Notícias



Eventos da Rede Brasileira do

Pacto Global

Please enable Javascript to view this calendar.

Líderes de grandes organizações brasileiras e internacionais participam dos painéis temáticos

Veja a programação do Fórum Pacto Global

Publicado em 24 de outubro de 2016

A programação do FÓRUM PACTO GLOBAL – Setor privado rumo aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável contempla diversos painéis com as seguintes temáticas: ODS, liderança, água, integridade, meio ambiente, direitos humanos e parcerias, além de outras atividades, como uma fala inspiracional e apresentação musical. O evento acontece no dia 9 de novembro de 2016, das 9h às 18h, no auditório do MASP, em São Paulo. A abertura do evento contará com Niky Fabiancic, Coordenador Residente PNUD Brasil e Representante Residente do Sistema das Nações Unidas no Brasil, e mediação de André Oliveira, Diretor Jurídico, de Impostos e Seguros da BASF na América do Sul e Presidente da Rede Brasil. Acesse o link para inscrição: bit.ly/2cQKEJt. Inscrições com desconto de 30% foram prorrogadas para até sexta-feira, 4 de novembro.

O Painel Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: Da Teoria à Prática disseminará os resultados do estudo sobre a contribuição das empresas do Comitê Brasileiro do Pacto Global para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. O trabalho está sendo desenvolvido pela DNV-GL, em parceria com a Report. Participarão do painel Luca Crisciotti, CEO da DNV-GL, e Denise Hills, superintendente de Sustentabilidade e Negócios Inclusivos do Itaú Unibanco. 

Sensibilizar sobre a importância que as lideranças empresariais têm em integrar as estratégias de negócios aos ODS é o objetivo do Painel Liderança para a Agenda 2030. Organizações cujos líderes entendem esta convergência e propõe a internalização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estarão na vanguarda do mercado global. O debate terá a participação de Teresa Vernaglia, CEO da AES Ergos (foto à direita), Bernardo Paiva, CEO da Ambev, Paulo Stark, CEO da Siemens Brasil, e André Oliveira, Presidente da Rede Brasil do Pacto Global.

O trabalho de sucesso dos dois vencedores latino-americanos do concurso SDG Pioneers –  a Diretora de Imprensa e Sustentabilidade da BM&FBOVESPA, Sonia Favaretto, e o Presidente da Beraca, Ulisses Sabará – é o foco do Painel Objetivos Globais, Negócios Locais – SDG Pioneers. Eles comentarão sobre o trabalho pioneiro com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em suas organizações, que levou o Brasil a ser o único país com dois SDG Pioneers dentre os dez ganhadores do concurso, cuja identidade foi revelada durante o durante o United Nations Global Compact Leaders Summit 2016, em Nova York. Participa também do debate a Anita Househam, Gerente Sênior do UN Global Compact, onde desenvolve trabalho com os ODS (foto à esquerda).

Engajar os diversos atores envolvidos numa ação coletiva de combate à corrupção – sejam eles do poder público, empresas ou ONGs – e identificar os melhores mecanismos de compliance, pautados por uma governança ética e transparente, é a proposta do Painel Integridade: Desafios e Oportunidades no Combate à Corrupção. Participam do debate Ursula Wynhoven, Head de Sustentabilidade Social, Governança e Integridade do UN Global Compact, Jorge Hage, Professor de Direito Processual Civil na Escola Superior do Ministério Público do Distrito Federal e ex-Ministro-Chefe da Controladoria Geral da União - CGU (foto à direita), e Bruno Brandão, Coordenador do “Programa Brasil” da Transparência Internacional.

O Painel Meio Ambiente: Agricultura na Era das Mudanças Climáticas trará a temática de Alimentos e Agricultura como vetor para a discussão de outros dois temas caros à Rede Brasil do Pacto Global: Energia e Clima, com enfoque nas mudanças climáticas, e Água, mais especificamente sobre a escassez hídrica que ronda o planeta.Participam da discussão a Diretora da World Resources Institute no Brasil, Rachel Biderman, e a Diretora de Sustentabilidade da Amaggi, Juliana Lopes.

Abordar os direitos humanos e empresas a partir de uma versão sistêmica. É este o objetivo de do Painel Direitos Humanos: Respeitar, Proteger e Remediar, que discutirá os três pilares que envolve a temática dentro das corporações: os impactos nos direitos humanos para seu público interno, para comunidades do entorno e em sua cadeia de valor. Flávia Piovesan, Secretária Especial de Direitos Humanos do Ministério da Justiça e Cidadania, Leonardo Sakamoto, jornalista, diretor da Repórter Brasil e conselheiro do Fundo das Nações Unidas para Formas Contemporâneas de Escravidão (foto à esquerda), Eva Dengler, da Childhood Brasil, e Marcia Massotti, Diretora de Sustentabilidade da Enel, debaterão o tema.

Tema do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 17 – parcerias e meios de implementação –, o Painel Caminhos para Implementar a Agenda 2030 pretende discutir uma temática essencial para o sucesso dos ODS: parcerias e compartilhamento de experiências, especialmente com os órgãos públicos, e os caminhos possíveis para a garantia de recursos, mesmo em contextos de crise econômica. Margaret Groff, Diretora Financeira Executiva da Itaipu Binacional (foto à direita), e Maristela Baioni, Representante Residente assistente para Programa do PNUD Brasil, participam do debate.

O evento ainda prevê o lançamento do CEO Water Mandate no Brasil, que contará com a presença de Mai-Lan Ha, Assessora do CEO Water Mandate (foto à esquerda), Adriana Leles, Coordenadora do Grupo Temático de Água da Rede Brasil do Pacto Global e assessora de Gestão de Sustentabilidade da SANASA, Renato Biava, Diretor de Relações Corporativas da Ambev e mediação de Beatriz Martins Carneiro, Secretária Executiva da Rede Brasil do Pacto Global. O depoimento de Marcela Zonis, Diretora de Relacionamento Institucional da Endeavor Brasil, na atividade "Empreendendo no Contexto das Metas Globais", e a apresentação da Banda Majeez, formada por integrantes árabes e judeus, também compõem a programação.


 

FÓRUM PACTO GLOBAL tem patrocínio do BradescoBraskemFIEPItaipu BinacionalBASFOdebrecht, EnelGrupo Vibra e BRF, participação especial do Itaú Unibanco, parceria do PNUD Brasil e apoio da Natura e Abiquim. O evento tem o propósito de promover um ambiente de aprendizado sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a Agenda 2030 — ratificados em setembro de 2015 pelos países-membros da Organização das Nações Unidas (ONU). 

 

 

 

Confira a programação completa do FÓRUM PACTO GLOBAL: 

 


Tag's: Fórum Pacto Global Pacto Global UN Global Compact PNUD Itaú Unibanco Bradesco Braskem FIEP Itaipu Binacional BASF Enel Odebrecht Grupo Vibra Natura BRF Abiquim