UN Global Compact lança relatorio de iniciativas das redes locais

O UN Global Compact acaba de apresentar um documento que compila as ações desenvolvidas pelas redes locais em todo o mundo para a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A Rede Brasil foi destaque em sessões sobre estratégias ODS, programas anticorrupção e erradicação do trabalho forçado. A publicação Accelerating National SDGs Implementation 2018 Edition, já disponível digitalmente em inglês, foi lançada durante as atividades do SDG Business Forum que ocorreu em paralelo com o High-Level Political Forum – evento finalizado nesta quarta-feira (18) que agregou lideranças mundiais em Nova York.

Desde setembro de 2015, a Rede Brasil criou um grupo de trabalho focado na estratégias ODS e adotou uma metodologia própria para implementar o SDG Compass. Assim, a iniciativa local ajuda empresas a captar oportunidades de negócios ligados aos ODS. Essa foi uma das ações apontadas pela publicação, que ressaltou as marcas de 20 atividades de capacitação e 400 empresas engajadas em um período de um ano. O UN Global Compact também deu destaque à publicação Integração dos ODS na Estratégia Empresarial, com contribuições do Comitê Brasileiro do Pacto Global (CBPG) para a Agenda 2030.

Quando reportadas as ações coletivas contra a corrupção e no combate ao trabalho forçado e infantil, a Rede Brasil também foi mencionada. Diante de denúncias de corrupção dentro do setor de construção civil, a iniciativa brasileira identificou no momento uma oportunidade de engajar as quatro maiores companhias da área em um diálogo para identificar e disseminar boas práticas. O processo resultou na cartilha Integridade no Setor de Construção – Discutindo Dilemas e Propondo Soluções no Mercado.

Já nas atividades da América Latina para a erradicação do trabalho forçado e infantil, o Brasil é mencionado como um país cuja rede local do Pacto Global coordenou atividades junto com a Organização Internacional do Trabalho (OIT) para conscientizar o empresariado desses fenômenos entre as cadeias de fornecedores e parceiros comerciais.

1 comentário on "UN Global Compact lança relatorio de iniciativas das redes locais"

Deixe uma resposta