Confira os documentos que registram as práticas de governança do Instituto Rede Brasil do Pacto Global: 

Sua organização já faz parte do Pacto Global da ONU Brasil e deseja se associar ao Instituto? Envie sua solicitação aqui

Ficou com dúvidas? Acesse as Perguntas Frequentes.

Foto da capa: Photo ID 535067. 09112012. United Nations, New York UN PhotoRick Bajornas

 

 

 

Conselho de Administração

É formado por representantes das empresas que integram a iniciativa no Brasil e é composto por um presidente, um vice-presidente e sete conselheiros, além da participação do coordenador-residente do Sistema das Nações Unidas no Brasil. O Conselho de Administração é responsável por zelar pelas diretrizes e princípios do Pacto Global, aprovar o plano estratégico, o plano de trabalho e o orçamento anual, instituir e destituir instâncias de apoio desta, como o Comitê de Governança, o Comitê de Integridade e o Conselho Orientador (CORB), dentre outras importantes atribuições para o direcionamento do Pacto Global da ONU no Brasil. Seguem abaixo os membros eleitos em 2023 para um mandato de três anos:

Rachel de Oliveira Maia (RM Consulting)

Presidente
Rachel de Oliveira Maia (RM Consulting)

Ex-CEO da Lacoste S.A. (Brasil), começou sua carreira como controladora financeira sênior na Seven Eleven, onde desenvolveu suas habilidades analíticas e de liderança como gerente júnior. Atuou Novartis Pharmacy, Tiffany & Co., foi CEO da Pandora Brasil. Como uma CEO negra, Rachel representou menos de 1% dos CEOs do Brasil e serve de inspiração para muitas mulheres e pessoas negras na América Latina. Formada em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário FMU, possui MBA pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), concluiu um curso em Negociação e Liderança por meio do Programa de Educação Executiva da Harvard Business School e Treinamento Geral de Gerenciamento na Universidade de Victoria, na Colúmbia Britânica, Canadá. Hoje, ocupa cargos em instituições filantrópicas, faz parte da diretoria do Grupo de Mulheres Brasil, é embaixadora do Projeto Guri, e da Fundação Maria Solto Vidigal. Em 2018, fundou o INSTITUTO CAPACITA-ME, que capacita maiores de 18 anos, promovendo a educação e a empregabilidade de estudantes e profissionais em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Também atua como Conselheira Administrativa no Banco do Brasil, Vale e CVC Corp., tendo atuado como Consultora de D&I no Carrefour, atém de ter sido Conselheira Administrativa do Grupo Soma.

Ana Lucia Pedro Fontes (Rede Mulher Empreendedora)

Vice-Presidente
Ana Lucia Pedro Fontes (Rede Mulher Empreendedora)

Ana Fontes é empreendedora social, fundadora da Rede Mulher Empreendedora (RME), primeira e maior rede de apoio a empreendedoras do Brasil, que já impactou a vida de mais de 10,5 milhões de mulheres — e do Instituto RME. Foi eleita uma das mulheres mais poderosas do Brasil pela Revista Forbes Brasil em 2019 e capa da edição sobre diversidade, inclusão e equidade em 2022. É também Delegada Líder do Brasil no W20 - grupo de engajamento do G20. Membro do Conselho da Seguros Unimed, do Instituto Avon, da Plan International, da UAM/Grupo Ânima e Pacto Global da ONU no Brasil. Em março de 2022, lançou seu primeiro livro, “Negócios: um assunto de mulheres - A força transformadora do empreendedorismo feminino”

Carla Smith de Vasconcellos Crippa (Ambev)


Carla Smith de Vasconcellos Crippa (Ambev)

Carla Crippa é vice-presidente de Impacto Positivo e Relações Corporativas da Ambev para América do Sul. Entre os projetos liderados por ela estão a criação da água AMA, negócio social que busca ajudar a resolver o problema da falta de acesso à água potável no país; o VOA, maior programa de voluntariado corporativo do Brasil; as iniciativas da companhia durante a pandemia, além dos compromissos de Diversidade, Equidade e Inclusão. 

Carolina Learth (Santander)


Carolina Learth (Santander)

Carolina Learth é líder de Sustentabilidade do Banco Santander Brasil. Formou-se em engenharia civil pelo Mackenzie, é pós graduada em Gestão Estratégica pela USP e possui especializações diversas nas áreas de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Finanças. Participou do Programa de Liderança para a Sustentabilidade promovido pela Universidade de Cambridge. Foi professora em programas de pós-graduação em Meio Ambiente e Sustentabilidade. Possui 15 anos de experiência no tema nas áreas de operações, assuntos regulatórios e negócios sustentáveis, com ênfase no setor Financeiro. Atualmente lidera o tema de ESG no Santander Brasil, que inclui a expansão da carteira de Finanças Sustentáveis, estratégias e implementação de ações em Mudanças Climáticas e atuação na Amazônia visando a manutenção da excelência do desempenho e resultados ESG da instituição no Brasil.

Jorge Soto (Braskem)


Jorge Soto (Braskem)

Diretor de Desenvolvimento Sustentável da Braskem SA desde 2009. Professor do Curso de Mestrado Professional em Desenvolvimento Sustentável da EASP/FGV desde 2016. Desde 2011, Líder da Força-Tarefa de Advocacy em Energia e Mudanças Climáticas do ICCA (Conselho Internacional de Associações da Indústria Química). Desde 2020, co-líder do Grupo de Trabalho que está desenvolvendo um novo padrão internacional sobre Terminologia, Princípios e Guia para a implementação da Economia Circular na ISO. Presidente da Rede do Pacto Global no Brasil em 2013 e 2014. Co-presidente do Comitê Técnico da ISO que desenvolveu a norma ISO 20400, Compras Sustentáveis, entre 2013 e 2017. Engenheiro Químico pela UFBa. Mestre em Engenharia Química e PhD em Planejamento Ambiental pela COPPE/UFRJ.

Juliana Vansan (Grupo Boticário)


Juliana Vansan (Grupo Boticário)

Diretora Executiva de Assuntos Institucionais e Comunicação do Grupo Boticário, é formada em Relações Públicas pela PUC Campinas e tem MBA em Gestão Estratégica na Fundação Getúlio Vargas. Juliana tem mais de 21 anos de experiência na área de Relações Governamentais, Comunicação Corporativa, Regulatório e Sustentabilidade e ocupou posições estratégicas em empresas como Mondelez International, HEINEKEN do Brasil e Kraft Heinz.

Luciana Nicola (Itaú Unibanco)


Luciana Nicola (Itaú Unibanco)

Luciana Nicola é Diretora no Grupo Itaú Unibanco desde 2022. Ocupou diversos cargos no Grupo Itaú Unibanco, incluindo o de Superintendente de Relações Institucionais, Sustentabilidade e Novos Negócios e Superintendente de Relações Governamentais e Institucionais. Foi também Membro do Conselho Diretor da Associação Junior Achievement do Estado de São Paulo. É bacharel em Direito pela Universidade São Judas Tadeu, São Paulo, Brasil; pós-graduada em Semiótica da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), São Paulo, Brasil e em Liderança e Gestão Pública pelo Centro de Liderança Pública – CLP e Pós-graduada Center on the Legal Profession da Harvard Business School, Cambridge, Massachusetts, EUA.

Paula Matos Marques Simões (Fundação Dom Cabral)


Paula Matos Marques Simões (Fundação Dom Cabral)

Vice-Presidente Executiva da Fundação Dom Cabral, a partir de janeiro 2021, responsável pela área de Conhecimento e Aprendizagem, que inclui Desenvolvimento e Professores, Educação e Inovação. Possui doutorado em Gestão da Mudança Organizacional, por Newcastle University – UK e é mestre em Mercadologia e Administração Estratégica, pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Paula Simões atuou como Gerente Executiva de Desenvolvimento e Professores e como Professora da Fundação Dom Cabral, na área de Marketing. Paula atuou também como Gerente Executiva de Programas de MBA e Mestrado na FDC. Em diversas instituições de ensino, atuou como responsável de departamento, instrutora de cursos e orientadora de projetos de pesquisa, tais como: IBMEC - Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais, Fundação João Pinheiro – FJP, Faculdade de Ciências Humanas de Pedro Leopoldo – FPL. Possui experiência na realização de diagnóstico e consultoria organizacional, com ênfase na área mercadológica, incluindo planejamento e coordenação de campanhas de fidelização de clientes, implantação de projetos de qualidade de atendimento e estruturação da área de Marketing.  

Suelma Rosa (Unilever)


Suelma Rosa (Unilever)

É responsável por reputação de multi-stakeholders na Unilever no Brasil e América Latina. Estão sob sua gestão agendas importantes da companhia, como a de gestão de riscos. Atua como sponsor do Grupo de Afinidade proUd e do Fundo Afrolever. Faz parte do Conselho de Sustentabilidade da marca Mãe Terra e é líder de políticas públicas do Movimento Jovens do Brasil, co-criado pela Unilever e outras empresas para aproximar a juventude de boas oportunidades. Suelma é percebida pelo mercado como especialista em conectar pessoas, agendas e organizações com competência e empatia, além provocar reflexões complexas e profundas sobre temas fundamentais. Recentemente foi convidada a participar como articulista da Diversity box e também como mentora do TOP2You. É membro do Conselho de Reputação do Ipsos Reputation, da ABBI - Associação Brasileira de Bioinovação, e da ABIA – Associação Brasileira das Indústrias Alimentícias. Também tem cadeira ativa no CORB - Conselho Orientador da Rede Brasil do Pacto Global e no conselho consultivo do Instituto Desvelando Oris e é curadora no “The Global Shaper Hub”, do Fórum Econômico Mundial.  Suelma é doutora pelo Departamento de Ciência Política da Universidade de Pantheòn – Sorbonne, em Paris, mestre em Política Internacional e Comparada e bacharel em Relações Internacionais pela UnB, entre outras especializações, e desde 2005, coordena e leciona em programas de graduação e pós-graduação no Brasil e exterior.

Silvia Rucks (ONU)

Convidada
Silvia Rucks (ONU)

Sra. Silvia Rucks é Coordenadora Residente do Sistema Nações Unidas no Brasil desde 1º. de maio de 2021. Entre agosto de 2016 e abril de 2021, ela foi Coordenadora Residente no Chile, onde atuou também como Representante Residente do PNUD durante a primeira metade de seu mandato. Anteriormente, foi Representante Residente do PNUD no México, Coordenadora Residente na Nicarágua, Diretora de País do PNUD na Colômbia e Representante Residente Adjunta no Peru e na Argentina. A Sra. Rucks tem mais de 30 anos de experiência atuando em várias agências da ONU na Argentina, Brasil, Colômbia, Cuba, El Salvador, Guatemala, México, Nicarágua, Peru, Uruguai, bem como na Sede em Nova York. Ela trabalhou nas áreas de governança democrática, gestão de riscos e resposta a desastres, prevenção e resolução de conflitos e igualdade de gênero; e tem ampla expertise na coordenação de esforços interagenciais da ONU para assessorar governos e instituições do Estado no desenho de políticas públicas e reformas, incluindo recuperação econômica, desigualdade, migração, erradicação da pobreza e direitos dos povos indígenas. A Sra. Rucks ocupou posições de liderança no apoio ao planejamento nacional da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS), incluindo a negociação das estruturas de cooperação da ONU. Ela é cidadã do Uruguai e formada em Engenharia (Cum Laude) em Ciência da Computação e Tecnologia da Informação pela Universidad del Valle (Guatemala); foi a primeira de sua classe quando obteve seu mestrado em Administração e Gestão de Negócios pela Universidad Cetroamericana José Simeón Cañas (El Salvador) e sua pós-graduação em Administração pela Universidade de Nova York (EUA). Sra. Rucks é fluente em inglês, italiano, português e espanhol.

Conselho Orientador da Rede Brasil (CORB)

As organizações que fazem parte do Pacto Global da ONU no Brasil podem ser admitidas ao Conselho Orientador do Pacto Global (CORB), observados os requisitos e processo de entrada deste. Esta instância de apoio ao Conselho de Administração dá recomendações sobre a atuação das Plataformas de Ação (ou Frentes Temáticas), planejamento estratégico, programas e projetos, bem como outros assuntos de relevância sobre a atuação da Rede. Seus membros tem a possibilidade de atuar em todas as Plataformas de Ação (ou Frente Temáticas), bem como de candidatar-se à coordenação de uma destas, além de outros diferenciais específicos de atuação.

Aegea
Albert Einstein
Alpargatas
Amaggi
Ambev
Ambipar
Anglo American
Atvos
B3
Banco do Brasil
Basf
Be Fly
Bradesco
Braskem
BRF
BRK
Caixa
Copel
CPFL
CTG Brasil
EDP
Eletrobras
Enel
FDC
FIEMG
Fiep
Fiesp
Furnas
Grant Thornton
Instituto Ethos
Isae
Itaipu
Itau
Machado Meyer
Mattos Filho
Microsoft
Mosaic Fertilizantes
MRV
Natura
Neoenergia
Nestlé
Nubank
Petrobras
Pinheiro Neto Advogados
Pwc
Sabara
Sanasa
Sanofi
Santander
Salesforce
Sebrae MT
Siemens
SPIC Brasil
Unilever
Vivo
votorantim

Conselho Fiscal


Heloisa Belotti Bedicks

Conselheira de administração do BNDES e do grupo Mapfre. Conselheira fiscal da Braskem e da Fundação Boticário e integra o comitê de auditoria da Brasilseg. Foi diretora geral do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa - IBGC entre abril de 2001 a janeiro de 2020. Possui certificação do IBGC para Conselho de Administração, Conselho Fiscal e Comitê de Auditoria. É mestre em Administração de Empresas pela Universidade Mackenzie, graduada em Economia pela Unicamp e Ciências Contábeis pela PUC de Campinas Possui especialização em Governança Corporativa pela Yale University e em Conselhos de Administração pela Chicago University.


Mônica Pires

CFO & Operations Leader dos Laboratórios de Pesquisas da IBM Brasil, India e Singapura e F&O Leader de AI da IBM Research Division. Com mais de 30 anos de experiência em empresa multinacional, tendo ocupado diversos cargos de liderança, atuando em estrutura matricial e trabalhando com equipes multidisciplinares e globais, em formato de squads, com uso de metodologias agile. Com sólida experiência em Finanças, Controles, Compliance (SOX), Preços, Impostos, M&A, integração e transformaçāo de processos globais, montagem de shared services. Nos últimos anos tem investido intensamente em Governança e Inovação, com atuação em Conselhos de Administração, Conselhos Fiscais e Comitê de Auditoria. É Coordenadora da Comissão de Inovação -IBGC e VP do Comitê de Finanças Estratégicas-AMCHAM-SP. É formada em Ciências Contábeis pela UFRJ e Direito pela Universidade Cândido Mendes. Tem MBA pela Fundação Dom Cabral com extensão pela Kellogg Management School, mestrado pela Coppead-UFRJ e formação complementar em Harvard - Leadership for Senior Executives e na Singulary University - Executive Program.


Roberto Lamb

É Conselheiro Fiscal na JBS e na OUROFINO, Conselheiro de Administração na CADAM S.A, é membro e coordena o Comitê de Auditoria da IRANI Papel e Embalagem e é membro do Comitê de Auditoria da BB Seguridade. Atuou como Conselheiro Fiscal em grandes empresas como MARCOPOLO, GERDAU, MARFRIG, AES TIETE, AES ELETROPAULO, COPEL, tendo presidido vários desses conselhos. Instalou e coordenou o Comitê de Auditoria Estatutário da ELETROPAULO e o da DATAPREV. Foi professor de Finanças na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) com várias publicações na área de Finanças e Governança Corporativa. Possui forte experiência em conselhos e certificação para Conselheiro Fiscal e Comitê de Auditoria do IBGC.

Diretoria

É formada por profissionais que atuam na operação do Pacto Global da ONU no Brasil.

Carlo Pereira

CEO
Carlo Pereira

Carlo tem mais de 20 anos de experiência em sustentabilidade e relações institucionais. No Pacto Global da ONU, é membro do Conselho Regional das Redes da América Latina. Também é membro de conselhos de administração de empresas. Graduado em Química, tem mestrado em Ciência (Universidade de São Paulo), MBA (University of Lüneburg) em sustentabilidade, assim como especialização em liderança internacional pela GIZ na Alemanha.

Camila Valverde

Diretora de Impacto (COO)
Camila Valverde

Camila possui ampla experiência no setor privado, tendo ocupado posições de liderança na área de Sustentabilidade, Responsabilidade Social, Relações Governamentais e Operações em diferentes regiões do país. Ao longo de 25 anos de carreira profissional, desenvolveu e implementou projetos de impacto na área de Direitos Humanos relacionados à capacitação e inserção de jovens no mercado de trabalho e do empoderamento econômico feminino através de uma iniciativa empresarial pioneira denominada Movimento Mulher 360. Já na área ambiental, atuou no desenvolvimento de ferramentas para pecuária sustentável no varejo e em articulação e implementação Logística Reversa de Resíduos Sólidos em parceria com diversos atores nacionais. De origem baiana, Administradora de Empresa, Especialista em Administração de Serviço pela Universidade Federal da Bahia e mestranda em Desenvolvimento Regional e Urbano pela Unifacs-BA. Fundadora da ABACC – Associação Baiana de Assistência a Criança Cardiopata e membro da Coletividade – Grupos de Profissionais em Diversidade e Inclusão.

Fabiana Cerqueira

Diretora de Operações e Governança (CAO)
Fabiana Cerqueira

Formada em Relações Internacionais, com especialização em Negociações Econômicas Internacionais pelo programa San Tiago Dantas (UNESP, UNICAMP, PUC-SP), pós-graduada em Gerenciamento de Projetos pela Business School São Paulo e Certificada pelo Programa de Desenvolvimento de Dirigentes do Terceiro Setor pela Fundação Dom Cabral, possui mais de 19 anos de experiência em organizações de diferentes setores, mas principalmente em corporações multinacionais, como Huawei, Arcca, GE, Câmara Sueca e Conselho Britânico, atuando nas áreas administrativa, financeira, projetos, recursos humanos, governança e assuntos internacionais, não só na vertente comercial, mas também na dimensão social, apoiando e construindo relações duradouras com governos locais, instituições privadas e ONGs em projetos transversais como Educação, Saúde, Meio Ambiente, Infraestrutura, Empreendedorismo Social, Missões Empresariais e Diplomáticas.

Otavio Toledo

Diretor de Relações Institucionais (CMO)
Otavio Toledo

Graduado em Administração e Marketing com especialização em Comércio Exterior pela ESPM, possui curso de gestão de pessoas no Insper e Produção de Moda pelo Senac. Durante mais de 10 anos, trabalhou em agências com foco em eventos, experiências do consumidor com marcas e PR. Tem experiências recentes nas empresas Samsung e Heineken. Já realizou campanhas e eventos internacionais e nacionais de diferentes temas, como esporte, música, festas regionais. Também trabalhou em eventos com viés econômico/político, como seminário com participação de Bill Clinton, Tony Blair e Fernando Henrique Cardoso, e Rio Faz Bem, campanha que teve a participação do ex-secretário-geral da ONU Kofi Annan no Brasil. Coordenou comitivas brasileiras nos dois principais eventos das Nações Unidas: UNGA e HLPF, além de ser membro do Comitê Executivo do Afro Presença. Realizou também as Olimpíadas e Paraolimpíadas, UEFA, F1, Rock in Rio, Tomorrowland, Lollapalooza, Parada Disney no Brasil, Carnaval de Salvador, São João em regiões do Nordeste, Salão do Automóvel, SPFW e muitos outros.

Rodrigo Favetta

Diretor financeiro (CFO)
Rodrigo Favetta

Graduado em engenharia química pela Poli-USP, possui 12 anos de experiência no mercado financeiro em instituições como XP Inc. e Banco Votorantim, atuando no planejamento e estruturação de produtos financeiros, estratégia para captação de recursos - fundos de investimentos, fundos de previdência, fundos imobiliários, ativos de renda fixa, renda variável e seguros - corporate, private and investment banking, desenvolvimento de novos negócios e governança corporativa. Participou da reestruturação comercial do Hopi Hari, Santa Edwiges, turn around do Banco Votorantim e da criação da XP Empresas, frente da XP Inc. para pessoas jurídicas.

Comitê de Governança

Daniela Sandoval


Daniela Sandoval

Daniela Sandoval, Vice-Presidente de Assuntos Corporativos e Regulação da BRK Ambiental, atuou em posições de liderança e conselhos nos setores de saneamento, energia e petroquímico. É também VP da ABCON-Associação de Empresas Privadas de Saneamento, Membro do Conselho de Orientação de Saneamento Básico-COSB da ARSESP, do Conselho Consultivo da ABDIB e da Comissão Especial de Competitividade Jurídica e Econômica da OAB. Daniela tem formação em Direito pela Universidade de São Paulo, LL.M pela New York University, CORe em administração pela HBX - Harvard Business School e Certificação em Compliance (CCEP) da CCB.

Juliana Ramalho


Juliana Ramalho

Juliana Ramalho Monteiro é sócia do escritório Mattos Filho e há 20 anos atua com associações e fundações, com vasta experiência em consultoria societária, administrativa, contratual, tributária e previdenciária. Estuda a relação entre direitos humanos e empresas desde 2007 e, atualmente, assessora empresas no aprimoramento de suas políticas e ações relacionadas a questões ASG (ambientais, sociais e de governança). É formada em Direito pela Pontifica Universidade Católica de São Paulo, especialista em Direito Tributário pela mesma instituição e mestre pela Universidade de Columbia, nos Estados Unidos.

Reynaldo Goto


Reynaldo Goto

Engenheiro Mecatrônico formado pela Escola Politécnica da USP, pós graduado em Marketing (ESPM) e Finanças (FGV). MBA internacional em Berlim (ESMT). Atuou por mais de 20 anos na Siemens em diversas funções incluindo Engenharia, Logística, Estratégia e Regulatório. Foi CEO da Iriel Industria e Comércio Ltda. Chief Compliance Officer da BRF desde Agosto de 2018. Foi membro e coordenador da Plataforma de Ação Anticorrupção da Rede Brasil do Pacto Global de 2015-2018 e coordenador do Comitê de Governança em 2019-2020. Membro do Board do FGV Ethics.

Leandro Ardito


Leandro Ardito

Leandro Ardito é Sócio de Auditoria da PwC Brasil e Líder de Responsabilidade Corporativa. Membro do grupo técnico Global da PwC, Leandro também é o líder técnico para temas IFRS da PwC Brasil. Iniciou sua carreira na PwC em 1992 e sua experiência profissional na Firma inclui a liderança das operações da PwC Brasil na Região Nordeste entre 2017 e 2019. Além das atividades como sócio de auditoria, Leandro lidera as iniciativas relacionadas ao investimento social e estratégias ambientais, inseridas no contexto de Impacto Social da PwC Brasil. Como parte destas atividades, também lidera a implementação no Brasil do compromisso global "PwC Net Zero 2030".

Comitê de Integridade

André Gustavo de Oliveira


André Gustavo de Oliveira

Andre Gustavo de Oliveira, Diretor Jurídico, Chief Compliance Officer e Data Protection Officer do Grupo BASF na América do Sul. 25 anos de experiência no ambiente empresarial, compondo conselhos de empresas, bem como de sindicatos e de associações setoriais. Membro efetivo do Instituto dos Advogados de São Paulo. Presidente da Rede Brasil do Pacto Global 2015/2017 e co-chair do pilar anticorrupção do B-20 (Alemanha) 2017/2018.

Roberto Medeiros dos Santos


Roberto Medeiros dos Santos

Roberto Medeiros dos Santos é graduado em Direito e pós-graduado em Administração de Recursos Humanos pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, além de possuir MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Dom Cabral e também pela Fundação Getúlio Vargas. Tem curso de formação de conselheiros pelo IBGC, sendo associado do Instituto. Exerceu a advocacia a partir de 1996, atuando nas áreas de direito tributário, comercial, administrativo e financeiro. Lecionou disciplinas de Direito e Administração em Universidades do Rio Grande do Norte entre 2003 e 2008. A partir de 2004 ingressou no Grupo Neoenergia como gerente jurídico da Cosern, uma das distribuidoras de energia do Grupo. Em 2014 assumiu a Superintendência Corporativa de Compliance da Neoenergia, sendo responsável pela criação e implantação do Programa de Integridade do Grupo.

Thiago Spercel


Thiago Spercel

Thiago Spercel é Doutor, Mestre e Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Mestre em Direito pela Columbia Law School (LL.M.). Tem pós-graduação em Administração de Empresa pela Fundação Getúlio Vargas – FGV/SP. É membro da Society of Corporate Compliance and Ethics (SCCE) e certificado pela mesma instituição como Certified Compliance and Ethics Professional (CCEP). É membro do Comitê de Integridade da Rede Brasil, do Pacto Global da Organizações das Nações Unidas. É advogado em São Paulo e sócio do escritório Machado Meyer Sendacz e Ópice Advogados. Foi consultor (counsel) do escritório Simpson Thacher & Bartlett LLP em Nova Iorque e São Paulo.

Conselho Jovem

Amanda Costa


Amanda Costa

Amanda Costa é ativista climática, jovem embaixadora da ONU e em 2021 entrou para a lista #Under30 da revista Forbes. Formada em Relações Internacionais, Amanda empreende o Perifa Sustentável, é colunista da Agência Jovem de Notícias e do Um Só Planeta e foi vice-curadora do Global Shapers HUB SP, comunidade de jovens do Fórum Econômico Mundial. Entusiasta pela Agenda 2030, tem o objetivo de mobilizar jovens para construírem um mundo inclusivo, colaborativo e sustentável, promovendo a justiça climática e enfrentando o racismo ambiental. Amanda já representou parte da juventude brasileira em quatro conferências de Mudanças Climáticas da ONU, a COP23 - Alemanha (2017), COP24 - Polônia (2018), COP26 - Reino Unido (2021) e COP27 - Egito (2022), ambientes onde desenvolveu habilidades como incidência política na agenda climática e educomunicação. Ela também faz parte das redes Coalizão Negra Por Direitos, Alma Preta Jornalismo, Creators pelo Clima (Nossas), Embaixadores da Juventude da UNODC, Climate Reality Project, Engajamundo, Global Shapers Community e United People Global.

Beta Boechat


Beta Boechat

Beta Boechat, é publicitária, sócia-fundadora do Movimento Corpo Livre e da FALA. agency. Integrante do Conselho Jovem do Pacto Global da ONU e do Board Consultivo da UNESCO-SOST, é responsável por liderar e prestar consultoria para iniciativas focadas em autoestima, empreendedorismo feminino, aceitação corporal, identidade de gênero e LGBTQIAP+.

Deives Picáz


Deives Picáz

Deives Picáz, nasceu no Rio Grande do Sul, mora na cidade de Porto Alegre e tem 21 anos. Atua em suas redes sociais como influenciador digital e ativista anticapacitista. Nasceu com uma deficiência física chamada agenesia de membros, formação congênita atípica que impediu a formação do seu antebraço direito. Estudante de publicidade e propaganda da UFRGS, o jovem é um comunicador nato. Já palestrou em escola, universidade e até mesmo na CEPAC inclusiva. Aborda em suas redes sociais, assuntos sobre inclusão, diversidade, acessibilidade e representatividade. Dono de um projeto chamado “Meu corpo através dos meus olhos” que busca protagonizar pessoas com deficiência, mostrando que a deficiência é só uma característica e não um problema. Projeto este que repercutiu em sites, programas de televisão e ganhou um espaço na revista gaúcha “Bom exemplo”. Com o propósito de desconstruir preconceitos, Deives acredita que as empresas devem se responsabilizar com a inclusão, afinal, ela é um direito de todas as pessoas. Sempre pontua em suas entrevistas sobre como o olhar capacitista tira a oportunidade de milhões de PCDs, pelo simples fato de acreditarem que elas são inválidas, coitadinhas e dignas de pena. Em 2022, o jovem foi contemplado com uma das 8 cadeiras de Jovens Conselheiros do Pacto Global da ONU. E hoje, seu ativismo é para além de pessoas com deficiência, mas também, por um planeta mais sustentável e com oportunidades para as pessoas

Ivan Baron


Ivan Baron

Ivan Baron, jovem Potiguar que desde cedo teve que aprender o significado da palavra “RESISTÊNCIA”, aos 3 anos de idade teve meningite viral, doença que causou a sua Paralisia Cerebral, que apesar do nome, nunca lhe PARALISOU! Referência na luta Anticapacitista e considerado um dos embaixadores da Inclusão nessa sociedade tão excludente, ele se coloca no lugar de ensinar com afeto, carinho, mas também de maneira firme para que ninguém fique para trás!

Monique Evelle


Monique Evelle

Fundadora da Inventivos, plataforma de formação de empreendedores, Monique foi reconhecida pela Forbes como "30 under 30", Linkedin Top Voices , está entre os 50 profissionais mais criativos do Brasil pela Revista Wired e é autora do livro "Empreendedorismo Feminino: Olhar estratégico sem romantismo". Monique é jurada e mentora do Self Made Brasil, o novo reality de empreendedorismo do Sony Channel.  Membro do Conselho Jovem, do Pacto Global da ONU  e do Consulado dos Estados Unidos, Monique foi reconhecida como uma das maiores empreendedoras do Brasil, pela Forbes dos Estados Unidos, saiu na lista "30 under 30", do Meio&Mensagem como um dos talentos brasileiros mais promissores da comunicação, marketing e mídia, está entre os 100 empreendedores do ano na América Latina e entre as 500 personalidades mais influentes da América Latina, pela Bloomberg Línea.  Monique é Alumni do International Visitor Leadership Program (IVLP), o principal programa de intercâmbio profissional do Departamento de Estado dos EUA. Atuando como Consultora de Inovação e Criatividade desenvolveu soluções para grandes empresas como Nubank, Natura, Google, UOL, Banco Votoratim, Olympikus, Ambev e outras.  Foi repórter do Profissão Repórter, da Rede Globo, sendo finalista do Troféu Mulher Imprensa 2018 com a reportagem sobre Feminicídio na categoria Melhor Reportagem Especial sobre Mulheres e viajou cidades brasileiras pesquisando sobre Inovações Políticas nas Periferias pelo Instituto Update, sendo base para a série "Política: Modo de Usar", da GloboNews. 

Paloma Costa


Paloma Costa

Paloma Costa é uma jovem ativista climática de Brasília, base do governo brasileiro, que é bacharel em Direito e está concluindo seus estudos em Ciências Sociais, ambos na Universidade de Brasília (UnB). Ela é conselheira jovem do Secretário-Geral António Guterres da Organização das Nações Unidas. É assessora jurídica e pesquisadora no Instituto Socioambiental, em direitos socioambientais, incluindo povos indígenas e comunidades tradicionais, sendo responsável por trazer a perspectiva da juventude para a organização. Em sua atuação, apoiou na entrega da 1ª Ação de Litígio Climático do Brasil (ADPF 760). É pesquisadora na Clínica Jurídica de Direitos Humanos - Gabinete Jurídico para a Diversidade Étnica e Cultural (JUSDIV/UnB). É membro da Coalizão de Ação Feminista pela Justiça Climática da ONU Mulheres, Conselheira Jovem do Pacto Global da ONU Brasil, conselheira da Rede de Estilo de Vida e Consciência Fashion da ONU e Conselheira da Rede de Mulheres da UE-LAC Foundation. De 2018 a 2020, coordenou o Grupo de Trabalho do Clima na organização liderada por jovens Engajamundo, época em que co-criou o EduClima - Programa de Educação Climática para Jovens, a Visão das Juventudes para o Desenvolvimento do Brasil e mobilizou a primeira greve geral pelo Clima, que deu início ao Fridays For Future Brasil. Em 2019, como membro do Abu Dhabi Youth Voices (#Super30), ao lado de 30 ativistas do clima de diferentes partes do globo, ela apoiou o Gabinete da Enviada Especial da Juventude da ONU na organização da 1ª Cúpula do Clima da Juventude da ONU. Na mesma ocasião, ela participou da abertura do Climate Action Summit, ao lado do Secretário-Geral da ONU e da ativista Greta Thunberg. Em 2020, ela representou as ONGs na 43ª sessão do Conselho de Direitos Humanos da ONU (UN Humans Rights Council), no tema Juventude e Clima. Em 2021, ao lado de 5 ativistas climáticos brasileiros, eles moveram uma Ação Jurídica contra o Governo do Brasil, tratando da “pedalada climática” apresentada na NDC brasileira de 2020, pressionando os tomadores de decisão a agir pelo clima. De 2020 a 2023, como parte do YAG, participou do Comitê Consultivo da Juventude da 1ª e 2ª edição do evento #Youth4Climate, apoiou a organização do 1º Pavilhão da Juventude na COP 27 e liderou consultas e apoiou a Juventude, especialmente da América Latina e Caribe, para participar e impulsionar as nossas prioridades nos espaços de tomada de decisão. Em 2019, foi indicada como uma das 20 mulheres que fazem a diferença no Brasil pelo UOL. Em 2020, ela foi indicada como uma das 100 latinas mais influentes no clima pela Sachamama. E em 2021, ela foi reconhecida como uma das Influenciadoras do Clima pela Época Negócios.

Raull Santiago


Raull Santiago

Empreendedor, ativista, cria da favela, influencer e pai. Raull Santiago, ajudou a fundar várias iniciativas sociais, como o Coletivo Papo Reto e o Perifaconnection, além de ser conselheiro de muitas outras, como a Anistia Internacional do Brasil e a RAPS - Rede de Ação Política e Sustentabilidade. É consultor de algumas empresas de atuação nacional, como a Ambev e sócio fundador de três startups, a BRECHAhub, Iniciativa PIPA e a Faísca Incentivos Plurais. Conhecido por seu ativismo no antirracismo,  direitos humanos, clima, meio ambiente e vida na favela, viaja o país e o mundo com seus trabalhos. Foi reconhecido como uma das 50 pessoas mais criativas do Brasil pela revista WIRED, recebeu uma medalha Pedro Ernesto, maior honraria da cidade do Rio de Janeiro e o troféu JK, como influenciador digital do ano de 2023 em ações sociais.

Walelasoetxeige Suruí


Walelasoetxeige Suruí

Walelasoetxeige Suruí (Txai Suruí) - Ativista do Povo Paiter Suruí; Coordenadora do Movimento Juventude Indígena de RO; Coordenadora Geral na Associação de Defesa Etnoambiental - Kanindé; Conselheira Suplente no Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente de Rondônia; Voluntária no Engajamundo; Acadêmica de Direito; Conselheira no WWF Brasil. Conselheira do Pacto Global da ONU. Colunista na Folha de São Paulo.   É uma jovem ativista do povo Paiter Suruí, fundou o movimento da Juventude Indígena de Rondônia com o intuito de articular e fortalecer os jovens indígenas do seu estado. Foi a única brasileira a falar na abertura da COP26. É coordenadora da Associação de Defesa Etnoambiental - Kanindé. Atualmente é Conselheira Suplente no Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente de Rondônia. Uma grande voz do ativismo climático indígena, é voluntária no Engajamundo e Conselheira no WWF-Brasil. Conselheira do Pacto Global da ONU. Colunista na Folha de São Paulo.  

NOSSOS PARCEIROS

APOIADORES INSTITUCIONAIS

AEGEA
Ambipar
Klabin
MRV
Schneider Electric