Rede Brasil do Pacto Global participa do SDG Business Forum

Mais de 30 empresas e organizações brasileiras ligadas à Rede Brasil do Pacto Global se juntaram a outros 600 representantes do setor privado, sociedade civil e governos de todo o mundo na terceira edição do SDG Business Forum, em Nova Iorque, que ocorreu ontem, 17 de Julho. O encontro, organizado pelo UN Global Compact, UN Desa e International Chamber of Commerce, faz parte da programação do High Level Political Fórum 2018 e fornece uma plataforma única de interação entre empresas com diversos stakeholders, com intuito de compartilhar perspectivas e esforços em apoio à Agenda 2030.

Entre os speakers, estavam representantes brasileiros de cinco companhias: O Boticário, Natura, SANASA, Schneider-Electric e Vale, que participaram de discussões com foco em 6 ODS, conforme proposto na programação do High Level Political Forum, sob o tema “Transformando via sociedades sustentáveis e resilientes.

Lise Kingo, CEO e diretora-executiva do Pacto Global da ONU, destacou o papel importante do setor privado no atingimento das metas globais. Segundo ela, “foram feitos progressos importantes na conscientização sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, mas, apesar das boas intenções e compromissos, ainda não estamos no caminho para transformar nosso mundo e alcançar as metas até 2030. O que precisamos agora é que as empresas em todos os lugares avancem e contribuam com a expertise, a inovação e os investimentos necessários para transformar as aspirações em realidade. O setor privado é o combustível que pode acelerar o desenvolvimento sustentável no nível local. Precisamos que todos façam os Objetivos Globais negócios locais”.

Em um segundo encontro, no dia 18 de julho, representantes do setor privado, governos, grupos de investidores, instituições financeiras e Agências da ONU se reunirão para o SDG Country Plans: A Roadmap to Private Investment, para destacar o planejamento e implementação dos ODS em nível nacional. A reunião também se concentrará na geração de interesse entre o setor privado e os mercados de capital para investir nos ODS junto aos governos e investidores.

Publicações

Em um novo relatório que será publicado em 18 de julho, intitulado In Focus: Addressing Investor Needs in Reporting on the SDGs, o Pacto Global da ONU, juntamente com Global Reporting Iniciative (GRI) e Principles of Responsible Investment (PRI), fornecerá orientações para as empresas alinharem melhor suas divulgações relacionadas aos ODS, com informações de investidores. O relatório se destina a apoiar as companhias nos seus esforços para alcançar os investidores e ajudar a mobilizar o financiamento sustentável necessário para a realização dos ODS.

Outra publicação lançada durante o SDG Business Forum é o Accelerating National SDG Implementation: 2018 Editionum relatório das atividades das redes locais. A Rede Brasil é citada com o seu projeto de anti-corrupção, ações junto à Organização Internacional do Trabalho (OIT) para erradicar o trabalho forçado e infantil e o Guia de Integração dos ODS na estratégia empresarial – Contribuições do CBPG para a Agenda 2030.

Em âmbito nacional, o Sistema ONU no Brasil lançou recentemente um conjunto de documentos temáticos sobre temas e questões que considera relevantes no processo de implementação dos seis ODS que estão sendo discutidos no High Level Political Forum. Para cada um desses ODS a publicação apresenta o cenário brasileiro e os caminhos para ação e em dois momentos menciona a importância do Pacto Global na disseminação de boas práticas entre as empresas nas áreas de água e energia.  Confira o Documentos Temáticos ODS 6, ODS 7, ODS 11, ODS 12 e ODS 15.

Deixe uma resposta