Notícias



Eventos da Rede Brasileira do

Pacto Global

Please enable Javascript to view this calendar.

A publicação apresenta as medidas tomadas por quatro cidades brasileiras para a melhoria do acesso à água potável por seus habitantes

'Menos Perda, Mais Água' lança cartilha no Rio

Publicado em 30 de setembro de 2016

Para incentivar ações concretas em prol da redução de perdas hídricas no sistema de distribuição, a Rede Brasil do Pacto Global – por meio do “Movimento Menos Perda, Mais Água”, liderado pelas empresas Braskem e SANASA – lançará no dia 4 de outubro, no Rio de Janeiro, a cartilha do Movimento. A publicação apresenta cases de cidades brasileiras que conseguiram diminuir drasticamente o desperdício.

O material será apresentado durante o I Seminário sobre a Localização dos ODS no Brasil  “Diálogos sobre o Planeta: Parcerias para o Desenvolvimento Sustentável” – mais especificamente na palestra "Saneamento Ambiental e Perdas em Sistemas de Abastecimento de Água", proferida pela coordenadora do GT de Água da Rede Brasil e assessora de Gestão de Sustentabilidade da SANASA, Adriana Leles –, realizado por Eletrobras Furnas e pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), no Rio de Janeiro. O evento tem como propósito estimular as discussões sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Alinhada com o ODS 6, que propõe “assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos”, a cartilha apresenta as medidas tomadas pelas cidades de Campinas (SP), Limeira (SP), Maringá (PR) e Campo Grande (MS), para melhorar o acesso à água potável por seus habitantes e reduzir o desperdício. 

No caso do município paranaense, metade das perdas eram decorrentes de hidrômetros deficientes e outros 50% de vazamentos e fraudes na rede de distribuição de água. Para mudar essa realidade, substituíram os contadores de água por versões mais modernas, trocaram as antigas tubulações de cimento amianto por modelos de PVC e PEAD e instituíram um sistema de monitoramento e de caça a vazamentos. As alterações fizeram com que a cidade reduzisse 64% as perdas diárias de água. 

Apoio público e privado
Seguindo o propósito da ODS 17, que objetiva “fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável”, o Movimento conta com o apoio de mais de 50 empresas e agora busca o comprometimento dos agentes públicos com a “Carta aos Prefeitos”, para contemplar a redução de perdas de água em suas gestões. Até o momento, onze candidatos de dez cidades assinaram o documento. São elas: São Paulo (SP), Campinas (SP), Piracicaba (SP), Piracaia (SP), Caraguatatuba (SP), Atibaia (SP), Maceió (AL) e Porto Alegre (RS) endossaram o documento.


As inscrições para o evento podem ser feitas aqui.
 

SERVIÇO

Seminário "Diálogos sobre o Planeta: Parcerias para o Desenvolvimento Sustentável"
Local: Auditório de Furnas - Rua Real Grandeza, 219, Botafogo - Rio de Janeiro
Data: 4 de outubro de 2016
Horário: 9h às 18h30

Palestra "Saneamento Ambiental e Perdas em Sistemas de Abastecimento de Água"
Palestrante: Adriana Leles (SANASA)
Horário: 16h45 às 17h

 


Tag's: ODS GT Água PNUD Sanasa Braskem