GTs
GRUPOS TEMÁTICOS E COMISSÕES
ODS
Coordenação: Itaú Unibanco

O GT ODS promove o engajamento empresarial para o alcance dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, lançados pela ONU em setembro de 2015. Por meio da disseminação e da capacitação em torno desta nova agenda, bem como da promoção de parcerias e da articulação com políticas públicas, o grupo advoga a minimização do impacto empresarial frente a estes objetivos. Além disso, estimula a ação transformadora e necessária por parte do setor privado para a Agenda 2030. O GT ODS atua em parceria com outras organizações e coalizações, com as quais compartilha o desafio de engajar o setor privado brasileiro e mundial.

Água
Coordenação: Nestlé

Aumentar a eficiência na distribuição da água até 2030 é um dos objetivos do Grupo Temático de Água. Por meio do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6, o foco é reduzir o número de pessoas que sofrem com a escassez de água no Brasil. Outro objetivo é entender as necessidades de capacitação e oportunidades para parceria em recursos hídricos por parte dos signatários. A plataforma global CEO Water Mandate serve de guideline para as atividades do GT.

Alimentos & Agricultura
Coordenação: AMAGGI

O Grupo Temático de Alimentos & Agricultura atua na promoção dos seis Princípios Empresariais para Alimentos e Agricultura (PEAA), voltados à segurança alimentar e o respeito ao meio ambiente e aos direitos humanos, entre outros, bem como no alcance do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 2, “Fome zero e agricultura sustentável”. Os PEAA foram estabelecidos a partir de 20 consultas globais, com a inclusão de mais de 1 mil empresas, agências da ONU e organizações civis. No Brasil, o GT tem buscado o compromisso de lideranças empresariais do setor para os Dez Princípios do Pacto Global.

Energia & Clima
Coordenação: Braskem

Com o propósito de ser um hub de influência na sociedade e um grupo proativo em busca de conhecimento, o Grupo Temático de Energia & Clima incentiva as empresas engajadas a serem protagonistas na discussão de temas como mitigação, adaptação e precificação de carbono, eficiência energética e aumento da participação de energias renováveis no Brasil. No âmbito internacional, está alinhado à plataforma Caring for Climate. Com a Agenda 2030, um dos focos passa a ser o alcance do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 13, “Ação contra a mudança global do clima”, entre outros ligados à temática.

Direitos Humanos & Trabalho
Coordenação: Itaipu Binacional

Com uma agenda voltada para a dimensão social da sustentabilidade, o Grupo Temático de Direitos Humanos & Trabalho se dedica a discutir o papel das corporações na garantia dos direitos humanos nas comunidades em que atuam. Na pauta, questões como igualdade de gênero, imigrantes e refugiados, direitos do público LGBT e de pessoas com deficiência, combate ao racismo e a situações análogas ao trabalho escravo, além da promoção dos Princípios de John Ruggie, que norteiam a aplicação dos direitos humanos no ambiente corporativo. O GT também faz um trabalho de engajamento das empresas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, como o ODS 5, que preconiza a igualdade de gênero.

Anticorrupção
Coordenação: Siemens

Com foco na dimensão ética e de boa governança da sustentabilidade, o Grupo Temático Anticorrupção atua no desenvolvimento de ferramentas e outros recursos para a implementação do décimo princípio do Pacto Global. Entre as atividades realizadas, busca promover a capacitação em sistemas de compliance a partir de metodologia própria com o objetivo de mitigar riscos. Também foi responsável pela versão em português do Guia de avaliação de risco de corrupção, entre outras publicações. A partir da Agenda 2030, busca o alcance do ODS 16, “Paz, justiça e instituições eficazes”.

Comissão de Engajamento e Comunicação (CEC)
Coordenação: Enel

A Comissão de Engajamento e Comunicação (CEC) é formada por comunicadores e profissionais de sustentabilidade que atuam nas diferentes frentes de engajamento e comunicação das empresas e organizações signatárias. Os principais objetivos são o engajamento e sensibilização dos setores de comunicação das organizações, a disseminação dos Dez Princípios e dos ODS para seus stakeholders e a criação de conteúdos compartilhados, bem como a definição coletiva de estratégias de comunicação para apoio das diretrizes de atuação da Rede Brasil.