Notícias

Cartilha dos PEAA será lançada em São Paulo

No dia 30 de agosto, o GT de Alimentos e Agricultura da Rede Brasil do Pacto Global realiza o encontro “Alimentos e Agricultura: Setor Privado rumo à Agenda de Desenvolvimento da ONU”.

No dia 30 de agosto, o GT de Alimentos e Agricultura da Rede Brasil do Pacto Global realiza o encontro “Alimentos e Agricultura: Setor Privado rumo à Agenda de Desenvolvimento da ONU”. Durante o evento, que acontece na sede da BM&FBOVESPA, em São Paulo, será lançada cartilha para orientar empresas do setor a adotarem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em seus negócios a partir dos Princípios Empresariais para Alimentos e Agricultura (PEAA). A produção o documento teve o apoio da Amaggi, BASF, Monsanto e Novozymes.
Os PEAA começaram a ser elaborados dentro do contexto da RIO+20, em 2012, e são resultado de um processo amplo e global, que envolveu 20 consultas mundiais e incluiu mais de 1 mil empresas, agências da ONU e organizações da sociedade civil comprometidas com temas da agricultura, nutrição, sustentabilidade e sistemas alimentares. Em março de 2015, a Rede Brasil do Pacto Global realizou o lançamento da plataforma no País, durante workshop em São Bernardo Do Campo (SP).

De acordo com Beatriz Martins Carneiro, Secretária Executiva da Rede Brasil, a cartilha tem o objetivo de trazer conteúdo teórico aos Princípios, bem como apresentar casos práticos de empresas que já os incorporam em suas atividades. “A publicação é uma oportunidade de compartilhar as boas práticas já existentes em empresas no Brasil. Durante o lançamento, teremos a oportunidade de engajar um público maior, mostrando tanto os princípios como os cases das melhores práticas das empresas signatárias do Pacto Global”, disse.
Para ela, o setor privado é um parceiro fundamental na elaboração e entrega de soluções eficientes no setor de Alimentos e Agricultura, e os PEAA criam a conexão das empresas com a ONU, governos, sociedade civil e outras partes interessadas. “Além disso, a cartilha está especialmente alinhada aos ODS 2 (Erradicação da fome), 3 (Vida saudável e bem-estar para todos), 12 (Assegurar padrões de consumo e produção sustentável), 13 (Combate às mudanças climáticas) e 15 (Uso sustentável dos ecossistemas terrestres)”, acrescentou.
O evento é gratuito, mas as inscrições são limitadas. Confirme sua presença aqui.
Conheça os Princípios Empresariais para Alimentos e Agricultura (PEAA).