Notícias



Eventos da Rede Brasileira do

Pacto Global

Please enable Javascript to view this calendar.

Representantes de diversas empresas e organizações estiveram presentes no auditório da BM&FBOVESPA
Imagem: Fellipe Abreu

Na vanguarda da sustentabilidade do agronegócio no mundo

Publicado em 2 de setembro de 2016

O presidente da Rede Brasil do Pacto Global, André Oliveira, destacou, durante o lançamento da Cartilha Os Princípios Empresariais para Alimentos e Agricultura (PEAA) como orientadores para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, na sede da BM&FBOVESPA, a importância estratégica da publicação para o agronegócio. “Os PEAA guiarão a atuação das empresas - bem como de todos os atores da cadeia produtiva - para a Agenda 2030 da ONU, pautada por práticas socioambientais responsáveis, que levam em conta a preservação dos ecossistemas naturais, sociais e culturais de cada região. A Rede Brasil, portanto, coloca-se na vanguarda da discussão sobre sustentabilidade do agronegócio no mundo”, disse. A publicação é considerada pioneira entre as redes locais do UN Global Compact.

O evento de lançamento aconteceu na manhã de 30 de agosto, durante o encontro “Alimentos e Agricultura: Setor Privado rumo à Agenda 2030 da ONU”. Durante as atividades, houve exposições sobre o conteúdo da Cartilha, além de apresentação de ferramentas de gestão para medição de progresso em relação aos ODS. Por fim, foram apresentados cases de sucesso das empresas AMAGGI, BASF e BRF, entre outras.

A publicação serve como guia prático para que empresas do ramo de alimentos e agricultura adotem práticas em conformidade com Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. A cartilha foi elaborada pelo Grupo Temático (GT) de Alimentos e Agricultura da Rede Brasil do Pacto Global, com patrocínio das empresas AMAGGI, BASF, Monsanto e Novozymes. Já a coordenação editorial ficou por conta da Rever Consulting.O evento contou com a parceria da BM&FBOVESPA.

Demanda das organizações 
André Oliveira (na foto ao lado) – que também é diretor Jurídico, de Impostos e Seguros da BASF na América do Sul – abriu o evento dando destaque para o protagonismo que a Rede Brasil ganha dentro do UN Global Compact com publicações como a Cartilha. Ele ressaltou que o documento é fruto de um trabalho de escuta das demandas das organizações. Por fim, destacou na íntegra o ODS 2: “Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar, melhorar a nutrição e promover a agricultura sustentável”.

Para a Diretora de Sustentabilidade da AMAGGI e coordenadora do GT de Alimentos e Agricultura, Juliana Lopes (na foto abaixo), o pioneirismo da Cartilha traz consigo grande dose de responsabilidade.  “O fato de a Rede Brasil ser a primeira no mundo a lançar algo realmente prático e efetivo para a implementação dos PEAA faz com que tenhamos uma responsabilidade muito grande de fazer dar certo”, afirmou.

Segundo ela, a presença de representantes de diversos setores — empresas e organizações do terceiro setor, especialmente ambientais — deu peso ao lançamento. “É preciso que haja a participação efetiva de todos trabalhando nos resultados. No caso dos cases, nenhuma empresa atingiu seu objetivo sozinha. Houve participação do setor público e de outras organizações”, ressaltou.

A Cartilha dos PEAA está organizada em temas, que estão relacionados com cada um dos seis Princípios. Tais temas estão divididos em frentes de atuação, onde estão os cases das empresas. Os temas e frentes de atuação foram validados pelos membros do GT de Alimentos e Agricultura sobre os pontos em que as empresas do setor devem concentrar esforços. Além disso, o documento também traz indicadores que podem ser utilizados para reportar cada tema.  

 



Acesse na íntegra a Cartilha dos Princípios Empresariais para Alimentos e Agricultura (PEAA).


Conheça os Princípios Empresariais para Alimentos e Agricultura (PEAA).

 

 

 


Tag's: PEAA ODS Agenda 2030 GT Alimentos e Agricultura UN Global Compact Amaggi BASF Monsanto Novozymes BM&F/BOVESPA BRF