Notícias



Eventos da Rede Brasileira do

Pacto Global

Please enable Javascript to view this calendar.

Apresentado em Nova York, o relatório faz menção a duas publicações da Rede Brasil do Pacto Global
Imagem: Divulgação/PNUD Argentina

Rede Brasil ganha destaque em relatório do Governo Federal sobre a Agenda 2030

Publicado em 20 de julho de 2017

Por Luísa Monteiro

A Rede Brasil do Pacto Global ganhou destaque no Relatório Nacional Voluntário sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável  - ODS, divulgado pela Secretaria de Governo da Presidência da República. Nele, constam os esforços das iniciativas pública e privada, além da sociedade civil, para o alcance da Agenda 2030 estabelecida pela ONU. A apresentação do estudo ocorreu durante o High Level Political Forum 2017, em Nova York, cuja temática é “Erradicando a pobreza e promovendo prosperidade em um mundo em mudança”,  em 18 de julho.  Em especial, o documento destaca o trabalho da Rede Brasil do Pacto Global em articular o setor privado para atingir os ODS.

O relatório, apresentado pelo Subsecretário-geral de Meio Ambiente, Energia, Ciência e Tecnologia do Ministério das Relações Exteriores, José Antônio Marcondes de Carvalho, contempla o tamanho da Rede Brasil, que é hoje a 4ª maior rede do mundo, com mais de 700 signatários. Há também menção à força do setor empresarial, que, além de promover campanhas de adesão à Rede Brasil, também “tem se articulado para a implementação da Agenda 2030, buscando expandir a cultura de sustentabilidade corporativa, difundir conhecimento”. Entre as ações do setor privado, o documento elenca “palestras e eventos de sensibilização e mobilização e alinhamento das ações de responsabilidade social corporativa aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, bem como os estudos sobre as boas práticas e os desafios da implementação dos ODS, a exemplo do Guia de Implementação dos ODS pelas Empresas – o SDG Compass, que foi traduzido para o português – e do material sobre a Integração dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável na Estratégia Empresarial.

O Relatório Nacional Voluntário reforça o empenho do Brasil em difundir o caminho percorrido para a implementação dos ODS 1, 2, 3, 5, 9, 14 e 17 -  erradicação da pobreza, fome, saúde, igualdade de gênero, participação da indústria, vida na água e parcerias -, focos do Fórum 2017. O governo também conta com a Comissão Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, uma instância formada pelos poderes federal, estadual e municipal e criada para comunicar a maneira como os Objetivos Globais são implementados no Brasil.

Localmente, a Rede Brasil do Pacto Global mantém seis Grupos Temáticos que discutem os seguintes assuntos: Água, Alimentos e Agricultura, Anticorrupção, Direitos Humanos, Energia e Clima e ODS. Os GTs são formados por signatários - empresas nacionais e multinacionais, PMEs e organizações sem atividades empresariais - e parceiros da iniciativa. As reuniões têm por objetivo orientar e promover um espaço de discussão para esses atores e, com o auxílio deles, implementar os valores e objetivos da Agenda 2030 no cenário nacional. 
 


Tag's: Nenhuma tag relacionada