Fertilizantes
Machado Meyer
Microsoft
MRV
Natura
Neoenergia
Nestlé
Petrobras
Nubank
Pwc
Sabara
Sanasa
Sanofi
Pinheiro Neto Advogados
Santander
Salesforce
Sebrae MT
Siemens
SPIC Brasil
Unilever
Vivo
votorantim

Conselho Fiscal


Heloisa Belotti Bedicks

Conselheira de administração do BNDES e do grupo Mapfre. Conselheira fiscal da Braskem e da Fundação Boticário e integra o comitê de auditoria da Brasilseg. Foi diretora geral do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa - IBGC entre abril de 2001 a janeiro de 2020. Possui certificação do IBGC para Conselho de Administração, Conselho Fiscal e Comitê de Auditoria. É mestre em Administração de Empresas pela Universidade Mackenzie, graduada em Economia pela Unicamp e Ciências Contábeis pela PUC de Campinas Possui especialização em Governança Corporativa pela Yale University e em Conselhos de Administração pela Chicago University.

CFO & Operations Leader
Mônica Pires

CFO & Operations Leader dos Laboratórios de Pesquisas da IBM Brasil, India e Singapura e F&O Leader de AI da IBM Research Division. Com mais de 30 anos de experiência em empresa multinacional, tendo ocupado diversos cargos de liderança, atuando em estrutura matricial e trabalhando com equipes multidisciplinares e globais, em formato de squads, com uso de metodologias agile. Com sólida experiência em Finanças, Controles, Compliance (SOX), Preços, Impostos, M&A, integração e transformaçāo de processos globais, montagem de shared services. Nos últimos anos tem investido intensamente em Governança e Inovação, com atuação em Conselhos de Administração, Conselhos Fiscais e Comitê de Auditoria. É Coordenadora da Comissão de Inovação -IBGC e VP do Comitê de Finanças Estratégicas-AMCHAM-SP. É formada em Ciências Contábeis pela UFRJ e Direito pela Universidade Cândido Mendes. Tem MBA pela Fundação Dom Cabral com extensão pela Kellogg Management School, mestrado pela Coppead-UFRJ e formação complementar em Harvard - Leadership for Senior Executives e na Singulary University - Executive Program.


ROBERTO LAMB

É Conselheiro Fiscal na JBS e na OUROFINO, Conselheiro de Administração na CADAM S.A, é membro e coordena o Comitê de Auditoria da IRANI Papel e Embalagem e é membro do Comitê de Auditoria da BB Seguridade. Atuou como Conselheiro Fiscal em grandes empresas como MARCOPOLO, GERDAU, MARFRIG, AES TIETE, AES ELETROPAULO, COPEL, tendo presidido vários desses conselhos. Instalou e coordenou o Comitê de Auditoria Estatutário da ELETROPAULO e o da DATAPREV. Foi professor de Finanças na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) com várias publicações na área de Finanças e Governança Corporativa. Possui forte experiência em conselhos e certificação para Conselheiro Fiscal e Comitê de Auditoria do IBGC.

Secretaria

É formada por profissionais que atuam na operação do Pacto Global da ONU no Brasil.

Carlo Pereira

CEO
Carlo Pereira

Carlo tem mais de 20 anos de experiência em sustentabilidade e relações institucionais. No Pacto Global da ONU, é membro do Conselho Regional das Redes da América Latina. Também é membro de conselhos de administração de empresas. Graduado em Química, tem mestrado em Ciência (Universidade de São Paulo), MBA (University of Lüneburg) em sustentabilidade, assim como especialização em liderança internacional pela GIZ na Alemanha.

Ana Luiza Aranha

Gerente Anticorrupção
Ana Luiza Aranha

Doutora e Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais, Ana já atuou como pesquisadora do Centro de Política e Economia do Setor Público e professora na Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP). Foi também pesquisadora da Transparência Internacional - Brasil, para o desenvolvimento do seu Centro de Conhecimento Anticorrupção. Suas experiências internacionais incluem pesquisadora visitante no Centre for the Study of Democratic Institutions da University of British Columbia (UBC, Canadá), estágio na International Anti-Corruption Academy (IACA, Áustria) e voluntária da Cruz Vermelha Canadense. Ganhadora do Prêmio nacional Construindo a Igualdade de Gênero (2010) e do Youth Research Edge Competition (2018), da OCDE. Bacharel e Licenciada em Ciências Sociais pela UFMG e certificada em Gestão de Projetos pela UBC.

Camila Valverde

Diretora de Impacto
Camila Valverde

Camila possui ampla experiência no setor privado, tendo ocupado posições de liderança na área de Sustentabilidade, Responsabilidade Social, Relações Governamentais e Operações em diferentes regiões do país. Ao longo de 25 anos de carreira profissional, desenvolveu e implementou projetos de impacto na área de Direitos Humanos relacionados à capacitação e inserção de jovens no mercado de trabalho e do empoderamento econômico feminino através de uma iniciativa empresarial pioneira denominada Movimento Mulher 360. Já na área ambiental, atuou no desenvolvimento de ferramentas para pecuária sustentável no varejo e em articulação e implementação Logística Reversa de Resíduos Sólidos em parceria com diversos atores nacionais. De origem baiana, Administradora de Empresa, Especialista em Administração de Serviço pela Universidade Federal da Bahia e mestranda em Desenvolvimento Regional e Urbano pela Unifacs-BA. Fundadora da ABACC – Associação Baiana de Assistência a Criança Cardiopata e membro da Coletividade – Grupos de Profissionais em Diversidade e Inclusão.

Fabiana Cerqueira

Gerente Administrativa
Fabiana Cerqueira

Formada em Relações Internacionais pela FMU, com especialização em Negociações Econômicas Internacionais pela UNESP e Pós-Graduada em Gerenciamento de Projetos pela Business School São Paulo. Possui mais de doze anos de experiência em organizações de diferentes setores, mas principalmente em corporações multinacionais, atuando nas áreas administrativa, financeira e de projetos, em atividades comerciais e sociais, em organizações como Huawei, GE, Swedish Chamber of Commerce and the Brisith Council. Na Rede Brasil do Pacto Global, atua na área administrativa e engajamento dos membros, governança e fundraising

Gabriela Otero Sartini

Coordenadora do Projeto Blue Keepers
Gabriela Otero Sartini

Geógrafa (FFLCH) e Mestre em Ciências (IEE/PROCAM) pela Universidade de São Paulo, Gabriela Otero traz em sua bagagem 13 anos de experiências em gestão integrada de resíduos sólidos. Já atuou no setor de consultoria e licenciamento ambiental e, no campo internacional, por dois anos foi assessora técnica de projeto de cooperação financiado pela Agencia Española de Cooperación Internacional y Desarrollo (AECID) nas áreas de participação, gestão e comunicação ambiental entre a USP e a Universidad Autónoma de Madrid, onde residiu por seis meses. De 2013 a 2021 foi coordenadora técnica da ABRELPE, responsável pelas publicações de conteúdo técnico, com destaque para o Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil, e gestão dos projetos de cooperação internacional com as agências de proteção da Suécia, Alemanha e Estados Unidos, além de ponto focal na Climate and Clean Air Coalition, secretariado pela ONU Meio Ambiente. Idealizou e coordenou o projeto Lixo Fora D'Água, criado em 2018 e implementado em 11 municípios brasileiros visando a prevenção ao lixo no mar por meio de diagnóstico das fontes poluidoras e aprimoramento da gestão de resíduos sólidos. 

Jaqueline de Oliveira

Coordenadora Anticorrupção
Jaqueline de Oliveira

Jornalista, pela Universidade Paulus de Comunicação (FAPCOM), especialista em gestão de projetos pelo Senac e mestra em comunicação pela Universidade Anhembi Morumbi, Jaqueline possui mais de vinte anos de carreira profissional, onde atuou em diversas áreas do setor privado com foco em comunicação digital e analógica. No setor público,  atuou por nove  anos na Prefeitura de São Paulo, com passagem pela Secretaria de Comunicação e pela Controladoria Geral do Município, onde exerceu por alguns anos o cargo de Diretora de Promoção da Ética na Coordenadoria de Promoção da Integridade com participação em diversas frentes relacionadas aos temas de ética profissional (código de conduta, assédio moral e sexual), transparência pública (lei de acesso à informação), dados abertos e governo aberto, ações anticorrupção (leis, decretos e audiências públicas), controle social, privacidade de dados pessoais (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais), programas de integridade, gestão de grupos de trabalho e atividades de formação profissional (treinamentos e palestras), bem como o desenvolvimento de políticas públicas e materiais de orientação. Com perfil multiprofissional, também cursa MBA em Marketing Digital pela Universidade Anhembi Morumbi e está no processo de tirar sua certificação em compliance (CEC) pela Escola Superior de Ética Corporativa, Negócios e Inovação (ESENI).

Maitê Padovani Leite

Gerente de Água
Maitê Padovani Leite

Maitê é uma profissional focada em sustentabilidade há 9 anos. Com passagem pelos setores de consultoria estratégica, auditoria, varejo de moda e alimentos, desenvolvendo projetos de impacto em todas as frentes do ESG, com destaque para estratégia de sustentabilidade, gestão de riscos, economia circular, impacto social e mudanças climáticas. Bióloga pela USP e pós-graduada em Inovação, Design e Estratégia pela ESPM, integra conhecimento técnico à visão de negócios, engajando diferentes públicos em prol do desenvolvimento sustentável. Nascida e criada na periferia de São Paulo, Maitê é voluntária nas causas de educação e empregabilidade desde 2013, atuando como palestrante sobre sustentabilidade, mercado de trabalho e carreiras na área para jovens profissionais de universidades públicas, como USP e Universidade Federal de Campina Grande, também atuando como mentora do Programa de Liderança da ABRAPS - Associação Brasileira dos Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável. Ativista nas temáticas de gênero, raça e proteção animal, atualmente é tutora de 3 gatos resgatados.

Gabriela Rozman

Gerente de Conhecimento
Gabriela Rozman

Gabriela Rozman é formada em Psicologia pela PUC/SP com mestrado em Psicologia Social e Cultural pela London School of Economics (LSE). Atuou no setor privado com RH e Programas de Desenvolvimento, e na consultoria de sustentabilidade Globescan. Agora no Pacto Global, tem como missão promover conhecimento sobre os ODS e capacitar indivíduos e organizações na direção da Agenda 2030.

Karla Rondon Prado

Gerente de Comunicação
Karla Rondon Prado

Jornalista com MBA em Marketing Digital pela FGV e 30 anos de experiência em Comunicação, sendo especialista em planejamento estratégico de Comunicação 360 e planejamento estratégico digital. Atuou por mais de 20 anos em redações de grandes jornais, de repórter a editora executiva. Passou por agências multinacionais, como head de times de PR para clientes corporativos como Coca-Cola, Globo P&SD, Spotify e Faber-Castell. Também foi gerente de contas e projetos como ONG Repórter Brasil e Surdos Que Ouvem, do Facebook Community Leadership Program. Na L’Oréal, atuou na Pesquisa & Inovação e na área de Media & Influence, liderando estratégias de Comunicação Externa e agenda de reputação, em temas institucionais como Sustentabilidade, sendo responsável por implementar a campanha de PR de L'Oréal Para o Futuro no Brasil; Diversidade & Inclusão; programa Para Mulheres na Ciência; e Beauty Tech.

Lígia Ramos

Coordenadora de Engajamento da Iniciativa Science Based Targets (SBTi) para América Latina
Lígia Ramos

Bacharel em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e pós-graduada em Sociologia pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Lígia atua desde 2007 na agenda de sustentabilidade corporativa, especialmente em projetos de mudanças climáticas, indicadores e índices de sustentabilidade, compras sustentáveis, sustentabilidade na cadeia de valor, investimento social privado e desenvolvimento territorial. Antes de ingressar na equipe da RBPG/SBTi, fez parte das equipes do Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getulio Vargas (FGVces) e do Banco Santander. Também já atuou como consultora independente.

Pedro Augusto

Coordenador de Adesão e Engajamento
Pedro Augusto

Pedro é administrador pela USP e pós-graduando em Gestão Estratégica para a Sustentabilidade na FIA-USP. Possui 6 anos de experiência no campo de empreendedorismo social. Nos últimos 4 anos, trabalhou no Sistema B como responsável pela Certificação B e projetos de mensuração de impacto. Hoje atua como Coordenador de Adesão e Engajamento na Rede Brasil do Pacto Global.

Otavio Toledo

Head de Comunicação, Marketing e Eventos
Otavio Toledo

Graduado em Administração e Marketing com especialização em Comércio Exterior pela ESPM, possui curso de gestão de pessoas no Insper e Produção de Moda pelo Senac. Durante mais de 10 anos, trabalhou em agências com foco em eventos, experiências do consumidor com marcas e PR. Tem experiências recentes nas empresas Samsung e Heineken. Já realizou campanhas e eventos internacionais e nacionais de diferentes temas, como esporte, música, festas regionais. Também trabalhou em eventos com viés econômico/político, como seminário com participação de Bill Clinton, Tony Blair e Fernando Henrique Cardoso, e Rio Faz Bem, campanha que teve a participação do ex-secretário-geral da ONU Kofi Annan no Brasil. Coordenou comitivas brasileiras nos dois principais eventos das Nações Unidas: UNGA e HLPF, além de ser membro do Comitê Executivo do Afro Presença. Realizou também as Olimpíadas e Paraolimpíadas, UEFA, F1, Rock in Rio, Tomorrowland, Lollapalooza, Parada Disney no Brasil, Carnaval de Salvador, São João em regiões do Nordeste, Salão do Automóvel, SPFW e muitos outros.

Comitê de Governança

Daniela Sandoval


Daniela Sandoval

Daniela Sandoval, Vice-Presidente de Assuntos Corporativos e Regulação da BRK Ambiental, atuou em posições de liderança e conselhos nos setores de saneamento, energia e petroquímico. É também VP da ABCON-Associação de Empresas Privadas de Saneamento, Membro do Conselho de Orientação de Saneamento Básico-COSB da ARSESP, do Conselho Consultivo da ABDIB e da Comissão Especial de Competitividade Jurídica e Econômica da OAB. Daniela tem formação em Direito pela Universidade de São Paulo, LL.M pela New York University, CORe em administração pela HBX - Harvard Business School e Certificação em Compliance (CCEP) da CCB.

Juliana Ramalho


Juliana Ramalho

Juliana Ramalho Monteiro é sócia do escritório Mattos Filho e há 20 anos atua com associações e fundações, com vasta experiência em consultoria societária, administrativa, contratual, tributária e previdenciária. Estuda a relação entre direitos humanos e empresas desde 2007 e, atualmente, assessora empresas no aprimoramento de suas políticas e ações relacionadas a questões ASG (ambientais, sociais e de governança). É formada em Direito pela Pontifica Universidade Católica de São Paulo, especialista em Direito Tributário pela mesma instituição e mestre pela Universidade de Columbia, nos Estados Unidos.

Reynaldo Goto


Reynaldo Goto

Engenheiro Mecatrônico formado pela Escola Politécnica da USP, pós graduado em Marketing (ESPM) e Finanças (FGV). MBA internacional em Berlim (ESMT). Atuou por mais de 20 anos na Siemens em diversas funções incluindo Engenharia, Logística, Estratégia e Regulatório. Foi CEO da Iriel Industria e Comércio Ltda. Chief Compliance Officer da BRF desde Agosto de 2018. Foi membro e coordenador da Plataforma de Ação Anticorrupção da Rede Brasil do Pacto Global de 2015-2018 e coordenador do Comitê de Governança em 2019-2020. Membro do Board do FGV Ethics.

Leandro Ardito


Leandro Ardito

Leandro Ardito é Sócio de Auditoria da PwC Brasil e Líder de Responsabilidade Corporativa. Membro do grupo técnico Global da PwC, Leandro também é o líder técnico para temas IFRS da PwC Brasil. Iniciou sua carreira na PwC em 1992 e sua experiência profissional na Firma inclui a liderança das operações da PwC Brasil na Região Nordeste entre 2017 e 2019. Além das atividades como sócio de auditoria, Leandro lidera as iniciativas relacionadas ao investimento social e estratégias ambientais, inseridas no contexto de Impacto Social da PwC Brasil. Como parte destas atividades, também lidera a implementação no Brasil do compromisso global "PwC Net Zero 2030".

Comitê de Integridade

André Gustavo de Oliveira


André Gustavo de Oliveira

Andre Gustavo de Oliveira, Diretor Jurídico, Chief Compliance Officer e Data Protection Officer do Grupo BASF na América do Sul. 25 anos de experiência no ambiente empresarial, compondo conselhos de empresas, bem como de sindicatos e de associações setoriais. Membro efetivo do Instituto dos Advogados de São Paulo. Presidente da Rede Brasil do Pacto Global 2015/2017 e co-chair do pilar anticorrupção do B-20 (Alemanha) 2017/2018.

Roberto Medeiros dos Santos


Roberto Medeiros dos Santos

Roberto Medeiros dos Santos é graduado em Direito e pós-graduado em Administração de Recursos Humanos pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, além de possuir MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Dom Cabral e também pela Fundação Getúlio Vargas. Tem curso de formação de conselheiros pelo IBGC, sendo associado do Instituto. Exerceu a advocacia a partir de 1996, atuando nas áreas de direito tributário, comercial, administrativo e financeiro. Lecionou disciplinas de Direito e Administração em Universidades do Rio Grande do Norte entre 2003 e 2008. A partir de 2004 ingressou no Grupo Neoenergia como gerente jurídico da Cosern, uma das distribuidoras de energia do Grupo. Em 2014 assumiu a Superintendência Corporativa de Compliance da Neoenergia, sendo responsável pela criação e implantação do Programa de Integridade do Grupo.

Thiago Spercel


Thiago Spercel

Thiago Spercel é Doutor, Mestre e Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Mestre em Direito pela Columbia Law School (LL.M.). Tem pós-graduação em Administração de Empresa pela Fundação Getúlio Vargas – FGV/SP. É membro da Society of Corporate Compliance and Ethics (SCCE) e certificado pela mesma instituição como Certified Compliance and Ethics Professional (CCEP). É membro do Comitê de Integridade da Rede Brasil, do Pacto Global da Organizações das Nações Unidas. É advogado em São Paulo e sócio do escritório Machado Meyer Sendacz e Ópice Advogados. Foi consultor (counsel) do escritório Simpson Thacher & Bartlett LLP em Nova Iorque e São Paulo.

Norman Arruda Filho


Norman Arruda Filho

Norman Arruda Filho é Presidente do Instituto Superior de Administração e Economia – ISAE Escola de Negócios, conveniada à Fundação Getulio Vargas. Possui doutorado em Gestão Comercial Aplicada pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa, ISCTE, Portugal (2012). Atualmente, compõe o Comitê de Governança da Rede Brasil do Pacto Global e é um entusiasta da educação executiva no Brasil. Ele fez parte do grupo que criou os Princípios das Nações Unidas para a Educação Executiva Responsável (PRME), diretrizes que norteiam a gestão de mais de 800 escolas de negócios em todo o mundo. Integra o Conselho Global do PRME e atua como conselheiro de várias instituições nacionais e internacionais. Em 2019 foi eleito como membro da Academia Brasileira de Ciências da Administração. Em 2020, foi premiado como “Educador de Gestão Responsável do Ano” pelo CEEMAN Champions Award.

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