Notícias



Eventos da Rede Brasileira do

Pacto Global

Please enable Javascript to view this calendar.

GT Energia e Clima da Rede Brasileira do Pacto Global é um dos parceiros do encontro, que antecipa COP 21
Imagem: Business & Climate Summit

Líderes empresariais participam de encontro pelo clima em Paris

Publicado em 4 de maio de 2015

A exatos 200 dias do início da Conferência das Nações Unidas para Mudanças Climáticas, COP21, que será realizada na capital da França, lideranças do setor empresarial e público vão se reunir na cidade para a realização do Business & Climate Summit 2015 – Paris.

Os participantes do encontro, que acontecerá nos dias 20 e 21/05, na sede da Unesco, discutirão estratégias e ações para acelerar o desenvolvimento e a implementação imediata de uma economia de baixo carbono.

No primeiro dia do evento, o tema dos debates será “Visão de uma sociedade de baixo carbono e Soluções de Negócios rumo a uma Economia de Baixo Carbono”. Entre os tópicos a serem abordados estão energia, mobilidade urbana, eficiência energética, segurança alimentar e florestas.

Já o segundo dia de encontro terá como foco “Da Visão à Ação – Acelerando a Implementação das Soluções”. Nas reuniões plenárias, entrarão em pauta inovações tecnológicas, produção e consumo e construção da capacitação e resiliência.

Entre os nomes já confirmados que participarão do evento estão:

- Paul Polman, presidente da Unilever
- Felipe Calderon, ex-vice presidente do México
- Laurent Fabius, ministro de Relações Exteriores da França
- Christiana Figueres, secretária-executiva do INPCC
- Marcello Castelli, presidente da Fibria
- Brice Lalonde, conselheiro especial do Pacto Global
- Jean-Pascal Tricoire, presidente da Schneider Electric

O Business & Climate Summit 2015 é promovido pela Rede Francesa do Pacto Global. O Grupo Temático de Energia e Clima da Rede Brasileira do Pacto Global é um dos parceiros do encontro. 

Em setembro do ano passado, durante a Conferência da ONU para o Clima, em Nova York, o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon conclamou líderes empresariais à mobilização e ação para que um novo e significativo acordo climático global seja fechado em dezembro de 2015, em Paris. Somente com o compromisso de todos os países em reduzir suas emissões de carbono será possível manter a elevação da temperatura do planeta em até 2ºC.

O encontro do Pacto Global da França é uma resposta ao pedido de Ban Ki-moon. Depois dos dois dias de debates, será elaborada uma série de recomendações, a serem apresentadas a tomadores de decisão e negociadores da COP21.

Fonte: Planeta Sustentável, também parceiro da iniciativa

Empresas e organizações signatárias do Pacto Global no Brasil interessadas em participar do evento podem entrar em contato com Vanessa Tarantini: (11) 2500-5285.


Tag's: GT Energia e Clima Business Climate Summit COP21