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ODS guiam negócios da maior parte das empresas da Rede Brasil do Pacto Global

Mais de 78% das empresas integrantes da Rede Brasil do Pacto Global possuem estratégias de atuação relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), sendo que destas 51% têm compromisso público.

Mais de 78% das empresas integrantes da Rede Brasil do Pacto Global possuem estratégias de atuação relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), sendo que destas 51% têm compromisso público. Esse é um dos resultados da pesquisa inédita Integração dos ODS na Estratégia Empresarial, que revela a tendência do setor privado do século XXI de se envolver, cada vez mais, na sustentabilidade corporativa. O estudo baseado na resposta de 142 organizações elabora um diagnóstico de engajamento do setor privado aos ODS e da integração desses objetivos nas ações estratégicas dos negócios. Além disso, testa os limites do SDG Compass, ferramenta oferecida pelo Pacto Global, como principal referência metodológica.
 
Prioridades das empresas
As empresas pensam no compliance e nos riscos à reputação quando criam um ambiente corporativo atrelado aos ODS – as três motivações mais relevantes foram código de ética (53%), imagem e reputação atrelada à sustentabilidade (43%) e cumprimento das leis (38%). Daquelas que priorizaram os ODS a serem trabalhados, a maioria (48%) acredita que o fez para ter reconhecimento no futuro e no impacto positivo na cadeia de valor (37%). O SDG Compass, contudo, também sugere que os ODS sejam priorizados com base nos riscos que os negócios podem trazer para as pessoas e para o meio ambiente. Nesse caso, apenas uma minoria das empresas (16%) deu foco aos impactos negativos na hora da priorização. Os ODS mais considerados são Saúde e Bem-Estar ou ODS 3 (62%) e Trabalho Decente e Crescimento Econômico ou ODS 8 (58%). Já os menos são o Vida na Água ou ODS 14 (12%) e o Fome Zero e Agricultura Sustentável ou ODS 2 (22%).
O documento traz os desafios do setor privado rumo à sustentabilidade corporativa, e até recomendações para a atuação da Rede Brasil. Também são elencados esforços de empresas para integrar a sustentabilidade no centro da estratégia, servindo como inspiração para o setor privado como um todo. Um das histórias é da signatária MRV Engenharia, que conseguiu reportar os caminhos realizados pela construtora para tornar transversal os ODS nas práticas internas. O exemplo foi resultado de quatro meses de trabalho entre representantes de 33 áreas diferentes da empresa, além da realização de workshops, webinars e treinamentos em todas as obras.
 
Tenha acesso à publicação  Integração dos ODS na Estratégia Empresarial na íntegra.