SDGs in Brazil – The Role of the Private Sector

 

Em setembro de 2018, a Rede Brasil do Pacto Global realizou, em Nova York, durante a 73ª Assembleia Geral das Nações Unidas, o SDGs in Brazil – The Role of the Private Sector. O evento reuniu representantes do setor privado brasileiro, de agências da ONU, assim como investidores internacionais, que debateram programas e iniciativas de empresas em alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Os 19 cases apresentados foram escolhidos por uma comissão de jurados independente, que avaliou, a partir de critérios criados pela PwC, 80 projetos inscritos. “A Rede Brasil do Pacto Global abriu um espaço para troca de experiências entre representantes de agências da ONU, das empresas que integram a iniciativa e investidores internacionais. Esse tipo de ação fomenta a discussão e representa um estímulo para ampliar a contribuição do setor privado nacional para a Agenda 2030”, disse Denise Hills, presidente da Rede Brasil do Pacto Global.

O SDGs in Brazil ocorrerá anualmente.

sDGs_book

 

Cases apresentados na primeira edição do evento

Português

Inglês

O processo de seleção 

Para selecionar os cases participantes, a Rede Brasil do Pacto Global realizou uma chamada pública para que empresas que atuam no Brasil cadastrassem projetos de sua autoria que estivessem ligados ao atingimento dos ODS e das metas, considerando temas específicos: comunicação e sustentabilidade; educação; florestas, clima e agronegócio; água e saneamento; empresas e direitos humanos; o futuro das cidades; e oceanos. Ao todo, foram recebidos cerca de 80 cases.

A PwC Brasil auxiliou na elaboração de critérios para seleção, avaliando
aspectos como: alinhamento estratégico, transversalidade, criação de valor, relevância, abrangência do impacto, facilidade de adaptação para outros contextos, existência de parcerias público/privada na execução das ações e incorporação dos ODS e metas. Após a análise dos cases, foram escolhidos os melhores pontuados dentro de cada tema. Uma comissão julgadora avaliou a lista e definiu as 19 histórias apresentadas no evento.

A 1ª Edição

O evento reuniu 127 pessoas em Nova York, no dia 26 de setembro de 2018, e mais de 1700 que acompanharam a transmissão online.  Lise Kingo, CEO e diretora-executiva do Pacto Global, estava presente. Segundo Kingo, o Pacto não seria o mesmo sem as inovações de suas redes locais. “São elas que mantêm a base de valores para o desenvolvimento sustentável no setor privado”, afirmou.

Cases selecionados: Projeto Novo Ciclo (Danone), Centro de Referência Nacional em Sustentabilidade para os Pequenos Negócios (Sebrae/MT), Programa BRDE Produção e Consumo Sustentáveis (BRDE), Relate ou Explique para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (B3), Legado das Águas (Votorantim), Programa
de Desenvolvimento Rural Territorial (Fibria), Programa Arborização + Segura (CPFL), Ampliação no Atendimento (Aegea), Programa de Reutilização de Água (Braskem), AMA (Ambev), Estre Ambiental (Estre), Prospera Santander Microcrédito (Santander), Itaú Mulher Empreendedora (Itaú Unibanco), Empoderando Refugiadas (Foxtime), EDP Soluções em Energia (EDP Brasil), Gestão para a Sustentabilidade (MRV), Goiana em Ação (Klabin), Projeto Pesca Sustentável na Costa Amazônica (Vale) e Parcerias e Conhecimento em Prol do Mar Brasileiro (Queiroz Galvão Exploração e Produção).

Veja as biografias dos participantes em português e inglês. Conheça a programação do evento em português e inglêsBaixe a publicação Climate Finance Dialogues, apresentada no SDGs in Brazil. A versão em português também está disponível.

O SDGs in Brazil ocorreu durante a Assembleia Geral da ONU, em uma semana intensa de discussões em NY, repleta de eventos, dentre os quais o UN Global Compact Leaders Summit, o UN Private Sector Forum e a Reunião do Board do Pacto Global – grupo do qual a Rede Brasil faz parte e representa na instância as quase 80 redes locais espalhadas pelo mundo. As fotos encontram-se nas galerias abaixo.

Evento completo