Notícias



Eventos da Rede Brasileira do

Pacto Global

Please enable Javascript to view this calendar.

Passados 15 anos a Rede Brasil expandiu de 28 signatários para 756, crescendo 2578%, em uma média anual de 208%.
Imagem: Divulgação/Rede Brasil do Pacto Global

Rede Brasil lança logomarca homenageando seus 15 anos de história

Publicado em 16 de janeiro de 2018

Por Luiza Fernandes

Em homenagem aos quinze anos da Rede Brasil do Pacto Global, a iniciativa lança em 2018 a logomarca que simboliza toda sua trajetória. O ícone preconiza também o Fórum Pacto Global – 15 anos da Rede Brasil que acontece no dia 16 de maio e tem como objetivo principal destacar os avanços do setor privado na área de sustentabilidade durante o período.

O Secretário Executivo da Rede Brasil, Carlo Pereira, destaca que, ao longo destes quinze anos, as atividades da Rede Brasil potencializaram-se — especialmente nos últimos três anos. Para ele, comemoração é necessária para além de ser uma data ‘redonda’. “A gente vai celebrar esse tempo bem-sucedido hoje no Brasil, já que hoje somos a quarta maior rede do mundo, bem como as transformações dentro da iniciativa. A Rede Brasil mudou completamente”.

Carlo reforça a importância do ano de 2018 para implantar um novo posicionamento fundamentado em um modelo de negócios e em uma proposta de valor mais “business oriented”, bem como reafirmar o compromisso com os ODS. A iniciativa também revê suas medidas de integridade, buscando a valorização dos signatários que se comprometem concretamente com a sustentabilidade, bem como a preservação da sua reputação enquanto movimento ligado à ONU.

Criada em 2003, três anos após o lançamento mundial da iniciativa pelo então secretário-geral da ONU, Kofi Annan, a grande missão da Rede Brasil do Pacto Global continua sendo a defesa e advocacy dos 10 Princípios do Pacto Global, e também o engajamento do setor privado brasileiro no alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Passados 15 anos a Rede Brasil expandiu de 28 signatários para 756, crescendo 2578%, em uma média anual de 208%. Seus temas de atuação também aumentaram: inicialmente com 4 “forças tarefas”, hoje existem 6 Grupos Temáticos e duas Comissões. Sua estrutura de governança, cada vez mais robusta, migrou em 2011 de uma parceria com o Instituto Ethos para uma atuação em sinergia com o Programa das Nações para o Desenvolvimento (PNUD). Este arranjo possibilita uma ainda maior conexão com a ONU, uma das grandes premissas da proposta de valor da iniciativa. 

 

Tag's: Fórum Pacto Global 15 anos Pacto Global