Notícias



Eventos da Rede Brasileira do

Pacto Global

Please enable Javascript to view this calendar.

O painel trouxe o lançamento do SAVEh e sensibilizou o público sobre o ODS 6, que prevê a otimização do uso da água
Imagem: Ricardo Jayme/Rede Brasil do Pacto Global

Fórum Pacto Global: lançada plataforma de eficiência hídrica para PMEs

Publicado em 21 de novembro de 2016

Por Daniela Stefano

Os participantes do Fórum Pacto Global – realizado no dia 9 de novembro, no auditório do MASP, em São Paulo – foram os primeiros a receber a notícia de que o Sistema de Autoavaliação e Eficiência Hídrica (SAVEh) está on-line. A plataforma foi apresentada durante o painel de lançamento do CEO Water Mandate no Brasil, com mediação da Secretária Executiva da Rede Brasil do Pacto Global, Beatriz Martins Carneiro. Com o SAVEh, Pequenas e Médias Empresas (PMEs) que usam água no processo produtivo poderão reduzir o consumo de água e, dessa forma, aproveitar melhor o recurso natural que vem se tornando escasso no mundo. Em www.saveh.com.br, a empresa se cadastra, responde a 40 questões e, com base nas respostas, recebe um plano de ação para melhorar seus recursos hídricos.

A plataforma foi totalmente baseada nas boas experiências da Ambev e segue as diretrizes do CEO Water Mandate. Para a cervejeira, a água é um tema fundamental por ser a principal matéria-prima. Por isso é que, focados na questão hídrica, buscaram parcerias para desenvolver iniciativas que aperfeiçoem seus resultados, tais como o reuso da água. De acordo com Ricardo Biava, Diretor de Relações Corporativas da Ambev, a empresa tornou-se referência mundial por reduzir perdas de água em 40% nos últimos 13 anos.

“Agora queremos dividir o conhecimento e aprendizado que adquirimos com outras empresas, de forma organizada e estruturada”, explicou Biava. “Além da plataforma on-line, daremos consultoria a 25 empresas, sendo que cinco delas serão indicadas pela Rede Brasil do Pacto Global. As outras 20 são fornecedoras da Ambev”, acrescentou. A ideia é criar um programa de consultoria para monitoração e gerenciamento de resultados.

Para divulgar o SAVEh e sensibilizar o setor privado para a importância da água, serão realizados diversos eventos e workshops, principalmente para as PMEs. A plataforma foi criada pela Ambev, juntamente com a fundação Avina, e tem como parceiros a Carbon Trust, o APPCívico e a Rede Brasil do Pacto Global.

Redução de perdas de água
De acordo com o Instituto Trata Brasil, 6,5 bilhões de metros cúbicos de água foram desperdiçados em 2013 nos sistemas de distribuição urbanos em todo o país, o que representa uma perda de R$ 80 bilhões. Esse volume hídrico daria para abastecer 12 milhões de pessoas. Os números foram apresentados por Adriana Leles, Assessora de Gestão de Sustentabilidade da Sanasa.

As empresas Sanasa e Braskem lideram o Movimento “Menos Perda, Mais Água”, que conta com o engajamento de governos, sociedade civil organizada e setor privado para aumentar a eficiência na distribuição de água até 2030. “Queremos que a sociedade entenda que a água é um recurso escasso. Para as empresas, são necessárias gestão eficaz e ações de engenharia para reduzir as perdas de água. Mas menos perdas significa também a recuperação do faturamento”, destacou Adriana Leles. Diminuir as perdas é uma das maneiras de contribuir para o cumprimento do ODS 6, “Água Potável e Saneamento”.

Mai-Lan Ha, Assessora Sênior da plataforma CEO Water Mandate do UN Global Compact (foto acima), lançou-a oficialmente no Brasil. Ela explicou que o CEO Water Mandate vem construindo um movimento internacional de empresas, de diversos tamanhos e setores, comprometidas com a questão hídrica.Mai-Lan destacou a relação da água com outras temáticas ligadas aos ODS, tais como erradicação da pobreza (ODS 1), agricultura sustentável (ODS 2) e mudanças climáticas (ODS 13). O desafio do Pacto Global, segundo ela, é fazer com que o setor empresarial reconheça a importância do ODS 6.


Tag's: Fórum Pacto Global SAVEh PMEs Ambev CEO Water Mandate UN Global Compact Sanasa Braskem Instituto Trata Brasil