Notícias



Eventos da Rede Brasileira do

Pacto Global

Please enable Javascript to view this calendar.

Os 17 ODS incluíram o setor privado na agenda de desenvolvimento da ONU
Imagem: Divulgação/ONU

ODS comemoram um ano

Publicado em 27 de setembro de 2016

A Organização das Nações Unidas (ONU) lançou no dia 25 de setembro – há um ano – os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Durante reunião plenária da Cúpula das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, em Nova York, a chamada Agenda 2030 foi adotada formalmente pelos 193 Estados-Membros da ONU. O Pacto Global da ONU encarregou-se da missão de engajar o setor privado, que deve implementar os 17 Objetivos e 169 metas até 2030. Em âmbito local, a Rede Brasil vem direcionando suas atividades para incluir empresas e organizações brasileiras nesta tarefa.

Entre as atividades, destaca-se a tradução do SDG Compass – um guia de implementação dos ODS no setor privado, lançado em novembro de 2015, e a criação, em junho de 2016, do Grupo Temático sobre Água. O GT terá como foco o ODS 6 e trabalhará a implementação do Movimento Menos Perda, Mais Água, a promoção da plataforma The CEO Water Mandate, do UN Global Compact, e a articulação e suporte para a representação da Rede Brasil no Fórum Mundial da Água, que será realizado no Brasil em 2018.

Outra ação importante foi a elaboração da Cartilha Os Princípios Empresariais para Alimentos e Agricultura (PEAA) como orientadores para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, considerada uma publicação pioneira entre as redes do UN Global Compact.

Em relação a eventos, a Rede Brasil promove, no dia 9 de novembro deste ano, o “Fórum Pacto Global – Setor privado rumo aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”. Voltado a representantes de organizações signatárias e não signatárias, a proposta do evento é disseminar os valores de sustentabilidade empresarial no país, bem como capacitar as organizações para o alcance dos ODS.

Além disso, o Grupo Temático ODS da Rede Brasil - criado para difundir a Agenda 2030 entre os signatários - desenvolve estudo, por meio da Consultoria DNV GL, com o objetivo de entender como as 28 empresas integrantes do Comitê Brasileiro do Pacto Global (CBPG) estão aderindo à agenda, bem como quais os obstáculos encontrados no percurso e quais os casos de sucesso até o momento. Os resultados obtidos serão divulgados em relatório final até o final de 2016.

Conheça os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.


Tag's: ODS GT ODS Agenda 2030 UN Global Compact SDG