UN Global Compact Academy

Os membros que aderiram ao Pacto Global na categoria Participantes têm acesso a uma plataforma de treinamentos, a UN Global Compact Academy, a qual oferece diversos cursos que ajudam a inserir os ODS dentro das práticas diárias das empresas. Os funcionários dessas organizações podem criar o seu login e senha e realizar os treinamentos à vontade.

A ferramenta propõe uma experiência de ensino e engajamento com foco nas questões mais relevantes para as empresas sustentáveis. São sessões interativas e conduzidas por especialistas e cursos em formato e-learning, nos quais os usuários conseguem acompanhar e medir o seu progresso.

“Para atingir os Objetivos Globais, precisamos que as empresas avancem e se engajem totalmente no processo”, disse Lise Kingo, CEO e diretora-executiva do Pacto Global. “A Academy responde a um pedido do setor privado para prover mais guias que ajudem a implementar uma abordagem baseada em princípios”.

SDG Compass

O workshop SDG Compass: guia de implementação dos ODS para empresas foi desenvolvido pelo Grupo Temático ODS da Rede Brasil do Pacto Global, em parceria com o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (Cebds) e a Global Reporting Initiative (GRI). O treinamento borda os cinco passos detalhados na publicação homônima, disponível neste link.

O intuito é instruir e incentivar organizações a integrarem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) as suas estratégias de negócios. O processo detalhado no curso contempla o entendimento dos ODS e a explicação das etapas necessárias para esta jornada: definição de prioridades, estabelecimento de metas, integração e relato e comunicação.

Lançado em novembro de 2015, o Guia SDG Compass, que inspirou o workshop, foi desenvolvido pelo UN Global Compact, World Business Council for Sustainable Development (WBCSD) e GRI. No mesmo ano, as três organizações lançaram no Brasil a versão traduzida do documento. Em 2016, o GT ODS da Rede Brasil do Pacto Global, com o apoio especial das empresas Enel, Itaú Unibanco e Vale, criou uma metodologia que abrange a implementação dos cinco passos do guia.