Comissão de Engajamento e Comunicação (CEC)

Para ampliar as práticas corporativas sustentáveis e que possam contribuir para o cumprimento da Agenda 2030, o Pacto Global precisa aumentar o nível de engajamento de empresas e organizações. Esse processo também ocorre por meio do  apoio de sua rede, capaz de atrair novos membros. Assim, a comunicação desempenha um importante papel e apresenta-se como ferramenta para viabilizar este desafio. Um trabalho intenso de engajamento tem sido feito nos últimos anos, que acaba gerando reflexos nos canais da iniciativa. Um exemplo é o Facebook. No final de 2016, a Rede Brasil contava com pouco mais de 4.500 seguidores. Em agosto de 2018, eram 8 mil, um crescimento de 76%.

A CEC é formada por um grupo de comunicadores e profissionais de sustentabilidade de empresas e instituições da Rede Brasil, que se reúne periodicamente e tem como missão impulsionar este processo, visto que atua na definição coletiva de diretrizes para as divulgações feitas pelos membros e envolve os participantes na comunicação dos Dez Princípios do Pacto Global e dos ODS dentro e fora das empresas que compõem a Rede Brasil. Também é um espaço para o compartilhamento de experiências de comunicação e formatação de novas estratégias a partir da avaliação de ações bem-sucedidas. A CEC é um modelo pioneiro entre as redes locais do Pacto Global da ONU na América Latina. A comissão reúne-se mensalmente por meio de calls ou, presencialmente, em encontros sediados por uma das empresas participantes.

INICIATIVAS

Banco de Boas Práticas
O Banco de Boas Práticas tem como objetivo promover a adoção dos ODS por empresas brasileiras de todos os portes, integrantes do Pacto Global, de forma a contribuir com a difusão de conhecimento e o engajamento à Agenda 2030. Isso ocorre por meio da troca de experiências bem-sucedidas identificadas a partir da iniciativa. A companhia que possui projetos em consonância com pelo menos um dos 17 ODS pode inscrever o case, que entrará no banco após ser analisado por uma comissão de avaliação.

Campanha ODS

As mídias sociais dos membros do Pacto Global podem ser utilizadas para divulgar os 17 ODS e as formas possíveis de envolvimento do setor privado com cada um deles. Com este propósito, a CEC criou a Campanha ODS, composta por peças digitais acompanhadas por um guia de protocolos e hashtags para uso pelos membros. Os conteúdos serão divulgados ao mesmo tempo, por todos os participantes, criando uma agenda comum de comunicação nas mídias sociais, o que traz mais visibilidade para o tema.

Kit para Parceiros e Fornecedores

Trata-se de um material desenvolvido pela CEC para potencializar a adesão de novos parceiros estratégicos aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. O kit busca reunir, em um único documento, informações claras sobre os ODS, a fim de que possam sensibilizar os principais parceiros, fornecedores e clientes dos integrantes do Pacto Global sobre as práticas e programas de sustentabilidade e as discussões da Rede Brasil.

Blog Agenda 2030: Comunicação e Engajamento

Em agosto de 2018, a CEC estreou um blog voltado para o tema comunicação e sustentabilidade. A cada mês um membro trata de um assunto relacionado à Sustentabilidade, trazendo à luz cases, exemplos, reflexões e a mistura entre a definição dos ODS e a sua prática nos ambientes organizacionais. Para conferir, acesse: http://www.aberje.com.br/blogs/agenda-2030-comunicacao-e-engajamento/

Vídeo ODS e Empresas

Em 2017, a CEC, em parceria com a Itaipu Binacional, criou um vídeo que mostra como uma empresa pode contribuir com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ao criar novas formas de conduzir o seu negócio. O material traz o exemplo de um pequeno sítio no Oeste do Paraná, que passou atuar em consonância com os ODS 6 e 12 ao instalar um sistema de captação de água da chuva e limpeza dessa insumo. A agropecuária é o setor que mais utiliza água. A propriedade destacada gasta 10 mil litros por dia. O vídeo está disponível no canal do Pacto Global no Youtube.