Notícias



Eventos da Rede Brasileira do

Pacto Global

Please enable Javascript to view this calendar.

O mundo tem hoje 168 milhões de crianças submetidas ao trabalho
Imagem: Divulgação/ONU Brasil

Tolerância zero ao trabalho infantil

Publicado em 13 de junho de 2016

Este ano, o Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, em 12 de junho, tem como foco o trabalho infantil nas cadeias produtivas. Com 168 milhões de crianças ainda submetidas ao trabalho, todas as cadeias produtivas, da agricultura à fabricação, dos serviços à construção, correm o risco de que o trabalho infantil esteja presente em sua estrutura.

Para apoiar as empresas em suas ações para eliminar esta prática, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e a Organização Internacional de Empregadores, com o apoio do Pacto Global, criaram conjuntamente a Ferramenta de Orientação Trabalho Infantil, um recurso para as empresas aumentarem seus conhecimentos e sua capacidade de realizar negócios seguindo as normas internacionais do trabalho sobre o trabalho infantil.

A ferramenta se baseia na longa experiência do Programa Internacional da OIT para a Eliminação do Trabalho Infantil em colaborar com os empregadores para combater esta prática nas cadeias produtivas e incorpora contribuições do uma ampla variedade de empresas. É possível consultar aqui alguns estudos de casos de boas práticas para combater o trabalho infantil nas cadeias produtivas.

Além disso, a OIT oferece o intercâmbio de conhecimentos e melhores práticas por meio da Plataforma sobre o Trabalho Infantil, que visa a identificar os obstáculos à implementação das convenções da OIT sobre o trabalho infantil nas cadeias produtivas, desenvolver maneiras práticas de superar estes obstáculos e catalisar a ação coletiva.

Em seu Princípio 5, o Pacto Global preconiza “erradicar todas as formas de trabalho infantil da sua cadeia produtiva”. Para engajá-las, o Grupo Temático de Direitos Humanos e Trabalho da Rede Brasil do Pacto Global promove, no dia 29 de junho, o webinar “O papel das empresas no enfrentamento ao trabalho infantil”, voltado para signatários. Inscrições aqui.


Tag's: OIT