Secretaria

Secretário Executivo  – Carlo Pereira

Químico e mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP), ele tem MBA em Sustentabilidade pela Universidade de Lüneburg (Alemanha) e especialização em International Leadership Training pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ). Tem mais de 15 anos de experiência em temas relacionados à sustentabilidade corporativa, tais como mudanças do clima, energia renovável e investimento social privado, com passagem por inúmeros setores de empresas brasileiras. Nos últimos quatro anos, Carlo foi gerente corporativo de Sustentabilidade da CPFL Energia e representou a empresa no Comitê Brasileiro do Pacto Global. A experiência em questões climáticas o credenciou para coordenar o Grupo Temático de Energia e Clima da Rede Brasil do Pacto Global entre 2015 e 2017.

Assessora de Governança e Agenda 2030 – Barbara Dunin

Há dez anos atuando com iniciativas da ONU que lidam com o engajamento empresarial na construção do desenvolvimento sustentável, Barbara Dunin ingressou em 2013 na Secretaria Executiva da Rede Brasil do Pacto Global, onde contribui nas áreas de governança e estratégia, bem como no desenvolvimento de projetos e parcerias voltados para a contribuição das empresas para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Barbara é formada em Comunicação Social/Jornalismo pela PUC/PR e tem MBA em Gestão Estratégica pela Fundação Getúlio Vargas.

Assessora de Direitos Humanos e Anticorrupção – Gabriela Almeida

Gabriela Almeida trabalha na Rede Brasil do Pacto Global há mais de três anos e é responsável pelo setor administrativo e financeiro da iniciativa. Além disso, atua como ponto focal no Brasil para auxílio às organizações signatárias na criação e publicação do relato obrigatório de sustentabilidade: a Comunicação de Progresso (COP) para as empresas e a Comunicação de Engajamento (COE) para organizações sem fins lucrativos. Gabriela é formada em Relações Internacionais pela Faculdade de Campinas (Facamp) e pós-graduada em Estratégia Empresarial na PUC-SP.

Assessora de Meio Ambiente – Elisa Badziack

É engenheira ambiental pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Tecnóloga em Química Ambiental pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e com mestrado em engenharia na University of California – Irvine, nos Estados Unidos. Participou do programa de Trainee na Votorantim Cimentos, com formação em gestão empresarial, e foi reconhecida como Jovem Talento. Tem mais de cinco anos de experiência na indústria, com foco na gestão corporativa de emissões atmosféricas – tanto poluentes quanto de Gases de Efeito Estufa – , eficiência energética, matérias-primas alternativas, relatório de sustentabilidade e planejamento estratégico. Compôs a equipe da ONU Meio Ambiente trabalhando dentro do Ministério do Meio Ambiente, em Brasília, com a Convenção de Minamata, voltada para a área de segurança química do mercúrio. Durante experiência na Alemanha, executou o inventário da frota veicular da prefeitura da cidade de Karlsruhe e se envolveu com projetos de gestão de recursos hídricos.

Assessora de Gestão Corporativa da Água – Giuliana Moreira

Giuliana Chaves Moreira é pesquisadora associada do Pacific Institute desde março de 2017, conduzindo pesquisas e análises de gerenciamento corporativo da água no Brasil e apoiando a plataforma CEO Water Mandate, do Pacto Global, assim como a Iniciativa WASH4Work. Antes de entrar no Pacific Institute, Giuliana trabalhou na Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) em um projeto focado na expansão do uso seguro de efluentes tratados para a agricultura e agrofloresta, além de apoiar no desenvolvimento do Global Framework on Water Scarcity in Agriculture (WASAG). Ela é formada em Tecnologia em Saneamento Ambiental pelo Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSUL) e possui mestrado em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) no Brasil.

Head de Comunicação – Fernanda Arimura

Formada em jornalismo pela PUC/SP, pós-graduada em Economia e Finanças (UFRGS) e com especialização em Comunicação Internacional (Aberje/Syracuse University), possui mais de 15 anos de experiência em comunicação corporativa, com passagens pela Gerdau, pela agência Imagem Corporativa e pela consultoria de sustentabilidade Walk4Good. Foi repórter no Portal Mega Agro e na Gazeta Mercantil e atuou como editora na Zero Hora.com. Nos últimos anos apoiou o programa Low Carbon Business Action in Brazil, iniciativa da União Europeia, na organização das missões e nas atividades de comunicação.

Assistente Administrativa – Ana Carolina Paci

Mestre em Estudos para a Paz Internacional com especialização em Mídia pela United Nations-mandated University for Peace, Ana Carolina Paci é formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e em Relações Internacionais pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul). Desde 2012, trabalha com desenvolvimento comunitário, educação e responsabilidade social corporativa, e já atuou em diversas iniciativas nacionais e internacionais, como Fundação Abrinq, Earth Charter e o Escritório das Nações Unidas para Assistência Humanitária. Na Rede Brasil do Pacto Global, além de prestar suporte financeiro e administrativo, atua como ponto focal para empresas e organizações não empresariais que fazem parte da iniciativa e auxilia na elaboração e entrega das Comunicação de Progresso (COP) e Comunicação de Engajamento (COE).

Assessora Administrativa – Fabiana Cerqueira

Formada em Relações Internacionais pela FMU, com  especialização em Negociações Econômicas Internacionais pela UNESP e Pós-Graduada em Gerenciamento de Projetos pela Business School São Paulo. Possui mais de doze anos de experiência em organizações de diferentes setores, mas principalmente em corporações multinacionais, atuando nas áreas administrativa, financeira e de projetos, em atividades comerciais e sociais, em organizações como Huawei, GE, Swedish Chamber of Commerce and the Brisith Council. Na Rede Brasil do Pacto Global, atua na área administrativa e engajamento dos membros, governança e fundraising