Notícias



Eventos da Rede Brasileira do

Pacto Global

Please enable Javascript to view this calendar.

Pacto Global lança o concurso 'SDG Pioneers'

Publicado em 18 de março de 2016

O Pacto Global da ONU lançou o SDG Action Plan para as Redes Locais, tendo como eixo central o concurso “SDG Pioneers”, destinado a inspirar negócios e reconhecer profissionais de organizações signatárias do Pacto Global que promovam os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em países ao redor do mundo. Com inscrições até 30 de abril, o concurso prevê duas categorias:
 

  1. Líderes empresariais e empreendedores locais que tenham demonstrado sucesso nos negócios ao avançarem em direção ao desenvolvimento sustentável – a partir de tecnologias, serviços ou modelos de negócios – no país ou região que seja base de suas operações. Eles podem ser líderes locais de uma determinada divisão de uma empresa global que atue em seu país;
     
  2. Promotores locais de mudança que, por meio de seu trabalho, tenham atuado como defensores do desenvolvimento sustentável e mobilizado ativamente negócios locais para além de suas próprias organizações ou setores, no país ou região que seja base de suas operações. Esta categoria também pode incluir participantes do Pacto Global provenientes da sociedade civil e instituições de ensino que adotem os Princípios para Educação Executiva Responsável (PRME, na sigla em inglês).
     

Qualquer membro de uma organização signatária ou de uma instituição educacional vinculada ao PRME pode se inscrever como um SDG Pioneer. A inscrição é individual e pode ser feita neste link. 

Todo o processo de seleção do SDG Pioneers será desenvolvido pelo UN Global Compact por meio de um comitê de especialistas composto por instituições públicas, privadas e sem fins lucrativos de diversos setores. Este processo culminará com a escolha de cinco líderes mais inspiradores em cada categoria, que serão conhecidos durante o UN Global Compact Leaders Summit 2016, que acontece entre os dias 22 e 23 de junho, em Nova York. Também durante o evento, serão revelados os nomes dos SDG Pioneer de cada categoria, que participarão de um programa de um ano com o UN Global Compact para desenvolver ainda mais suas potencialidades e ambições.

Nomeação
Ao longo da campanha do SDG Pioneers, as Redes Locais terão o importante papel de tornar conhecidas práticas empresariais transformadoras que acontecem localmente, envolvendo, inclusive, pequenas e médias organizações. Caberá também às Redes Locais a nomeação ilimitada de SDG Pioneers em ambas categorias. A nomeação contará pontos caso a candidatura atinja determinado nível. No caso da Rede Brasileira do Pacto Global, o processo de nomeação acontecerá por meio da Comissão ODS, e as candidaturas devem ser enviadas ao e-mail pacto.global@undp.org até 22 de abrilA nomeação não exclui a necessidade da candidatura individual.

Para mais detalhes sobre o concurso, segue o link do documento “Campanha Local SDG Pioneers”, com informações em português.

Conheça também o vídeo da diretora executiva do Pacto Global, Lise Kingo, sobre o SDG Pioneers. 


Tag's: UN Global Compact SDG Pioneers ODS Agenda 2030