Notícias



Eventos da Rede Brasileira do

Pacto Global

Please enable Javascript to view this calendar.

O GT de Água terá como foco o manejo sustentável da água
Imagem: CEO Water Mandate/Divulgação

Rede Brasil cria GT de Água

Publicado em 8 de junho de 2016

A Rede Brasil do Pacto Global passará a ter um Grupo Temático sobre Água. O GT será coordenado pela SANASA, representada pela assessora de Gestão de Sustentabilidade, Adriana Leles, e focará em três linhas de atuação, cujos Planos de Ação serão apresentados na primeira reunião:

  • Implementação do projeto " Menos perda, mais água";
  • Promoção da Plataforma Global CEO Water Mandate;
  • Articulação e suporte para a representação da Rede Brasil do Pacto Global no Fórum Mundial da Água (WWF), que será realizado no Brasil em 2018.

Menos perda, mais água
A cada ano, 6,5 bilhões de metros cúbicos de água são desperdiçados nos sistemas de distribuição urbanos em todo o país. Isso representa cerca de 40% de toda a água produzida para o consumo no Brasil. Para reverter esse quadro, a Rede Brasil do Pacto Global, em parceria com governos, sociedade civil organizada e o setor privado lançaram o “Movimento pela Redução de Perdas de Água na Distribuição” e a campanha “Menos perda, mais água”, em 25 de novembro de 2015, em Brasília.

Aumentar a eficiência na distribuição até 2030 é a meta do movimento. Por meio do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 6 – “Garantir a disponibilidade e manejo sustentável da água e saneamento para todos” –, o foco é reduzir o número de pessoas que sofrem com a escassez de água no Brasil. De acordo com levantamento das empresas distribuidoras, o prejuízo com as perdas no sistema chega a R$ 8 bilhões por ano.

A Rede Brasil do Pacto Global tem ainda outros quatro Grupos Temáticos: Agricultura e Alimentos, Anticorrupção, Direitos Humanos e Trabalho e Energia e Clima. Além disso, conta com a Comissão ODS e a Comissão de Engajamento e Comunicação (CEC).


Tag's: CEO Water Mandate Sanasa ODS