Notícias



Eventos da Rede Brasileira do

Pacto Global

Please enable Javascript to view this calendar.

Prorrogadas as inscrições para o Prêmio WEPs Brasil 2016 até 10 de novembro

Publicado em 6 de outubro de 2015

As inscrições para o Prêmio WEPs Brasil 2016 – Empresas Empoderando Mulheres, que visa incentivar, valorizar e reconhecer os esforços de empresas que promovem a cultura da equidade de gênero, foram prorrogadas até 10 de novembro. Podem se inscrever empresas públicas e privadas, subsidiárias de multinacionais e/ou suas filiais no Brasil. A inscrições são gratuitas e realizadas pelo site www.premiowepsbrasil.org. Serão contempladas três categorias: micro e pequena empresa, média empresa e grande empresa, nas modalidades ouro, prata, bronze e menção honrosa. A divulgação do resultado está prevista para março de 2016.

A premiação é uma realização da Itaipu Binacional, ONU, por meio da UN Women, ONU Mulheres – em parceria com suas representações brasileiras –, UN Global Compact, Rede Brasileira do Pacto Global e portal Tempo de Mulher, da empresária e jornalista Ana Paula Padrão. A iniciativa também busca contribuir para a disseminação dos WEPs no Brasil, incentivando sua adoção como ferramenta de gestão para iniciativas promotoras da equidade de gênero nas empresas, comunidades e nas relações com suas partes interessadas.

As organizações inscritas terão de responder a um questionário on-line de avaliação, considerando os princípios dos WEPs (listados abaixo). As respostas serão analisadas pela Comissão Técnica e terão um peso na nota. Além disso, integrantes da comissão farão uma visita às empresas para avaliação das respostas enviadas. O processo de premiação será submetido à auditoria externa independente, contratada para validar a documentação apresentada pelas empresas e os relatórios elaborados pela comissão, em conformidade com os critérios estabelecidos pelo regulamento. Este material será enviado para a banca de juízes. 

A primeira edição do prêmio, realizada em 2014, reuniu 186 companhias, das quais 75 estavam habilitadas tecnicamente para a disputa. Todas as regiões do Brasil foram representadas. Dessas, 32 chegaram à final. Furnas Centrais Elétricas S.A., Home Care Cenehospitallar e Feito Brasil Indústria de Produtos Artesanais Ltda. levaram ouro nas categorias grande, média, micro e pequena empresas, respectivamente. Para obter mais informações e tirar dúvidas sobre a edição 2016, a Rede Brasileira do Pacto Global realiza no dia 9 de outubro, às 11h, um webinar. Para se inscrever, clique aqui.

WEPs
Sigla em inglês de Women’s Empowerment Principles, que significa Princípios de Empoderamento das Mulheres. Lançados em 2010, numa parceria entre a ONU Mulheres e o Pacto Global, eles têm o objetivo de ajudar as empresas a criarem ou adaptarem as políticas e práticas existentes para concretizar o empoderamento das mulheres. Os sete princípios se baseiam no exemplo de empresas líderes de diferentes setores no mundo e propõem uma abordagem prática para o avanço das mulheres.

 

Conheça os sete princípios para o Empoderamento das Mulheres, lançados pela ONU Mulheres e o Pacto Global em 2010

1. Estabelecer liderança corporativa sensível à igualdade de gênero, no mais alto nível;

2. Tratar todas as mulheres e homens de forma justa no trabalho, respeitando e apoiando os direitos humanos e a não-discriminação;

3. Garantir a saúde, segurança e bem-estar de todas as mulheres e homens que trabalham na empresa;

4. Promover educação, capacitação e desenvolvimento profissional para as mulheres;

5. Apoiar empreendedorismo de mulheres e promover políticas de empoderamento das mulheres através das cadeias de suprimentos e marketing;

6. Promover a igualdade de gênero através de iniciativas voltadas à comunidade e ao ativismo social;

7. Medir, documentar e publicar os progressos da empresa na promoção da igualdade de gênero.


Tag's: WEPs Women´s Empowerment Pacto Global