Diretoria-CBPG

Presidente – Denise Hills, Itaú Unibanco

Com 26 anos de experiência no mercado financeiro, Denise Hills já atuou nas áreas de tesouraria, asset management, planejamento financeiro e wealth management. Em 2010, assumiu o cargo de superintendente da área de Sustentabilidade do Itaú Unibanco. É co-chair do Steering Committee da UNEP-FI (United Nations Environment Programme – Finance Initiative) e membro das seguintes iniciativas: Comissão de Sustentabilidade da FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos), Conselho do Projeto Águas para São Paulo da TNC (The Nature Conservancy) e CEBDS (Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável). Denise é também coautora do livro 4 Dimensões de uma Vida em Equilíbrio (ed. Insular).

Vice-presidente – Cristiana Brito (BASF)

Diretora de Relações Institucionais de América do Sul da BASF, onde atua há três anos, a executiva Cristiana Brito responde pelas áreas de Comunicação Corporativa, Relações Governamentais e Sustentabilidade. Integra, ainda, o Comitê Executivo de América do Sul e o Time Global de Relações Institucionais da companhia. Entre as suas atribuições, está zelar pela reputação da BASF junto aos públicos internos e externos de acordo com a estratégia corporativa global e regional. Uma das mais reconhecidas profissionais do setor no País – em 2015, esteve entre os Comunicadores do Ano no Prêmio Aberje –, Cristiana acumula mais de 25 anos de experiência em Marketing e Comunicação, além de grande conhecimento sobre iniciativas relacionadas à sustentabilidade. Antes de ingressar na BASF, teve passagens como executiva de empresas nacionais e multinacionais: HP, Klabin e SAP. Graduada em Comunicação Social pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), Cristiana é pós-graduada em Administração e Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), possui curso de especialização em Valor Compartilhado na Harvard Business School (Estados Unidos) e em Marketing pela Universidade Iberoamericana (México). A executiva ainda é membro da Fundação Espaço ECO e da Aberje. 

Vice-presidente – Marcia Massotti (Enel)

Marcia Massotti é Diretora de Sustentabilidade do Grupo Enel no Brasil. Formada em Economia pela PUC-RJ, com especialização em Marketing pelo IAG-PUC, Empreendedorismo pela ESPM e  Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral, e mestrado em Economia com ênfase em Finanças pelo IBMEC-RJ. Iniciou a carreira atuando por quatro anos em banco de investimento, e trabalhou por seis anos no setor de telecomunicações. Há 11 anos no Grupo Enel, tem experiência nas áreas de Planejamento e Controle e Secretaria Técnica da presidência. Há três anos atua na área de Sustentabilidade, implementando a metodologia de criação de valor compartilhado para mensuração do valor dos projetos sociais, além de desenvolver as políticas de sustentabilidade, direitos humanos e diversidade nas empresas do grupo. A Enel possui 10 milhões de clientes em distribuição e mais de 3 Gigawatts de capacidade instalada em geração tradicional e renovável de energia no Brasil

 Vice-presidente – Rodolfo Sirol (CPFL Energia) 

Rodolfo Nardez Sirol iniciou sua carreira no setor elétrico em 2001, na Duke Energy, época em que atuou como Gerente de Meio Ambiente. Há 9 anos na CPFL, começou, como Gerente de Meio Ambiente e, em 2011, tornou-se Diretor. Em 2014, teve sua Diretoria ampliada com a área de Sustentabilidade. Formado em Oceanografia pela Universidade Federal do Rio Grande, possui mestrado e doutorado em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa, além de dois MBAs, ambos pela Fundação Getúlio Vargas: Gestão Estratégia de Pessoas e Gestão Empresarial. Em 2014, conclui seu pós-MBA em Inovação pela HSM. Atualmente é presidente do conselho de curadores da Fundação COGE.

Vice-presidente – Sonia Favaretto (B3) 

Jornalista, radialista e pós-graduada em Comunicação Empresarial, Sonia é Diretora de Imprensa, Sustentabilidade, Comunicação e Investimento Social da B3, Superintendente do Instituto da B3 e Presidente do Conselho Deliberativo do ISE – Índice de Sustentabilidade Empresarial. É vice-presidente da Rede Brasil do Pacto Global, integra os Conselhos Consultivos da GRI Brasil (Global Reporting Initiative), do CDP – Driving Sustainable Economies e do Comitê Permanente de Comunicação e Relações Institucionais da Rede de Mulheres Brasileiras Líderes pela Sustentabilidade. Foi Diretora de RH e Comunicação Interna do BankBoston, Superintendente da Fundação BankBoston, Superintendente de Sustentabilidade e Comunicação Institucional do Banco Itaú e Diretora de Responsabilidade Social e Sustentabilidade da Febraban – Federação Brasileira de Bancos. Reconhecida como uma das dez “2016 Local SDG Pioneer” do mundo pelo Pacto Global da ONU por seu trabalho pelo avanço dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

Secretário Executivo  – Carlo Pereira

Químico e mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP), ele tem MBA em Sustentabilidade pela Universidade de Lüneburg (Alemanha) e especialização em International Leadership Training pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ). Tem mais de 15 anos de experiência em temas relacionados à sustentabilidade corporativa, tais como mudanças do clima, energia renovável e investimento social privado, com passagem por inúmeros setores de empresas brasileiras. Nos últimos quatro anos, Carlo foi gerente corporativo de Sustentabilidade da CPFL Energia e representou a empresa no Comitê Brasileiro do Pacto Global. A experiência em questões climáticas o credenciou para coordenar o Grupo Temático de Energia e Clima da Rede Brasil do Pacto Global entre 2015 e 2017.

Assessora de Governança e Agenda 2030 – Barbara Dunin

Há dez anos atuando com iniciativas da ONU que lidam com o engajamento empresarial na construção do desenvolvimento sustentável, Barbara Dunin ingressou em 2013 na Secretaria Executiva da Rede Brasil do Pacto Global, onde contribui nas áreas de governança e estratégia, bem como no desenvolvimento de projetos e parcerias voltados para a contribuição das empresas para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Barbara é formada em Comunicação Social/Jornalismo pela PUC/PR e tem MBA em Gestão Estratégica pela Fundação Getúlio Vargas.

Assessora de Direitos Humanos e Anticorrupção – Gabriela Almeida

Gabriela Almeida trabalha na Rede Brasil do Pacto Global há mais de três anos e é responsável pelo setor administrativo e financeiro da iniciativa. Além disso, atua como ponto focal no Brasil para auxílio às organizações signatárias na criação e publicação do relato obrigatório de sustentabilidade: a Comunicação de Progresso (COP) para as empresas e a Comunicação de Engajamento (COE) para organizações sem fins lucrativos. Gabriela é formada em Relações Internacionais pela Faculdade de Campinas (Facamp) e pós-graduada em Estratégia Empresarial na PUC-SP.

Assessor de Comunicação – Luiz Fernando Campos

Jornalista, mestre em Ciência da Informação pela UFMG, especialista em Información Internacional y Países del Sur pela Universidad Complutense de Madride ex-bolsista do Programa Balboa para Jóvenes Periodistas Iberoamericanos na Espanha. Foi repórter do jornal Estado de Minas e colaborou para a Rádio Guarani (MG), Editora Abril (SP) e Correio Braziliense (DF). Trabalhou para os jornais La Prensa (Nicarágua) e Expansión (Espanha) e no departamento de língua portuguesa da Radio Nederland Weroldomroep (Holanda). Fez cursos nos Estados Unidos, Canadá, Argentina e Itália. Em Brasília, coordenou a comunicação da Secretaria de Cidadania Cultural do Ministério da Cultura durante consultoria do PNUD. Foi professor da PUC Minas e do Observatório da Diversidade Cultural e sócio nas empresas Sensata Comunicação e Balaio Comunicação e Cultura.

Assistente Administrativa – Ana Carolina Paci

Mestre em Estudos para a Paz Internacional com especialização em Mídia pela United Nations-mandated University for Peace, Ana Carolina Paci é formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e em Relações Internacionais pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul). Desde 2012, trabalha com desenvolvimento comunitário, educação e responsabilidade social corporativa, e já atuou em diversas iniciativas nacionais e internacionais, como Fundação Abrinq, Earth Charter e o Escritório das Nações Unidas para Assistência Humanitária. Na Rede Brasil do Pacto Global, além de prestar suporte financeiro e administrativo, atua como ponto focal para empresas e organizações não empresariais que fazem parte da iniciativa e auxilia na elaboração e entrega das Comunicação de Progresso (COP) e Comunicação de Engajamento (COE).